Efetuar Registro Online: 5ª Chamada da Lista de Espera e 5ª Antecipação de Entrada

5ª Chamada Lista de Espera e 5ª Antecipação de Entrada – 2017

Registro Acadêmico e Matrícula: 5ª Chamada da Lista de Espera e 5ª Antecipação de Entrada

INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS SELECIONADOS NA 5ª CHAMADA DA LISTA DE ESPERA E 5ª ANTECIPAÇÃO DE ENTRADA DO SISU/UFMG 1ª Edição de 2017

CALOURO UFMG 2017: SEJA BEM-VINDO!

 

Queremos parabenizá-lo pela sua seleção e recomendar que leia com muito cuidado e atenção a íntegra das presentes instruções, pois elas têm por objetivo orientá-lo assegurar a sua vaga na UFMG.

 

    TODOS os candidatos selecionados para a 5ª chamada da lista de espera e 5ª antecipação de entrada, deverão efetuar seu Registro Acadêmico, via internet, do dia 23 de março até as 15 horas (horário oficial de Brasília) do dia 27 de março de 2017, para posteriormente, apresentar ao DRCA/UFMG toda a documentação e condições para ingressar em curso de graduação da UFMG e efetivar sua Matrícula, conforme previsto no Edital Complementar ao Edital do processo seletivo para acesso dos candidatos selecionados pelo SiSU aos cursos presenciais de graduação da UFMG em 2017.

 

    Atenção: os candidatos selecionados para o segundo período letivo de 2017 deverão aguardar a divulgação do período do procedimento presencial, obrigatório, de apresentação dos documentos do Registro Acadêmico e Matrícula na página www.ufmg.br/sisu. Também devem ficar atentos ao procedimento de antecipação de entrada que será divulgado em www.ufmg.br/sisu


      Perderá o direito à vaga no curso o candidato que incorrer em qualquer das seguintes situações:

    • Não efetuar o Registro Acadêmico, via internet, disponível no sistema da UFMG na página www.ufmg.br/sisu de 23 a 27 de março de 2017.
    • Não comparecer ao procedimento obrigatório de apresentação da documentação do Registro Acadêmico e Matrícula no dia 27 de março de 2017, de 13:30 horas as 16 horas, conforme divulgado na página www.ufmg.br/sisu.
    • Deixar de apresentar a documentação completa exigida, na forma estabelecida pela UFMG. Por isso, recomenda-se aos candidatos que providenciem todos os documentos com antecedência.
    • Não apresentar ao DRCA os originais e as cópias dos documentos exigidos para concorrer às vagas destinadas a Reserva de Vagas conforme Edital complementar ao Edital do processo seletivo para acesso aos cursos presenciais de graduação da UFMG em 2017, dos candidatos selecionados pelo SiSU, com base no resultado do ENEM.
    • Não efetuar o procedimento de alteração do semestre de seu ingresso na UFMG, na data determinada para esse procedimento, se convocado para antecipar sua entrada para o primeiro período letivo de 2017.
    • Não cumprir os requisitos para a modalidade de vaga escolhida.
     

    AGENDA DO CALOURO 2017 - 5ª Chamada da Lista de Espera e 5ª Antecipação de Entrada

     

    Março de 2017

    23 a 27 de março

    Registro Acadêmico, via internet, pelos selecionados na 5ª chamada da lista de espera e 5ª antecipação de entrada do SiSU/2017

    27 de março

    Procedimento presencial de apresentação de documentos do Registro Acadêmico e Matrícula dos selecionados na 5ª chamada da lista de espera e 5ª antecipação de entrada do SiSU/2017, apenas candidatos que ingressarão no primeiro período letivo de 2017

    27 e 28 de março

    Período para requerimento de dispensa de disciplinas por aproveitamento de estudos pelos selecionados na 5ª chamada da lista de espera e 5ª antecipação de entrada do SiSU/2017, apenas candidatos que ingressarão no primeiro período de 2017

    29 de março

    Divulgação da relação de Registros e Matrículas confirmados na modalidade de reserva de vagas dos selecionados para o 1º período letivo de 2017
       

    Atenção: os candidatos selecionados para o segundo período letivo de 2017 deverão aguardar a divulgação das datas para o procedimento presencial de apresentação de documentos do Registro Acadêmico e efetivação da Matrícula, na página www.ufmg.br/sisu;


      Os procedimentos para o Registro Acadêmico e Matrícula obedecerão as seguintes normas:

       

      1. REGISTRO ACADÊMICO

      O Registro Acadêmico é um ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos selecionados para a ocupação da vaga obtida no SISU/UFMG 1ª edição de 2017. Por meio do Registro Acadêmico, os candidatos selecionados fornecem à UFMG, para cadastro, os seus dados pessoais e acadêmicos, entre outros.

      Para concluir o processo do seu Registro Acadêmico e efetivar sua Matrícula, será obrigatória a apresentação da documentação completa, conforme a listagem abaixo.

      Para realizá-lo, os candidatos selecionados deverão:

      1.1 Efetuar obrigatoriamente o Registro Acadêmico, via internet, exclusivamente, na página www.ufmg.br/sisu, de 23 a 27 de março de 2017. Para acessar o Registro Acadêmico, via internet, é necessário utilizar seu número de CPF e a sua data de nascimento.

      Se necessário, o acesso à internet poderá ser feito na sala de microcomputadores disponibilizada pela UFMG, no dia 27 de março de 2017, de 13:30 horas às 15 horas no DEPARTAMENTO DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO (DRCA) - Unidade Administrativa III - Avenida Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Belo Horizonte - Minas Gerais.

      1.2 Comparecer à UFMG para o procedimento presencial, obrigatório, de apresentação de documentos do Registro Acadêmico e efetivação de sua Matrícula no dia 27 de março de 2017 apresentando:    

      Documentação para todos os candidatos selecionados:

      Original e uma cópia legível e sem rasuras dos seguintes documentos:

      • Comprovante de Registro Acadêmico efetuado, via internet;
      • Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou de ensino equivalente;
      • Histórico Escolar do Ensino Médio (no caso de candidato selecionado na Modalidade Reserva de Vagas, no Histórico Escolar deverá constar a comprovação de ter cursado todo o ensino médio em escola pública brasileira);
      • Documento de Identidade (no caso de candidato estrangeiro, Cédula de Identidade expedida pela Polícia Federal, ou passaporte, com Visto Temporário de estudante válido);
      • Documento que comprove a quitação com as obrigações eleitorais;
      • Documento que comprove a quitação com as obrigações do serviço militar, para o candidato homem maior de 18 anos. O candidato com idade superior a 46 anos está dispensado da apresentação do documento;
      • CPF;
      • Declaração de que não ocupa vaga em curso de graduação, em outra instituição pública de ensino superior brasileira, preenchida e assinada - Lei 12.089/2009; Clique aqui para acessar o formulário.
      • Uma fotografia 3x4, recente, isto é, tirada há menos de um ano (somente para os candidatos que estiverem apresentando documentação do Registro Acadêmico e efetivando a Matrícula por representante).
       

      Os candidatos selecionados para as vagas de ampla concorrência que tiverem concluído o Ensino Médio no exterior deverão apresentar, em substituição ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ao Histórico Escolar, o Parecer de Equivalência de Estudos emitido por Secretaria de Estado da Educação.

      Os candidatos selecionados para as vagas de ampla concorrência, que forem ex-alunos da UFMG e ingressaram na UFMG a partir de 1991, poderão apresentar o Histórico Escolar de graduação original e oficial expedido pela Unidade Acadêmica (Faculdade/Escola/Instituto) em substituição ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ao Histórico Escolar.

         

      Documentação específica para os candidatos selecionados na Modalidade de Reserva de Vagas

      • Declaração de que não cursou, em nenhum momento, parte do ensino médio em escola particular (somente para candidatos selecionados na Modalidade Reserva de Vagas que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino, preenchida e assinada. Clique aqui para acessar o formulário.

         

      Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras (Lei 12.711/2012)

      Instruções para o preenchimento dos formulários para análise socioeconômica. Clique aqui para acessar as instruções.

    • Comprovantes de renda do grupo familiar do candidato, de acordo com as informações prestadas no ato da inscrição no Sisu (uma cópia). Ver Anexo II do Edital;
    • Termo de responsabilidade preenchido e assinado. Clique aqui para acessar o formulário.
    • Dados de identificação e composição familiar preenchido e assinado. Clique aqui para acessar o formulário.
    • Declaração de isenção de Imposto de Renda preenchida e assinada, se for o caso. Clique aqui para acessar o formulário.
    • Declaração de recebimento de pensão alimentícia preenchida e assinada, se for o caso. Clique aqui para acessar o formulário.
    • Formulário para aqueles que se autodeclaram preto, pardo ou indígena, preenchido e assinado. Clique aqui para acessar o formulário.
    • Comprovante de endereço em nome do candidato. Clique aqui para acessar o formulário.
    •    

      Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras (Lei 12.711/2012):

      Instruções para o preenchimento dos formulários para análise socioeconômica. Clique aqui para acessar as instruções

    • Comprovantes de renda do grupo familiar do candidato, de acordo com as informações prestadas no ato da inscrição no Sisu (uma cópia). Ver Anexo II do Edital;
    • Termo de responsabilidade preenchido e assinado. Clique aqui para acessar o formulário.
    • Dados de identificação e composição familiar preenchido e assinado. Clique aqui para acessar o formulário.
    • Declaração de isenção de Imposto de Renda preenchida e assinada, se for o caso. Clique aqui para acessar o formulário.
    • Declaração de recebimento de pensão alimentícia preenchida e assinada, se for o caso. Clique aqui para acessar o formulário.
    • Comprovante de endereço em nome do candidato. Clique aqui para acessar o formulário.
    •    

      Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que independentemente da renda (art. 14.II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras (Lei 12.711/2012)

    • Formulário para aqueles que se autodeclaram preto, pardo ou indígena, preenchido e assinado. Clique aqui para acessar o formulário.
    •  

      Candidatos, que independentemente da renda (art. 14.II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras (Lei 12.711/2012)

    • Ver documentação para todos os candidatos selecionados.
    •    

      2. MATRÍCULA E APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

      A efetivação da Matrícula é um ato acadêmico também obrigatório a ser realizado pelos candidatos selecionados, para a ocupação da vaga. A Matrícula será realizada em todas as atividades acadêmicas obrigatórias do 1º período curricular do curso, na mesma data, horário e local do procedimento presencial de apresentação de documentos do Registro Acadêmico.

      2.1 Os candidatos interessados em dispensa de disciplina(s), aproveitando-se de estudos anteriores em Instituição de Ensino Superior, deverão protocolizar os requerimentos nos Colegiados dos Cursos para os quais foram selecionados, apresentando o histórico escolar e os programas das disciplinas cursadas, fornecidos pela Instituição de origem, nos dias 27 e 28 de março de 2017, apenas para candidatos que ingressarão no primeiro período de 2017.

      2.2 Os candidatos que obtiverem a dispensa de disciplinas por aproveitamento de estudos deverão efetuar a reformulação de sua matrícula nos Colegiados dos Cursos.

         

      3. PROCEDIMENTO PRESENCIAL DO REGISTRO ACADÊMICO E EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA POR REPRESENTANTE

      3.1 O procedimento presencial de apresentação de documentos do Registro Acadêmico e a Matrícula poderão ser feitos por representante, que deverá comparecer ao local do Registro Acadêmico e Matrícula apresentando a documentação conforme relacionado no item 1.2 acima e a sua própria Cédula de Identidade.

      3.2 Todos os formulários deverão ser preenchidos e assinados pelos candidatos. No caso de formulário sem assinatura, o representante só poderá assinar em nome do candidato, se apresentar procuração pública outorgando a ele esse direito.

      3.3 Os candidatos, cujos procedimentos presenciais de apresentação de documentos dos Registros Acadêmicos e Matrículas que forem feitos por representantes, ficarão com pendência no registro de coleta de digitais e fotografia, e serão convocados posteriormente para realizarem esse procedimento. Caso não compareçam estarão impedidos de realizarem a matrícula do período letivo subsequente.

         

      4. USO DO NOME SOCIAL NA UFMG

      Os candidatos que desejarem requerer o uso do nome social no âmbito da UFMG, nos termos da Resolução 09 /2015 de 07 de julho de 2015, deverão preencher o requerimento. Clique aqui para acessar o formulário e apresentá-lo no momento do procedimento presencial de apresentação de documentos do Registro Acadêmico e Matrícula.

         

      5. LOCAIS PARA ATENDIMENTO DO PROCEDIMENTO PRESENCIAL DE APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS E MATRÍCULA

      Cursos sediados em Belo Horizonte

      DEPARTAMENTO DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO (DRCA) - UNIDADE ADMINISTRATIVA III - Avenida Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Belo Horizonte - Minas Gerais

      Cursos sediados em Montes Claros

      INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (ICA) - UFMG - Avenida Universitária, 1000 - Campus Regional de Montes Claros - Bairro Universitário - Montes Claros - Minas Gerais

      Chamadas Anteriores – 2017

      4ª Chamada da Lista de Espera e 4ª Antecipação de Entrada

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      Matrículas Confirmadas

      Matrículas Indeferidas

      3ª Chamada da Lista de Espera e 3ª Antecipação de Entrada

      Resultado Recursos Reserva de Vagas

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      Matrículas Confirmadas

      Matrículas Indeferidas

      Reserva de Vagas - Chamadas: Regular, 1ª e 2ª Lista de Espera

      Resultado Recursos Reserva de Vagas

      Matrículas Confirmadas

      Matrículas Indeferidas

      Matrículas Indeferidas - Errata

      2ª Chamada da Lista de Espera e 2ª Antecipação de Entrada

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      1ª Chamada da Lista de Espera e 1ª Antecipação de Entrada

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      Chamada Regular

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