Ailton Krenak fala sobre ‘A negação da ciência’ no ciclo Tempos Presentes

quinta-feira, 13 de agosto de 2020, às 14:23

Ailton Krenac: nova razão do mundo. Foto: Adriana Moura / Facebook Ailton Krenak

O ambientalista, escritor, pensador e líder indígena Ailton Krenak é o convidado da próxima edição do Ciclo de Conferências Tempos Presentes, que será realizada na segunda-feira, 17, às 10h. Ele vai abordar o tema A negação da ciência. A conferência, com tradução para Libras, será transmitida pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube.

Nascido na região do vale do Rio Doce, onde a ecologia é agudamente marcada pela atividade mineradora, Ailton Krenak lançou, no último ano, o livro Ideias para adiar o fim do mundo, pela Companhia das Letras. Na obra, ele critica justamente a ideia de humanidade como algo externo à natureza. Uma humanidade que, nas palavras do escritor, “não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô”.

Relações saturadas

No webinar da próxima segunda-feira, Krenak falará sobre o negacionismo que cresce em razão da saturação das relações humanas e do obscurantismo e que está sendo abraçado como salvação de um mundo em crise. Como alternativa a esse cenário, ele discorrerá sobre o que chama de “nova razão do mundo”, que propõe uma irrupção de dentro do sistema global como resposta à distopia contemporânea.

Um dos mais importantes pensadores brasileiros da contemporaneidade, Ailton Krenak também é produtor gráfico e jornalista. Participou, em 1988, da fundação da União dos Povos Indígenas, organização representativa dos interesses e aspirações indígenas. Durante uma sessão da Assembleia Nacional Constituinte, em 1987, ele protagonizou uma cena marcante ao discursar na tribuna com o rosto pintado de tinta preta de jenipapo para protestar contra o que considerava ser um retrocesso na luta pelos direitos dos povos indígenas brasileiros.

Ailton Krenak recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 2016. Na mesma instituição, leciona as disciplinas Cultura e História dos Povos Indígenas e Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais, ambas em cursos de especialização.

Lançado no ano passado, o Ciclo Tempos Presentes é organizado pela UFMG para estimular reflexão sobre os desafios contemporâneos. A última edição, realizada no dia 29 de julho, reuniu pesquisadores da UFMG e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para discutir as contribuições das universidades para o desenvolvimento de vacinas contra a covid-19.