Neste ano, a atividade Conversa com Cientistas acontecerá em um formato expandido, com 6 atividades simultâneas, todas na quinta-feira 09/10!

Em cada sessão, um(a) cientista da UFMG estará presente para conversar com o público da UFMG Jovem sobre temas atuais e fascinantes.

Para participar, basta escolher a conversa de seu interesse e clicar no formulário de inscrição correspondente a ela. Garanta sua vaga! 💡


Origem do Sistema Solar

Local: Auditório do ICB

Horário: 14 horas

Inscrições: https://eventos.ufmg.br/event/2/registrations/69/

Cientista: Bonnie Zaire

Possui doutorado em astrofísica pela Universidade Paul-Sabatier (2021), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018) e graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (2022-2024), sendo financiada pela bolsa Jovens Talentos do programa CAPES PrInt. Atualmente é Professora Adjunta do departamento de física da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência na área de astronomia, com ênfase no magnetismo de estrelas de baixa massa na pré-sequência principal e sequência principal, especialmente no que diz respeito à evolução da morfologia magnética ao longo da vida da estrela. Atua principalmente com a análise de estrelas por meio de espectroscopia e espectro-polarimetria dealta resolução, tanto no óptico quanto no infravermelho próximo. Seus principais interesses incluem a reconstrução de campos magnéticos em grande escala na superfície estelar, o estudo de indicadores de atividade magnética e, recentemente, a busca de exoplanetas ao redor de estrelas jovens. Anteriormente, trabalhou com simulações de dínamo global para estudar a amplificação e evolução do campo magnético em simetria esférica

Cientista: Silvia Alencar

Possui Graduação (1993), Mestrado (1995) e Doutorado (2000) em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo realizado doutorado sanduíche na Universidade da Califórnia em Berkeley. Realizou pós-doutorado no IAG-USP, na UFMG e no IPAG (França). Atualmente é professora titular da UFMG e atua na área de Astrofísica Estelar, com ênfase em formação de estrelas e planetas, interação disco-estrela e variabilidade fotométrica e espectroscópica.


Entre dinossauros e mamutes: o que um paleontólogo estuda?

Local: Arena da FAFICH

Horário: 14 horas

Inscrições: https://eventos.ufmg.br/event/2/registrations/70/

Cientista: Vicente Sousa

Meu nome é Vicente Sousa, nasci em Curvelo – Minas Gerais e desde muito novo sempre gostei de ciências. Eu amava ir a museus, ler livros e ver programas de TV com temáticas científicas, mas quando fui decidir a minha profissão, não tive certeza de qual área da ciência eu iria estudar. Iniciei na Química, mas após 3 anos, resolvi mudar para Ciências Biológicas, onde me formei aqui na UFMG. Hoje faço mestrado no Instituto de Geociências, pesquisando na área da Paleontologia.


Desafios e o papel da Universidade para desenvolver vacinas humanas e veterinárias

Local: Auditório do ICB

Horário: 15 horas

Inscrições: https://eventos.ufmg.br/event/2/registrations/73/

Cientista: Rodolfo Giunchetti

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), Mestrado em Parasitologia (Imunoparasitologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e Doutorado em Ciências Biológicas (Imunobiologia de Protozoários) pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007). Desenvolveu trabalho de Pós-Doutorado em Imunologia (Desenvolvimento e Teste de Vacinas) no Instituto René Rachou (FIOCRUZ/MG). Atualmente é Professor Adjunto III de Biologia Celular e Histologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/MG). É orientador no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia/UFOP, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas/UFOP, no Programa de Pós-Graduação em Parasitologia/UFMG e no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular/UFMG, atuando no desenvolvimento e teste de processos e produtos contra Leishmaniose Visceral. Fundou em 2016 a Biostartup Vet Solutions, com foco na produção da vacina terapêutica contra leishmaniose visceral canina. Tem experiência na área de Parasitologia (Imunopatologia e Imunobiologia de Protozoários); desenvolvimento de imunobiológicos para o controle de insetos hematófagos induzindo o bloqueio da transmissão de patógenos; Morfologia; com ênfase em desenvolvimento de produtos e processos, diagnóstico e ensaios clínicos e pré-clínicos vacinais anti-Leishmania, modelos experimentais, adjuvantes, testes de drogas, histologia e imunopatologia da leishmaniose visceral canina, atuando principalmente nos seguintes temas: biotecnologia, ensaios pré-clínicos vacinais, desenvolvimento de produtos e processos destinados a vacina contra doenças de interesse médico e veterinário, combate a insetos hematófagos e bloqueio da transmissão de patógenos por estes vetores, tratamento e diagnóstico das leishmanioses, leishmaniose visceral canina, Leishmania chagasi, imunofenotipagem, imunopatologia, biomarcadores.


O mundo dos transistores

Local: Arena do ICEX

Horário: 14 horas

Inscrições: https://eventos.ufmg.br/event/2/registrations/71/

Cientista: Dalton Martini Colombo

Dalton Martini Colombo é professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia da UFMG desde 2018. O foco de sua pesquisa é o desenvolvimento de circuitos eletrônicos integrados, comumente chamados de “chips”. Seus projetos de pesquisa têm financiamento da FAPEMIG, do Instituto Serrapilheira e do CNPq.


Jornalismo e Ciência contra Fake News: como não cair em mentiras?

Local: Arena da FAFICH

Horário: 15 horas 

Inscrições: https://eventos.ufmg.br/event/2/registrations 

Cientista: Diego de Deus

Mestre e doutorando em Comunicação Social pela UFMG e jornalista pela Unifae. Pesquisa desinformação, educação midiática, crise epistêmica e temas correlatos. É integrante dos grupos MediAção (UFMG/CNPq), Comunicação e Educação (Intercom) e da Rede de Pesquisa em Semiótica, Interações e Materialidades Midiáticas (Rede SIMM).


Animais peçonhentos!

Local: Arena do ICEX

Horário: 15 horas

Inscrições: https://eventos.ufmg.br/event/2/registrations/74/

Cientista: Leonardo Carvalho

Leonardo Carvalho é biólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), com mestrado em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua nas áreas de biologia reprodutiva de serpentes neotropicais e divulgação científica sobre animais peçonhentos. Possui experiência em manutenção de acervos de coleções científicas, técnicas histológicas e manejo de serpentes. Atualmente, é bolsista de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (BDCTI) no Laboratório de Herpetologia e Histologia Animal da Fundação Ezequiel Dias (Funed).