SWIB 2010

Belo Horizonte - 5 a 8 de outubro de 2010

SWIB 2010

"Pela primeira vez estes quatro grandes eventos ocorrem paralelamente em uma mesma cidade, Belo Horizonte."

Chamada

O IHC 2010 oferece oportunidade de submissão nas seguintes categorias:

  • Artigos Completos
  • Artigos Resumidos
  • Artigos Industriais
  • Workshops
  • Worshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador na Web Social
  • Workshop sobre Ensino de IHC
  • Minicursos (chamada conjunto para todos os eventos)
  • Demonstrações
  • Pôsteres
  • Competição de Avaliação
  • Artigos completos (topo↑)

    A categoria de artigos completos tem por objetivo permitir a apresentação de resultados de pesquisa acadêmica de alta qualidade. As submissões devem conter uma contribuição original, e não podem já ter sido publicadas em outro fórum, nem estarem submetidas a revisão para outras conferências ou publicações. Contribuições devem incluir resultados inéditos de pesquisas, estudos de casos ou experiências que forneçam novas evidências sobre a pesquisa ou aplicação de IHC. Os artigos aceitos nesta categoria serão publicados nos anais do evento (a idéia é publicá-los, também, na biblioteca digital da ACM, como feito nos eventos anteriores).

    Submissões: as submissões devem ser anônimas e ter até dez páginas no formato ACM SIGCHI. Os autores devem efetuar suas submissões eletronicamente, através do sistema JEMS da SBC, e em formato PDF.

    Apresentação: os artigos selecionados serão apresentados durante as sessões técnicas, com 20 minutos de apresentação expositiva seguidos de dez minutos para discussão.

    Coordenadora: Milene Silveira (PUCRS)

    Datas Importantes:

    • 12/06/2010 – prazo de submissão
    • 23/07/2010 – notificação de resultados
    • 15/08/2010 – envio da versão final

    Artigos Resumidos (topo↑)

    O objetivo da categoria de artigos resumidos é permitir que os pesquisadores apresentem um relato conciso de estudos em andamento, com resultados parciais, porém significativos, que auxiliem no desenvolvimento da comunidade de IHC. As submissões devem conter uma contribuição original, não publicada em outro fórum nem submetida a revisão para outras conferências ou publicações. Os artigos aceitos nesta categoria serão publicados nos anais do evento (a idéia é publicá-los também na biblioteca digital da ACM, como feito nos eventos anteriores).

    Submissões: as submissões devem ter até quatro páginas no formato ACM SIGCHI. Os autores devem efetuar suas submissões eletronicamente, através do sistema JEMS da SBC, e em formato PDF.

    Apresentação: artigos aceitos nessa categoria serão apresentados em sessões técnicas, com dez minutos de exposição seguidos de cinco minutos para discussão.

    Coordenadores: Elizabeth Furtado (UNIFOR) e Cristiano Maciel (UFMT)

    Datas Importantes:

    • 12/06/2010 – prazo de submissão
    • 28/07/2010 – notificação de resultados
    • 15/08/2010 – envio da versão final

    Artigos Industriais (topo↑)

    A categoria de Artigos Industriais tem o objetivo de proporcionar uma oportunidade para expor a perspectiva das empresas, com foco nas suas necessidades, práticas atuais e novas tendências. Trata-se de uma oportunidade ímpar de estimular o diálogo e fortalecer o relacionamento entre academia e indústria.

    As contribuições devem ser trabalhos curtos descrevendo resultados significativos para a indústria, utilizando aplicações (sobretudo as inovadoras) de princípios, modelos ou técnicas de IHC. Também serão aceitos artigos descrevendo dificuldades e problemas técnicos da utilização dos tópicos de interesse do Simpósio ao serem aplicados em projetos de mercado. Contribuições devem ser baseadas em estudos de casos reais e devem preferencialmente representar a posição oficial da empresa. Recomenda-se fortemente que os profissionais escrevam sobre suas experiências e as submetam. Artigos aceitos nesta categoria serão publicados nos anais do evento (a idéia é publicá-los, também, na biblioteca digital da ACM, assim como nos eventos anteriores).

    Submissões: As submissões devem ter até seis páginas no formato ACM SIGCHI. Os autores devem efetuar suas submissões eletronicamente, através do sistema JEMS da SBC, e em formato PDF.

    Sugere-se que os Artigos Industriais tenham a seguinte estrutura:

    1. Introdução: Área do problema, identificação do ambiente em que acontece e resumo da abordagem proposta.
    2. Caracterização do problema: Descrição das fontes do problema, suas características (gerenciais, sociais, técnicas), sua importância e suas conseqüências.
    3. Detalhamento das dificuldades e/ou Detalhamento da solução: Descrição dos componentes envolvidos (divisão do problema e definição das partes mais relevantes a serem consideradas na solução), descrição das tentativas de solução frustradas e suas razões e/ou descrição das soluções adotadas.
    4. Análise da impropriedade das propostas de solução conhecidas e/ou Comparação com propostas de solução alternativas: Descrição dos pontos inadequados existentes nas propostas de solução conhecidas e/ou comparação com as mesmas.

    Outros formatos também serão considerados, mas espera-se que as informações acima descritas estejam presentes.

    Apresentação: Os trabalhos serão apresentados em sessões técnicas, com 10 minutos de apresentação seguidos de 5 minutos para discussão.

    Critérios Gerais:

    Os artigos serão avaliados por uma equipe de avaliadores formada por profissionais da indústria e da academia, sendo considerada na avaliação a relevância dos artigos com relação aos tópicos definidos para o Simpósio, o interesse e a contribuição do artigo para as comunidades empresariais e acadêmicas e a clareza da exposição.

    Poderão ser escolhidos trabalhos de profissionais (técnicos ou acadêmicos) com aplicações em indústrias, universidades, centros de pesquisas, empresas, etc. Não necessariamente restritos à área de Tecnologia de Informação.

    Os artigos podem apresentar cases/inovações, experiências práticas, inovações tecnológicas, e estudos teóricos.

    Os trabalhos não podem ter conotação comercial nem fazer marketing explícito de um produto ou instituição. Qualquer trabalho que, no julgamento do Comitê Técnico, faça referência a qualquer produto em particular, fabricante ou designação de um modelo de produto será recusado.

    Salienta-se que a submissão de um artigo industrial e sua aceitação implicará naturalmente na participação no Simpósio, uma oportunidade de discutir com os pesquisadores e demais participantes do Simpósio acerca do problema apresentado, contribuindo para uma maior integração entre empresa e academia e, possivelmente, ampliando o espaço de solução do mesmo.

    Coordenadores: Plinio Thomaz Aquino Jr (FEI) e Marcelo Pimenta (UFRGS)

    Datas Importantes:

    • 12/06/2010 – prazo de submissão
    • 23/07/2010 – notificação de resultados
    • 15/08/2010 – envio da versão final

    Workshops (topo↑)

    Os workshops oferecem uma valiosa oportunidade para pequenas comunidades ou grupos com interesses comuns se encontrarem para uma discussão sobre tópicos de interesse específicos, tendências e temas emergentes de pesquisa ou aspectos práticos de IHC. Geralmente um workshop reúne entre 10 e 20 participantes e pode durar um dia inteiro ou um turno (manhã ou tarde). É interessante que os organizadores de cada workshop planejem uma publicação resultante das discussões do workshop, como um livro ou edição especial de algum periódico.

    Submissões: cada submissão deve conter:

    • capa contendo título do workshop, informações para  contato, duração (1/2 dia ou um dia), público-alvo e breve biografia dos organizadores;
    • proposta com três páginas (formato livre, totalizando até 1200 palavras), apresentando o foco do workshop, justificando a relevância do tema e enunciando algumas questões de pesquisa ou prática a serem discutidas durante o evento com base no estado-da-arte do tema proposto;
    • resumo estendido de duas páginas no formato de publicações da ACM SIGCHI para ser incluído nos anais da conferência; e
    • chamada para participação de 250 palavras, a ser publicado no web site do IHC 2010 e nas listas de email utilizadas para divulgação do evento.

    Esse material deve ser submetido eletronicamente, em formato PDF, por  email

    Processo de Seleção: Cada proposta de workshop será avaliada por um comitê de especialistas na área.

    Coordenadora: Simone Diniz Junqueira Barbosa (PUC-Rio)

    Datas Importantes:

    Para os organizadores de Workshops:

    • 24/04/2010 – prazo de submissão para propostas de organização de workshop
    • 15/05/2010 – notificação de aprovação de workshop

    Para os participantes de Workshops:

    • 30/07/2010 – prazo de submissões para participantes de workshop
    • 22/08/2010 – notificação dos resultados para os participantes de workshops
    • 28/08/2010 – envio da versão final dos resumos para os anais

    Minicursos (veja chamada conjunta para todos os eventos) (topo↑)

    Demonstrações (topo↑)

    A categoria de Demonstrações destina-se a promover um ambiente de visibilidade e discussões no qual empresas, universidades e desenvolvedores possam apresentar sistemas interativos computacionais dos mais diversos tipos.

    O objetivo desta categoria é dar oportunidade de exposição para trabalhos que se baseiem na concepção e implementação de novas formas de interação humano-computador e expandam os limites conhecidos desse fenômeno. Inserem-se nessa categoria: demonstração de software, apresentação de novas soluções de design gráfico, instalações de arte digital, apresentação de projetos de PDI (pesquisa, desenvolvimento e inovação) em andamento, concepção de novos estilos de interação, diagramas, soluções de design, entre outros. Esses trabalhos podem ser melhor explorados em demonstrações do que em artigos. Uma submissão para demonstração poderá servir de complemento à apresentação de um trabalho submetido para o IHC 2010 nas categorias: artigo completo ou resumido ou, ainda, artigos industriais.

    Submissões: O texto de apresentação deve ter até duas páginas e seguir o formato ACM SIGCHI e deve incluir a descrição do objetivo da ferramenta/projeto/instalação/etc., seus usuários potenciais, imagens da ferramenta/design gráfico e lista de publicações ou referências bibliográficas sobre o trabalho. Esse texto deve ser submetido eletronicamente, através do sistema JEMS da SBC, e em formato PDF.

    A submissão poderá ser acompanhada de material complementar em forma de fotos, slides, vídeos ou demais elementos que possam subsidiar uma avaliação do trabalho. O envio desses materiais complementares pode ser feito aos organizadores da categoria por email.

    Apresentação: Os autores terão um momento de apresentação na forma de exposição coletiva e interativa, durante a qual pelo menos um dos autores deverá estar presente. As instruções e as informações sobre os recursos disponíveis no evento serão encaminhados aos autores dos trabalhos selecionados.

    Best Demo Award: Essa categoria contará com a eleição de um júri popular da melhor demonstração a ser realizada durante o IHC 2010. A melhor demonstração receberá o certificado de BEST DEMO AWARD.

    Coordenadoras: Janne Oeiras (UFPA) e Silvia Amélia Bim (Unicentro)

    Datas Importantes:

    • 30/07/2010 – prazo de submissão
    • 22/08/2010 – notificação dos resultados
    • 28/08/2010 – envio da versão final

    Pôsteres (topo↑)

    A categoria de Pôsteres esta dividida em duas trilhas:

    • Geral, a qual destina-se a promover um ambiente de visibilidade e discussões no qual empresas, universidades e desenvolvedores possam apresentar trabalhos em fases iniciais ou intermediárias, ainda sem resultados consolidados, mas cujos autores têm interessem em receber contribuições construtivas dos participantes do IHC 2010.
    • Teses e Dissertações, a qual destina-se a promover a apresentação de trabalhos que estão em andamento e em tempo de receber contribuições construtivas dos participantes do IHC 2010. Espera-se criar um ambiente no qual alunos de mestrado e doutorado possam apresentar e receber feedback de membros experientes da comunidade atuante na área. Esse espaço dentro do IHC2010 também tem por objetivo promover visibilidade às pesquisas em andamento para a comunidade acadêmica e industrial, potencializando a integração e cooperação entre esses setores.

    Submissão: O texto de apresentação deve ter até duas páginas e seguir o formato ACM SIGCHI e deve incluir:

    • Caracterização do problema
    • Fundamentação teórica
    • Metodologia e estado atual do trabalho
    • Trabalhos relacionados
    • Resultados esperados

    Para os trabalhos submetidos para a trilha Teses e Dissertações, os autores devem submeter um arquivo adicional contendo as seguintes informações:

    • Título
    • Nome do aluno
    • Nome do orientador
    • Nível (mestrado ou doutorado)
    • Programa de pós-graduação
    • E-mail de contato do aluno
    • Ano de ingresso no programa
    • Mês/Ano previsto para conclusão
    • Data da aprovação da proposta de tese ou dissertação (qualificação)
    • Resumo
    • Palavras-chave

    Os textos devem ser submetidos eletronicamente através do sistema JEMS da SBC, e em formato PDF.

    Apresentação: Os autores dos trabalhos terão um momento de apresentação na forma de exposição coletiva e interativa. Para os trabalhos da trilha Teses e Dissertações, além da comunidade presente no evento, um grupo de pesquisadores passará pela sessão para conversar com os autores.

    Coordenadoras: Janne Oeiras (UFPA) e Silvia Amélia Bim (Unicentro)

    Datas Importantes:

    • 30/07/2010 – prazo de submissão
    • 22/08/2010 – notificação dos resultados
    • 28/08/2010 – envio da versão final

    Competição de Avaliação (topo↑)

    Esta categoria busca motivar a participação no IHC 2010 de alunos e professores de IHC, contribuindo para a formação destes alunos, a geração de material didático e a experiência da comunidade. A Competição de Avaliação tem um caráter essencialmente prático – os participantes fazem a avaliação de um sistema computacional e, assim, aplicam seus conhecimentos teóricos relacionados a metodologias de avaliação de IHC. A primeira edição da Competição de Avaliação foi no IHC 2006 e a segunda em 2008. Inscreveram-se alunos de graduação e pós-graduação de diversas instituições de ensino do país e os resultados positivos trouxeram-nos à terceira edição da Competição, no IHC 2010.

    Submissões: as submissões devem ser anônimas e ter até doze páginas no modelo para publicação de artigos da SBC. Os  autores devem efetuar suas submissões eletronicamente, através do sistema JEMS da SBC, e em formato PDF.

    Veja os detalhes no arquivo PDF.

    Coordenadoras: Cristiane Nobre (UFSJ) e Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)

    Datas Importantes:

    • 05/07/2010 – prazo de  inscrição das equipes
    • 09/07/2010 – prazo de submissão dos relatórios
    • 10/08/2010 – notificação dos finalistas para apresentação no IHC 2010
    • 26/08/2010 – entrega do relatório final

    Tópicos de interesse: acesse este link


    • Final version: August 28th
    • Final version deadline: August 28th
  • Idiomas

  • Transfer/Transporte

    Local e data

    • Belo Horizonte-MG
    • De 5 a 8 de outubro de 2010
    • Dayrell Hotel e Centro de Convenções
    • Rua Espírito Santo, 901 – Centro
    • Belo Horizonte/MG