Desdobramentos
A Assembleia Legislativa planeja promover uma audiência pública para apresentar e debater o balanço sistematizado de todos os impactos e prejuízos sofridos pela UFMG e pelos moradores e comerciantes da região, garantiu a deputada Beatriz Cerqueira, presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia do parlamento mineiro. “Novamente, chamaremos, além dos representantes da Prefeitura, os organizadores da Stock Car. Eles foram convidados para as audiências anteriores, na ALMG, mas decidiram não comparecer. É uma atitude lamentável por parte de quem desejava fazer um empreendimento na cidade”, acusou.
A parlamentar lembrou que o contrato com a Stock Car prevê a realização de mais quatro eventos em Belo Horizonte, até 2028, e que a prova deste ano ocorreu sem licenciamento ambiental. “A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG vai continuar acompanhando e produzindo informações técnicas, protegendo a ciência e chamando os organizadores e a administração pública para o diálogo, a fim de demonstrar que tudo foi ilegal e irregular, e precisa ser revisto”.
No mesmo sentido, Sandra Goulart assegurou que a Universidade continuará à disposição do poder público para ajudar a definir um local mais apropriado para o empreendimento. “A gente quer que o evento aconteça, mas de forma responsável e ética, levando em consideração não apenas a universidade que está ao lado, mas também os moradores e comerciantes. É preciso respeitar a cidade e as pessoas. Queremos trabalhar juntos para construir alternativas”, disse a reitora.
Durante a visita técnica das deputadas Beatriz Cerqueira e Bella Gonçalves, a reitora Sandra Goulart Almeida estava acompanhada do vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, do diretor da Escola de Veterinária, Afonso de Liguori, e da vice-diretora da Unidade, Eliane Gonçalves de Melo.

