SWIB 2010

Belo Horizonte - 5 a 8 de outubro de 2010

SWIB 2010

"Pela primeira vez estes quatro grandes eventos ocorrem paralelamente em uma mesma cidade, Belo Horizonte."

Chamada de Trabalhos


Versão completa disponível em PDF

A edição de 2010 do SBSC convida para submissão de artigos científicos originais sobre técnicas e tecnologias relevantes para desenvolvimento de sistemas colaborativos e sobre teorias, modelos e estudos empíricos.

Veja aqui os tópicos de interesse

Nesta edição serão aceitas as seguintes categorias de trabalhos.

  • Artigo técnico
  • Artigo sobre ferramentas e sistemas colaborativos
  • Artigo resumido
  • Workshop de Teses e Dissertações
  • Minicursos
  • Artigo técnico  (topo↑)

    (vejam Artigos Técnicos aceitos)

    Artigos de seis a oito páginas que apresentem ideias, teorias, modelos, resultados experimentais originais e  outras contribuições técnicas para a pesquisa na área de Sistemas Colaborativos. Os artigos serão avaliados segundo critérios como relevância, originalidade, qualidade da apresentação, entre outros. Espera-se que nestes artigos estejam claros o problema de pesquisa investigado, a solução proposta, a forma de avaliação, os resultados obtidos e a comparação com trabalhos relacionados.

    Datas importantes:

    • 23/05/2010 – Submissão de artigos
    • 25/06/2010 – Notificação aos autores
    • 11/07/2010 – Versão Final

    Veja Formato

    Submissão: utilize o JEMS

    Coordenadores:

    • Marco Aurélio Gerosa (USP)
    • Celso Hirata (ITA)

    Comitê de seleção

    Artigo sobre ferramentas e sistemas colaborativos(topo↑)

    Artigos de quatro a oito páginas que apresentem sistemas colaborativos com abordagens inovadoras para apoio a colaboração ou para o desenvolvimento de sistemas colaborativos. Nestes artigos espera-se que estejam claras a motivação e as principais funcionalidades da ferramenta. Serão valorizados também resultados da avaliação sobre o uso da ferramenta ou sistema, caso tenha sido feita. Espera-se também que seja produzido um vídeo demonstrando as funcionalidades da ferramenta e, caso seja possível, que a própria ferramenta seja disponibilizada.

    Datas importantes:

    • 23/05/2010 – Submissão de artigos
    • 25/06/2010 – Notificação aos autores
    • 11/07/2010 – Versão Final

    Veja formato

    Submissão: utilize o JEMS

    Coordenadores: Marco Aurélio Gerosa (USP) e Celso Hirata (ITA)

    Comitê de seleção

    Artigo resumido(topo↑)

    Artigos de duas a quatro páginas que relatem pesquisas em andamento. Espera-se que estejam claros o contexto, a motivação, o objetivo de pesquisa, a proposta de solução e o método de pesquisa adotado. Caso já tenham sido obtidos, resultados preliminares são bem vindos.

    Datas importantes:

    • 07/07/2010 – Submissão de artigos
    • 02/08/2010 – Notificação aos autores – prazo estendido
    • 09/08/2010 – Versão Final

    Veja formato

    Submissão: utilize o JEMS

    Coordenadores: Marco Aurélio Gerosa (USP) e Celso Hirata (ITA)

    Comitê de seleção

    Workshop de Teses e Dissertações(topo↑)

    Propostas de três a seis páginas que relatem pesquisa em andamento de mestrado ou doutorado. Caso já tenham sido definidos, deve ser apresentado contexto, problema, objetivos, proposta de solução, metodologia, fundamentação, trabalhos relacionados, forma de avaliação dos resultados e conclusões preliminares. Este workshop visa promover a apresentação e discussão da proposta durante o evento contribuindo para o aumento de sua qualidade, o estabelecimento de parcerias e identificação de trabalhos complementares.

    Datas importantes:

    • 30/07/2010 – Submissão de artigos
    • 15/08/2010 – Notificação aos autores – prazo estendido

    Submissão: utilize o JEMS

    Responsável pelo workshop: Prof. Hugo Fuks (PUC-Rio)

    Minicursos (topo↑)

    Os minicursos serão oferecidos em conjunto com os demais eventos realizados simultaneamente ao SBSC: Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados (SBBD), Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web e Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC). São valorizadas propostas que abranjam mais de um evento.

    Mais detalhes

    Responsável do SBSC pela seleção de minicursos: Profa. Roberta Lima Gomes (UFES)

    Formato

    Os anais do SBSC 2010 serão publicados na biblioteca digital da IEEE, de modo a torná-los indexados em bases científicas internacionais. Os artigos deverão ser escritos em português ou inglês e formatados de acordo com o padrão IEEE. A quantidade de páginas deve estar dentro dos limites mínimo e máximo estabelecidos para cada categoria de submissão, incluindo título, dados dos autores e filiação, resumo e abstract, seções, figuras, tabelas, quadros, referências e anexos. Os artigos devem ser originais – não podem ser cópias de artigos publicados anteriormente, nem ter sido submetido a outro veículo de publicação. Os artigos serão avaliados por três revisores.

    A aceitação de um artigo está condicionada à inscrição no SBSC 2010 de pelo menos um dos autores que deverá fazer a apresentação do artigo no evento. Os melhores artigos serão recomendados para publicação (em versão estendida) no Journal of the Brazilian Computer Society (JBCS). Os artigos deverão ser submetidos em formato PDF através do sistema JEMS da SBC. Com o intuito de ajudarmos a valorizar e a divulgar a conferência, sugerimos também que os autores verifiquem em edições anteriores do evento se há trabalhos relacionados.

    Trabalhos que envolvam ferramentas

    Caso o trabalho envolva a construção de uma ferramenta, solicitamos que seja submetido um vídeo *curto* demonstrando a interação com a ferramenta, no aspecto específico explorado no artigo. O vídeo pode ser narrado ou legendado. Este vídeo é obrigatório para submissões na categoria Ferramentas e Sistemas Colaborativos e opcional, porém incentivado, nas demais. O vídeo poderá ser submetido pelo sistema JEMS ou, preferencialmente, disponibilizado em uma página indicada pelo autor no corpo do texto do artigo.

    Trabalhos que envolvam dados quantitativos

    Caso o trabalho envolva a análise quantitativa de dados experimentais, solicita-se que estes dados sejam disponibilizados em uma página indicada pelo autor no corpo do texto do artigo, removendo dos dados identificação de pessoas e instituições, quando for o caso. A disponibilização dos dados facilita o processo de revisão e após a publicação do artigo facilitará a replicação, extensão ou comparação de resultados por outros pesquisadores.

  • Idiomas

  • Transfer/Transporte

    Local e data

    • Belo Horizonte-MG
    • De 5 a 8 de outubro de 2010
    • Dayrell Hotel e Centro de Convenções
    • Rua Espírito Santo, 901 – Centro
    • Belo Horizonte/MG