A Universidade Federal de Minas Gerais será palco, de 25 a 27 de novembro de 2025, da sétima edição do Seminário Internacional de Comunicação Organizacional (SICO). Nesta edição, o encontro terá como tema “Comunicação e Universidades”, convidando a refletir sobre o papel estratégico da comunicação no ambiente acadêmico e em suas múltiplas interfaces com a sociedade.
O evento reunirá pesquisadores, docentes e estudantes do Brasil e do exterior para três dias de intensa troca de conhecimento. A programação inclui mesas-redondas, debates, apresentações de trabalhos e atividades culturais, em um espaço pensado para integrar diferentes olhares e experiências.
O Sico é um evento realizado pela Rede Hologramas – Rede de Estudos em Comunicação, Organizações e Públicos na Perspectiva da Complexidade, composta pelo Grupo de Pesquisa em Instituições, Públicos e Experiências Coletivas (IPÊ – UFMG); Grupo de Pesquisa Comunicação no contexto organizacional: aspectos teóricos e conceituais (Dialorg); Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP – UFRGS); e pelo Laboratório de Experimentação em Comunicação e Organizações (Pólen -UFV).
Submissão de trabalhos
Pesquisadores e estudantes poderão submeter resumos expandidos até 21 de setembro de 2025, seguindo o modelo disponibilizado pela organização. A lista de trabalhos aprovados será divulgada até 20 de outubro, e os selecionados integrarão o Caderno de Resumos Expandidos do evento.
Inscrições
As inscrições para ouvintes e demais participantes possuem valores diferenciados para estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais da área. Acesse o link de inscrição, e confira todas as informações sobre o evento.
Inscreva-se por aqui: https://www.even3.com.br/vii-sico-632967/
Clique aqui para acessar as indicações de hospedagens em Belo Horizonte.
Confira alguns participantes

Margarida Kunsch: Professora emérita e pesquisadora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), da qual foi diretora de 2013 a 2017. Doutora em Ciências da Comunicação e livre-docente em Teoria da Comunicação Institucional: Políticas e Processos, pela ECA-USP. Coordenadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp) e do Observatório de Comunicação, Responsabilidade Social e Sustentabilidade (SustenCOM) da ECA-USP. Foi Pró-Reitora Adjunta de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo (2018-2021). Pesquisadora vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Representante de área de Comunicação e Informação no Comitê Assessor (CA-AC) do CNPq (2019 -2022). É autora de vasta produção em Ciências da Comunicação e em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Publicou livros próprios, com destaque para “Planejamento de relações públicas na comunicação integrada”, 107 capítulos de livros, 120 prefácios de livros, 42 artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais.

Rudimar Baldissera (UFRGS): Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é doutor em Comunicação Social pela PUC-RS, mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos e graduado em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul. Atua como docente e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS (PPGCOM), onde também coordenou o programa em diferentes gestões e lidera o Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP).

Professor Rennan Mafra (UFV): Pós-Doutor (2021) em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Doutor (2011) e Mestre (2005) em Comunicação, na área de concentração Comunicação e Sociabilidade Contemporânea, e Graduado em Comunicação Social (2001), habilitação Relações Públicas, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Associado III, lotado no Departamento de Comunicação Social (DCM) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Regionalidades (PPGCOM/UFV), do qual é o atual coordenador (2025-2029), e atua também como docente colaborador no Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em fase de encerramento de orientações. Na graduação em Comunicação Social – Jornalismo da UFV, leciona nas áreas de Teorias da Comunicação; Comunicação e Organizações; Comunicação e Experiência; e Laboratório de Assessoria de Comunicação e Imprensa.

Professora Ivone de Oliveira (PUC Minas): Professora adjunta na PUC Minas, onde leciona no Mestrado em Comunicação Social “Interações Midiáticas”. Possui pós-doutorado pela Université de Toulouse – Paul Sabatier (2013), doutorado em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2002) e mestrado em Ciências da Comunicação pela USP (1993). Graduada em Comunicação Social – Relações Públicas pela PUC Minas (1978), foi diretora da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas (2001-2010) e presidente da ABRAPCORP (2010-2012). Coautora e coorganizadora de diversos livros sobre comunicação organizacional. Líder do grupo de pesquisa “Dialorg” e integrante da Rede Hologramas. Suas pesquisas se concentram na Comunicação em contextos organizacionais, com ênfase na comunicação estratégica e suas interfaces com as organizações.

Professora Ângela Marques (UFMG): Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da UFMG, com doutorado e mestrado em Comunicação Social pela mesma instituição. Realizou pós-doutorado em Comunicação e Ciências Sociais na França, com atuação em dois grupos de pesquisa: o Groupe de Recherche sur les Enjeux de la Communication e o Groupe de Recherche en Sciences Sociales sur l’Amérique Latine. Foi professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Integra diversos grupos de pesquisa, como o DIZ Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença (UFV) e a Rede Grafo. Tem experiência em comunicação organizacional, comunicação pública e estudos sobre estética e política. Já coordenou o PPGCOM/UFMG e diversos grupos de trabalho da Compós e Compolítica. Suas pesquisas envolvem a interseção entre Comunicação, Política e Estética, com foco em imagens, políticas públicas, cidadania, reconhecimento de minorias e metodologias qualitativas para análise de discursos e processos comunicacionais.

Cleusa Maria Andrade Scroferneker: Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1973), graduação em Geografia Licenciatura 1973 e Bacharelato 1976 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós-Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação organizacional, relações públicas, comunicação, ouvidorias virtuais e organizações. Membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – PPGCOM/PUCRS [2022-2024]. Membro da Comissão Científica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – PPGCOM/PUCRS [2023]. Coordenação da Comissão de Bolsas – PPGCOM/PUCRS [2024].
Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail sicovii2025@gmail.com.