Você sabia que a UFMG é uma das principais instituições de ensino e pesquisa do Brasil, com destaque e relevância internacional? A comunidade acadêmica é formada por mais de 40 mil alunos, 3 mil docentes e 4 mil servidores técnico-administrativos. Saiba mais sobre os programas de assistência estudantil destinados aos alunos da UFMG e informe-se sobre todas as possibilidades oferecidas pelos 91 cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Programas de assistência estudantil e permanência de alunos
O acesso a programas de assistência estudantil é um direito dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade econômica e risco social. Na UFMG, o estudante de baixa renda poderá contar com uma série de auxílios e programas oferecidos pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump):
– Programa Moradia Universitária: habitação em moradia universitária para estudantes que não têm residência em Belo Horizonte e em Montes Claros, com mais de mil vagas;
– Programa de Alimentação: cinco restaurantes universitários fornecem refeições a todos os estudantes da UFMG. Dependendo do nível assistencial em que o estudante é enquadrado, as refeições podem ser gratuitas ou parcialmente subsidiadas;
– Programa de Assistência à Saúde: acesso a atendimento médico, odontológico e psicológico para alunos assistidos pela Fump;
– Bolsas e auxílios: as bolsas são programas de complementação financeira concedidos para o custeio de despesas básicas dos estudantes assistidos, para que eles tenham condições de permanecer na Universidade e se dedicar à vida acadêmica. Entre os auxílios disponíveis, destacam-se: auxílio-transporte, auxílio à educação pré-escolar e acesso a material acadêmico.
Clique aqui e conheça o site da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).
Esclareça as principais dúvidas na aba Assistência Estudantil.

Alunos com deficiência: acessibilidade e inclusão
O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFMG atua para assegurar a inclusão de pessoas com deficiência à vida acadêmica e profissional buscando eliminar ou reduzir barreiras pedagógicas, instrumentais, arquitetônicas e de comunicação e informação. Entre as ações, estão produção de material em diferentes formatos, transporte acessível dentro do campus Pampulha, serviço de intérprete de Libras, treinamentos e capacitações diversas, orientações a docentes e colegiados e aquisição de mobiliário, equipamentos e dispositivos de tecnologia assistiva. Acesse o site do NAI.

Mostra Sua UFMG: conheça os 91 cursos de graduação
Faça um tour virtual pelos campi e conheça as oportunidades oferecidas pelos 91 cursos de graduação da Universidade. Confira as perspectivas do mercado de trabalho, faça passeios aéreos pelos campi, acesse trilhas do conhecimento e visite mostras virtuais. Informe-se sobre as inúmeras oportunidades que a UFMG oferece, como os projetos de pesquisa, de extensão e de mobilidade, as atividades esportivas e culturais, as políticas de inclusão e assistência estudantil e muito mais. Acesse o site da Mostra Sua UFMG.

Revista Diversa UFMG
A Revista Diversa apresenta aos candidatos a uma vaga na UFMG os diferenciais de cada um dos 91 cursos da instituição, além das informações sobre assistência estudantil e protagonismo juvenil, vida, desafios e diversão na Universidade. Acesse aqui a edição especial da Revista Diversa e conheça um pouco mais sobre a UFMG.

Eu Na UFMG Game Virtual
Vivencie um passeio virtual pelo campus Pampulha por meio de um jogo de tabuleiro on-line. Ao longo da imersão, você terá a oportunidade de conhecer particularidades das estruturas e unidades acadêmicas que compõem a UFMG, os benefícios oferecidos aos seus alunos, o funcionamento dos cursos, algumas atividades culturais existentes, entre outras várias informações sobre a vida acadêmica na Universidade Federal de Minas Gerais de forma interativa. Clique aqui para jogar uma partida.

Guia Viver UFMG
O Viver UFMG auxilia os calouros da graduação a conhecer melhor a UFMG e o cotidiano acadêmico. Há conteúdos sobre assistência estudantil, ações afirmativas, orientações sobre proibição do trote, consumo consciente de energia e água, além do Guia Viver UFMG, com dicas sobre a vida acadêmica, cultural, esportiva e de lazer, endereços e telefones das unidades acadêmicas, mapas, entre outras. Acesse o site do Viver UFMG.

UFMG em números: liderança e excelência
Instituição pública de ensino superior gratuito, a UFMG é a mais antiga universidade do estado de Minas Gerais. Sua fundação ocorreu em 7 de setembro de 1927. São mais de 40 mil alunos e 3 mil docentes em 91 cursos de graduação e 90 programas de pós-graduação, em uma atuação reconhecida internacionalmente. Quase um século depois, a instituição é liderança regional e nacional em ensino, extensão, cultura, pesquisa científica e geração de patentes, em diversas áreas do conhecimento. Clique aqui e conheça, por meio dos números, um pouco mais sobre a Universidade Federal de Minas Gerais.

Outras formas de ingresso na UFMG
A UFMG adota diversos processos de seleção para os seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e do ensino básico. Informe-se aqui sobre todas as formas de acesso à Instituição.

Contatos dos colegiados dos cursos
Quer tirar alguma dúvida específica? Acesse a lista de contatos dos colegiados dos cursos de graduação da UFMG.