Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG, Alessandro Fernandes Moreira exerce o cargo de Vice-Reitor da instituição desde 2018, tendo se dedicado à gestão administrativa da universidade e atuando em pautas estratégicas como assistência estudantil, saúde mental, sustentabilidade e transição energética.

Graduado e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais, Alessandro Fernandes Moreira concluiu seu Ph.D. em Engenharia Elétrica pela University of Wisconsin-Madison. 

Em sua trajetória acadêmica, ocupou cargos de liderança importantes, como a Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica (2002-2010), a Vice-Diretoria (2010-2014) e a Diretoria (2014-2018) da Escola de Engenharia da UFMG. Além disso, coordenou e participou de diversos projetos de pesquisa e extensão, como o Projeto Alberto Santos Dumont e o convênio com a University of California-Berkeley.

Alessandro também atuou em conselhos de relevância nacional, como diretor da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) e membro do Colégio Estadual de Instituições de Ensino do CREA-Minas. Na UFMG, preside a Comissão Permanente de Saúde Mental e o Comitê Gestor da Fazenda Modelo de Pedro Leopoldo. Ele também coordena o Programa de Inovação para Educação em Engenharia – ENG200, refletindo seu compromisso com a inovação e o empreendedorismo na área.

Movido pela vontade de promover o bem-estar e o desenvolvimento na comunidade universitária, Alessandro acredita que a integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação é capaz de ser o propulsor para uma universidade mais inclusiva, sustentável e preparada para os desafios do futuro.


Alamanda Kfouri Pereira, Professora Titular da Faculdade de Medicina da UFMG, exerce o cargo de Diretora da unidade desde 2022. Antes disso, foi vice-diretora de 2018 a 2022, dedicando-se à gestão administrativa e a pautas estratégicas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Graduada em Medicina, possui Residência em Ginecologia e Obstetrícia e concluiu seu Mestrado e Doutorado em Perinatologia (Obstetrícia e Medicina Fetal), realizados no Programa de Pós Graduação em Saúde da Mulher na UFMG. 

Em sua trajetória acadêmica, ocupou importantes cargos de liderança, como Sub-Chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (2010-2012), Coordenadora do Curso de Medicina (2012-2016) e Sub-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher (2008-2012). Também coordenou e participou de diversos projetos de pesquisa e extensão, incluindo o Programa Multidisciplinar de Estudos sobre o Parto Seguro e iniciativas ligadas ao Centro de Medicina Fetal do HC-UFMG.

Alamanda atuou em comissões de relevância na instituição, como a Comissão Permanente de Avaliação (CPA) e a Comissão de Revalidação de Diplomas Estrangeiros. Na Faculdade de Medicina, ela é professora efetiva do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GOB) desde 1996 e atua como preceptora de residentes em Ginecologia, Obstetrícia e Medicina Fetal no HC-UFMG desde 1990.

Movida pela vontade de promover o bem-estar e o desenvolvimento na comunidade universitária, Alamanda acredita que a integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação é o motor para uma universidade mais inclusiva, sustentável e preparada para os desafios do futuro.