16/09: Contribuições da história e das ciências sociais ao estudo das ditaduras e regimes autoritários

segunda-feira, 16 de setembro de 2019, às 19:00

Data: 16 de setembro de 2019

Horário: 19h

Local: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) – Auditório Baesse (4º andar)

Vagas: 150 lugares

Convidado: Antônio Costa Pinto (Universidade de Lisboa)

Título: “Contribuições da história e das ciências sociais ao estudo das ditaduras e regimes autoritários”

Sinopse: Após algumas décadas de transições para regimes democráticos, as Ditaduras estão de regresso. De fato, entre antigas e novas, as Ditaduras dominam hoje mais de um terço do mundo. Nos últimos anos, no entanto, o modelo dominante é o dos regimes autoritários que “se vestem como democracias”. São em certo sentido “regimes híbridos” ou “autoritarismos competitivos”: organizam eleições, permitem vários partidos, não têm censuras rígidas, mas encontram novos meios de distorcer os resultados eleitorais, reprimir a cidadania e controlar a comunicação social a favor da elite dominante. A palestra pretende discutir as contribuições recentes das ciências sociais sobre novos e velhos autoritarismos.

Antônio Costa Pinto é atual Investigador Coordenador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Professor Convidado no ISCTE, Lisboa.