Título dos Trabalhos |
Autores |
IES |
A ABORDAGEM DO ENSINO DE IMUNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR |
WESLEY ANDRADE SILVA,DIRCE RIBEIRO DE OLIVEIRA |
UFJF-GV |
A BIOQUÍMICA POR TRÁS DO IOGURTE: BACTÉRIAS A SERVIÇO DA BIOTECNOLOGIA |
POLLYANNA SOUTO FONSECA VIANA,ALFREDO HANNEMANN WIELOCH |
UFMG |
A BIOQUÍMICA VAI AO SUPERMERCADO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO |
ANDREZA ALVES GIL DUARTE,RISOLETA MARQUES |
UFSC |
A CIÊNCIA DOS ECOSSISTEMAS FECHADOS – O USO DO TERRÁRIO EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA |
TAMIRIS KREITLOW LEMPKE,DIOGINA BARATA |
UFES |
A ECOLOGIA DE PAISAGEM COMO INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO DA INTERAÇÃO DE SERES VIVOS EM SEU ECOSSISTEMA |
GRASIELA PEREIRA MÁXIMO DOS SANTOS |
UFMG |
A ECOLOGIA POR MEIO DE UM MANUAL DIDÁTICO INSTIGANDO O PROTAGONISMO JUVENIL NO ENSINO MÉDIO |
ANDREIA LEMES DE LIMA BUENO,ELISA AOYAMA |
UFES |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS: UM INSTRUMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
LUCIANE MARIA ALVES DE MOURA,EMILIA ORDONES LEMOS SALEH UESPI |
UESPI |
A ESCOLHA CERTA: UM JOGO INVESTIGATIVO PARA ABORDAGEM DOS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS |
MARILETE APARECIDA WILLEMANN |
UFSC |
A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO NA IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS |
LALINE RODRIGUES DE ARAÚJO TEIXEIRA,GLAECIR DIAS UFRJ |
UFRJ |
A IMPORTÂNCIA DAS BACTÉRIAS |
JANIELE OLIVEIRA DOS SANTOS,GILBERTO COSTA JUSTINO,REGIANNE UMEKO KAMIYA |
UFAL |
A MICROBIOLOGIA NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA NO CONTEXTO ESCOLAR |
CAMILA GOETTEN ALMEIDA DO VALLE |
UFSC |
A ORIGEM DA VIDA NA TERRA À LUZ DO MÉTODO CIENTÍFICO: REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA DO ENSINO MÉDIO |
MARIA DE OLIVEIRA,REGIANNE UMEKO KAMIYA,GILBERTO COSTA JUSTINO |
UFAL |
A QUÍMICA DA VIDA |
LÉA APARECIDA MARINHO DE OLIVEIRA MILITÃO,ELAINE BENELLI |
UFPR |
A REALIDADE COMO TERRITÓRIO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA |
FANI RODRIGUES DE OLIVEIRA PATROCÍNIO |
UFJF-GV |
A RELAÇÃO ENTRE FUNGOS E PLANTAS: UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA |
SAMUEL DUARTE SIEBRA,REGINA CÉLIA PEREIRA MARQUES,MIRTES MARA RODRIGUES ALENCAR |
UERN |
A ROLETA DA VIDA: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA ABORDAR A ORIGEM DA VIDA NO ENSINO MÉDIO |
PRISCILA CAMPOS VENTURA DE MENDONÇA,ALYSSANDRA MARIA LIMA RODRIGUES MAIA |
UERN |
A TAIOBA, PLANTA ALIMENTÍCIA NÃO CONVENCIONAL NUM JOGO DIGITAL ESCOLAR. |
MÁRCIA CALDEIRA DOS SANTOS LUCAS |
UnB |
ABORDAGEM DA MICROBIOLOGIA POR MEIO DE PRÁTICAS LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO |
LUCIÂNGELO CRISPIM BARBOSA,PROF. DR. JOSÉ FERNANDO MOURÃO CAVALCANTE |
UECE |
ABORDAGEM DE ENSINO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA TEMÁTICA DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
MICHEL FRANÇOIS DOS REIS FERREIRA |
PROMESTRE |
ABORDAGEM INVESTIGATIVA DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA LAGOA DO CAJUEIRO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE ECOLOGIA |
CLEONICE BORGES LOPES,MAURA REJANE DE ARAÚJO MENDES UESPI |
UESPI |
ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE AS PROTEÍNAS |
HENRIQUE DE SOUZA AZEVEDO |
UFAL |
ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA A CONSERVAÇÃO DE PEÇAS BIOLÓGICAS E PRODUÇÃO DE MAQUETES: EQUIPANDO O LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS. |
JULIANA LEPSCH BULL MASSI LEÃO,DILZA DIAS FRÓES DE CASTRO,MARGARETE MACEDO |
UFRJ |
AFINAL, DE QUE SOMOS FEITOS? |
VINÍCIUS APARECIDO BRAZ,RAFAEL PINTO VIEIRA |
UFMG |
AGRICULTURA FAMILIAR, TEMA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTS. |
JAIR EMANUEL DOS ANJOS,LEANDRO DUSO |
UFSC |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA BIOQUÍMICA POR INVESTIGAÇÃO |
BRUNA JEJESKY DAZZI,KARINA CARVALHO MANCINI,PAOLA ROCHA GONÇALVES |
UFES |
APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA |
ILANNA LIMA SOARES,BRUNO EDSON CHAVES |
UECE |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: POTENCIALIDADES EM TURMAS HETEROGÊNEAS |
PÂNDELA FIGUEIREDO SANTOS,NADIA SOMAVILLA |
UFJF |
AS PLANTAS E SUAS HISTÓRIAS: DAS NAVEGAÇÕES ATÉ A CIDADE DE OEIRAS-PI. |
DANIELE SAVANA DA SILVA NASCIMENTO |
UESPI |
ATIVIDADE DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA FUNGO: PRA QUE TE QUERO? |
SABRINA KAWABATA DE AQUINO,PATRICIA DALZOTO UFPR |
UFPR |
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA |
FERNANDA GUIMARÃES SARAIVA,VIVIANA BORGES CORTE |
UFES |
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DOS TEMAS DE BIOLOGIA: GENÉTICA, EVOLUÇÃO E ECOLOGIA |
FRANCIMEIRE GOMES DE PINHO,FÁBIO JOSÉ VIEIRA,FRANCISCA CARLA SILVA DE OLIVEIRA |
UESPI |
BAGAÇO DE DENDÊ COMO FONTE ALTERNATIVA DE MATÉRIA PRIMA PARA MDF |
VERÔNICA GIULIANE MONTEIRO FERREIRA,JACKSON COSTA PINHEIRO UFPA |
UFPA |
BIOLOGIA MARCANTE: UTILIZANDO A MÚSICA NO ENSINO INVESTIGATIVO |
SHEILA CRISTINA WOLFART RAMOS,LUIZ CARLOS PINHO |
UFSC |
BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR MEIO DA PRODUÇÃO DE GAMES |
MARBYO JOSÉ DA SILVA,LETÍCIA RIBES DE LIMA,FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL |
UFAL |
BLOG PROLIFERANDO CONHECIMENTO: ATIVIDADES INVESTIGATIVAS SOBRE AEDES AEGYPTI E AFINS |
TATIANA FEYH WAGNER,CARLOS JOSÉ DE CARVALHO PINTO UFSC |
UFSC |
CARTILHA COM A CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E A QUALIDADE DE UMA MINA DE ÁGUA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA DE MINAS GERAIS |
ANA ELIZA ANDREAZZI,ANDREZA ELVIRA ROSA |
UFJF |
CHIKUNGUNYA: UMA NOVA FORMA DE APRENDER |
SAMUEL BARBOSA DE LIMA |
UFPB |
CIÊNCIA E CULTURA NA COMUNIDADE ESCOLAR DE VILA DO RIACHO |
WELIGTON JOSÉ PERUCH JUNIOR,VIVIANA BORGES CORTE,MICHELL PEDRUZZI MENDES ARAÚJO |
UFES |
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS EM CINCO REINOS ATRAVÉS DE UMA PRÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO BOTÕES |
AMANDA DINIZ FRAGOSO,ALFREDO WIELOCH UFMG |
UFMG |
CLUBE DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE DISCIPLINA ELETIVA PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA |
PALOMA NAIR GOMES BATISTA,LIZIANE MARTINS |
UFES |
COLEÇÃO DE PLANTAS VIVAS – PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA |
FERNANDA DE SOUSA PEREIRA,MAYARA KRASINSKI CADDAH |
UFSC |
CONHECENDO OS VÍRUS ATRAVÉS DA ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM |
SANDRA VANESSA DA SILVA |
UFAL |
CORDEL APLICADO À MICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO |
VITOR SANTOS DE SOUZA,MÁRCIA PERCÍLIA MOURA PATENTE |
UESPI |
CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPOSTEIRA E HORTA COM A REUTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS |
CLAUDIO PAZ DA SILVA |
UFPB |
DE ONDE VIEMOS? |
MICHELE MARGARETE BISPO DOS SANTOS,CELLY CRISTINA DO NASCIMENTO SABA,PATRICIA DOMINGOS,FLAVIA VENANCIO SILVA |
UERJ |
DE ONDE VIEMOS? DIALOGANDO SOBRE A ORIGEM DA VIDA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
EVELISE PEREIRA MULLER |
UFPR |
DESAFIO DOS SISTEMAS: JOGO DIDÁTICO COOPERATIVO DE TABULEIRO PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
CAROLINA DE MELO MORAES,CLÁUDIO CHRYSÓSTOMO WERNECK |
UNICAMP |
DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR |
LORENA HOFFMAM,FRANCISCO FILIPAK NETO |
UFPR |
DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DA MERENDA ESCOLAR E ABORDAGEM DE DOENÇAS RELACIONADAS AOS HÁBITOS ALIMENTARES PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS |
ANDREZA ELVIRA ROSA,ANA ELIZA ANDREAZZI |
UFJF |
DESMISTIFICANDO OS ATAQUES DE TUBARÕES ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE ZOOLOGIA |
JOSÉ ALDEMIR DA SILVA OLIVEIRA |
UFPB |
DESVENDANDO OS VÍRUS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO TIC’S COMO RECURSO PEDAGÓGICO |
JOÃO PAULO ROLIN LIEVORE,KARINA SCHMIDT FURIERI |
UFES |
DINAMIZANDO O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO CEJA ITABORAÍ : A SUSTENTABILIDADE COMO TEMA GERADOR |
DANIEL DE SOUZA SANTOS CANDIDO |
UFRJ |
DIVERSIDADE ARBÓREA: UMA PRÁTICA INVESTIGATIVA NA ÁREA VERDE URBANA COMO FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO. |
MARISA MOREIRA ARAÚJO |
UFMG |
DIVERSIDADE DE CORPOS E GÊNERO NO ENSINO DA BIOLOGIA |
CAIO CÉSAR SOUZA COELHO,MIGUEL LOPES UFMG,MARCO AURÉLIO MÁXIMO PRADO |
UFMG |
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO COM CONSTRUÇÃO DE PODCAST |
MATHEUS WILHEN DE OLIVEIRA GLICÉRIO,ADLANE VILAS-BOAS FERREIRA |
UFMG |
DOBRANDO CONHECIMENTO: AVES EM PAPER CRAFT PARA ENSINO DE ZOOLOGIA |
JARDEL PEDRO DE OLIVEIRA REZENDE,CAROLINA CAÑETE |
UFES |
DOENÇAS, ANOMALIAS E SÍNDROMES CAUSADAS POR ERROS DURANTE A DIVISÃO CELULAR |
ROSIMERI SABIM BATISTA,FLAVIA SANT’ANNA RIOS |
UFPR |
EDUCAÇÃO FARMACOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO |
JIMENA PEREIRA RODRIGUES KIRCHNER |
UFSC |
ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM METODOLOGIAS ATIVAS: APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA CELULAR NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
CAMILA MUNIZ MELO ANTUNES,EVELISE MARIA NAZARI |
UFSC |
ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDAR O SISTEMA ABO E FATOR RH |
KARINE MARIA DA SILVA WERNECK,IONE MARIA DE MATOS |
UFJF-GV |
ELETIVA ABORDANDO BIOLOGIA ATRAVÉS DA ALIMENTAÇÃO, SAÚDE E BEM-ESTAR |
CRISTIANE SOARES DO NASCIMENTO,SILVANA DE ARRUDA UFPE |
UFPE |
EMBRIOLOGIA AO ALCANCE DAS MÃOS |
KHRISTYANNE APARECIDA MOUTIM FERREIRA,TÂNIA MARA SEGATELLI |
UFMG |
ENSINAR E APRENDER BIOLOGIA VALORIZANDO A FORMAÇÃO SOCIOEMOCIONAL |
ADRIANA CRISTINA CABRAL DA SILVA TEXEIRA,MARGARETE DE MONTEIRO MACEDO |
UFRJ |
ENSINO DE BIOLOGIA: O USO DE PARÓDIAS NA APRENDIZAGEM DE MICROBIOLOGIA |
EPTACIO NECO DA SILVA,FRANCISCA LUCIA DE LIMA |
UESPI |
ENSINO DE ECOLOGIA ASSOCIADO ÀS PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS E EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA |
JOÃO PAULO WAMSER,ROSANA MOREIRA DA ROCHA |
UFPR |
ENSINO DE ZOOLOGIA DOS CORDADOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA VOLTADA PARA O ENSINO INVESTIGATIVO |
MARIELY DA SILVA E SILVA |
UFSC |
ENSINO INVESTIGATIVO A PARTIR DAS MÍDIAS DIGITAIS VOLTADA AOS “MULTILETRAMENTOS” NO CONTEXTO DA BIOQUÍMICA |
NISLÂINE LIMA DA SILVA TAMANINI |
UFSC |
ENSINO INVESTIGATIVO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO COM ROBÓTICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS |
LUCIANA MONTEIRO DA COSTA,JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS,LUCIANA PEREIRA XAVIER |
UFPA |
ENSINO INVESTIGATIVO USANDO A ANALOGIA ‘FÁBRICA-CÉLULA’ |
SAMYRA CARDOZO SANTOS PERIM,KARINA CARVALHO MANCINI |
UFES |
ENTENDENDO AS DIFERENÇAS ENTRE A PROBABILIDADE CALCULADA E A FREQUÊNCIA VERIFICADA: DESENVOLVIMENTO E USO DE UM SIMULADOR |
LUCIANA MARIA LUZIA SOBRAL ANDRADE,MONICA BUCCIARELLI RODRIGUEZ,CÉLIO ROBERTO MELILLO |
UFMG |
ENXERGAR O INVISÍVEL: CONHECENDO AS ALGAS COM USO DE COLETA E ANÁLISE MICROSCÓPICA |
ALMELIANE ALVES DE SOUSA,ROSELIS RIBEIRO BARBOSA MACHADO |
UESPI |
ESSE(A) SOU EU? HORMÔNIOS E DIVERSIDADE DE GÊNERO. |
ALFREDO CÉSAR DE RESENDE PAZ,CARLA LEDI KORNDÖRFER,LUCIANO SILVA FIGUEIRÊDO |
UESPI |
ESTIMATIVA POPULACIONAL PARA COMPREENSÃO DO FENÔMENO DE EXTINÇÃO |
BRENO CARVALHO BRITO,ALFREDO WIELOCH UFMG |
UFMG |
ESTUDANDO OS TIPOS DE OVOS E SUA RELAÇÃO COM A EVOLUÇÃO ANIMAL ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
FRANCISCO GERALDO GOMES NAZÁRIO |
UERN |
ESTUDO INVESTIGATIVO SOBRE MEIOSE E VARIABILIDADE GENÉTICA COM USO DE MODELOS DIDÁTICOS. |
RÔMULO FREIRE BARBOSA,FILIPE AUGUSTO GONÇALVES DE MELO |
UESPI |
ETNOBOTÂNICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA DE PLANTAS: DIÁLOGO DE SABERES ENTRE ESTUDANTES |
JOÃO SANTOS DO NASCIMENTO NETO |
UESPI |
EXPLORANDO A DIVERSIDADE CELULAR |
CAROLINA GONÇALVES DIAS,KARINA CARVALHO MANCINI |
UFES |
FERMENTAÇÃO NO ENSINO VIRTUAL TENDO COMO ESTRATÉGIA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA |
MARCOS JOSUÉ DE MIRANDA |
UNICAMP |
FUNGOS DO BEM: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MICOLOGIA |
LUCINÉIA VIEIRA DA SILVA |
UFAL |
GAMIFICAÇÃO INVESTIGATIVA NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA |
ELIS REGINA DOS REIS ZOCCHE,HILTON MARCELO DE LIMA SOUZA UNEMAT |
UNEMAT |
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE SISTEMÁTICA VEGETAL COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM |
MATHEUS MAGALHÃES DE ALMEIDA RODRIGUES,PABLO CASTRO SANTOS |
UERN |
GRUPOS DE PLANTAS E SEUS PROCESSOS EVOLUTIVOS |
DANÚBIA VIEIRA DE MELO,TARCILA CORREIA DE LIMA NADIA |
UFPE |
GUIA PARA PROFESSORES DE BIOLOGIA: APROXIMAÇÕES ÀS METODOLOGIAS ATIVAS |
SILVIO CÉSAR CARDOSO DE MORAES |
UFPA |
GUIA PARA SAÍDA DE CAMPO PARA O PARQUE NATURAL MUNICIPAL DA CAIEIRA EM JOINVILLE |
MARISE PREIS,DANIELA CRISTINA DE TONI |
UFSC |
HERBÁRIO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE AUXÍLIO PARA RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS |
DANIELE DE MÉLO E SOUSA |
UFPB |
HORTA MEDICINAL AUTOMÁTICA: BIOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL |
KAYO CÉSAR ARAÚJO DA NÓBREGA,JÚLIO CÉSAR DA SILVA DANTAS |
UFPB |
INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST): A PRÁTICA EDUCATIVA COMO PREVENÇÃO |
GIVALDO PAULO BARBOSA |
UFAL |
INTERVENÇÃO DE SDIS NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MEIO AMBIENTE DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
HARRYSSON FRANÇA DIAS DA SILVA,DIOGINA BARATA |
UFES |
INVESTIGAÇÃO DE MICROALGAS EM AMBIENTES DE ÁGUA DOCE |
MARIA MILENA FERNANDES DA SILVA,ISABEL CRISTINA HIGINO ISABEL HIGINO SANTANA |
UECE |
INVESTIGANDO A ATIVIDADE ENZIMÁTICA |
CLEODON RONALDO REGO FERNANDES,DARLENE CAMATI PERSUHN |
UFPB |
JOGO DIDÁTICO SOBRE CARACTERÍSTICAS-CHAVE DO PLANO CORPORAL BÁSICO DOS ANIMAIS PARA AUXILIAR O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO |
LEONARDO LUIS MARQUES ASSUMPÇÃO |
UFRJ |
LEVANTAMENTO DAS INTERAÇÕES DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR COM O CÓRREGO TAMBORIL E OS FATORES ASSOCIADOS A EXISTÊNCIA DE VERMINOSES |
CELIANE VIEIRA DO NASCIMENTO LIRA |
UFMG |
MANUAL DE ENSINO INVESTIGATIVO DA CAATINGA (MEICAA) |
CENIRA ALEXANDRE SANTIAGO,ANDRÉA PEREIRA SILVEIRA UECE |
UECE |
MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA SOBRE A BACIA HIDROGRÁFICA DE JACAREPAGUÁ |
JENIFFER RIBEIRO DA CRUZ,PATRICIA DOMINGOS,ROSANE MOREIRA SILVA DE MEIRELLES,CELLY CRISTINA DO NASCIMENTO SABA |
UERJ |
METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS PARA O ENSINO MÉDIO |
LORENA DE FREITAS CÂMARA,DANIEL CASSIANO LIMA |
UECE |
MICOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: A CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES E A NECESSIDADE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES |
DELIANE DE ABREU LEHRBACH |
UFSC |
MICRORGANISMOS NA DESPOLUIÇÃO DAS ÁGUAS: UMA PRÁTICA INVESTIGATIVA PARA EJA |
LUIS PHILLIPE CARVALHAIS LEAL,ALFREDO HANNEMANN WIELOCH |
UFMG |
MITOSE E MEIOSE: QUAL A DIFERENÇA? |
TATIANA DA ROCHA MAIA CAMPOS |
UERN |
MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DO SISTEMA ENDÓCRINO COM ÊNFASE EM SAÚDE EMOCIONAL |
ELIDIANE KARINA GUSTAVO FELIZARDO MONTEIRO |
UFPB |
MODELO DIDÁTICO REORGANIZÁVEL NO ENSINO DA CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS |
RONTHIER CARDOSO DOS SANTOS,DIÓGINA BARATA |
UFES |
MODELOS DIDÁTICOS 3D PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
WAGNER GALVES JUNIOR,CARLA WANDERER |
UFPR |
MODELOS DIDÁTICOS COMO POTENCIAIS RECURSOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE ANATOMIA ANIMAL COMPARADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA |
BRUNO PINHEIRO GOMES,LUIZ FERNANDO DUBOC DA SILVA |
UFES |
MONTAGEM E ANÁLISE DE UM CLADOGRAMA UTILIZANDO BONECOS DE BISCUIT. |
CELSO DE ALMEIDA RAMOS,FRANCISCA LUCIA DE LIMA |
UESPI |
NUTRIÇÃO: APRENDENDO COM OS RÓTULOS ALIMENTÍCIOS SOBRE ALIMENTAÇÃO E NUTRIENTES. |
JULIANA TESSAROLO DE ALMEIDA,DÉBORA BARRETO TERESA GRADELLA,MARCO ANTÔNIO ANDRADE DE SOUZA |
UFES |
O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES NO ENSINO DO TEMA VÍRUS COM USO DO APLICATIVO BIOVIRAL. |
SÉRGIO DA SILVA MATOS |
UFJF |
O ENSINO DA GRANDEZA QUANTIDADE DE MATÉRIA E SUA UNIDADE, O MOL |
RAQUEL MALTA PINTO,NILMA SOARES DA SILVA |
PROMESTRE |
O ENSINO DE BIOQUÍMICA UTILIZANDO APRENDIZAGEM COM TUTORIA |
CLÍVIO MARQUES DA ROCHA DIAS,REGINA CÉLIA PEREIRA MARQUES UERN |
UERN |
O IMPACTO DAS FAKE NEWS NA VACINAÇÃO |
MICHELE CAMARGO,JAIME PABA UFPR |
UFPR |
O LIXO NOSSO DE CADA DIA: CRIAÇAO DE PADLET COLABORATIVO DA RELAÇÃO ENTRE O LIXO E OS HÁBITOS DE RECICLAGEM |
FLAVIA RODRIGUES |
UFMG |
O LÚDICO NO ENSINO DA TEORIA DA EVOLUÇÃO |
JORDAN CARLOS COUTINHO DA SILVA,REGINA CÉLIA PEREIRA MARQUES UERN |
UERN |
O LÚDICO NO ENSINO DE GENÉTICA DE POPULAÇÃO |
JUAN ADELANJO FILGUEIRA DE MOURA,ANA BERNADETE LIMA FRAGOSO,REGINA CÉLIA PEREIRA MARQUES UERN |
UERN |
O PAPEL DOS VÍRUS NA ÁRVORE DA VIDA |
DAIANY APARECIDA GASPARINI GASTALDI,CRISTIANE FERREIRA LOPES DE ARAÚJO UNEMAT |
UNEMAT |
O PROCESSO DE FERMENTAÇÃO NA PRODUÇÃO DO IOGURTE |
FERNANDA MENESES GOMES,ADLEY BERGSON GONÇALVES DE ABREU,CRISTIANE FERREIRA LOPES DE ARAÚJO UNEMAT |
UNEMAT |
O QUE É O QUE É…QUE TECIDO É ESSE? |
MILTON PEREIRA DA SILVA JUNIOR,MARIA GARDENIA SOUSA BATISTA |
UESPI |
O REINO DOS BOTÕES: UMA ATIVIDADE DE CLASSIFICAÇÃO |
FERNANDA DE ALMEIDA STUART PERDIGÃO FONSECA,ALFREDO WIELOCH UFMG |
UFMG |
O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MICROBIOLOGIA |
ANA CAROLINA C DA SILVA,RICARDO R. MAZZON |
UFSC |
O USO DE MEME INSTRUTIVO PARA ENSINO DE EVOLUÇÃO HUMANA NO ENSINO MÉDIO |
JÚLIO CÉSAR DE PAULA,SIMONE MOREIRA DE MACEDO |
UFJF |
O USO DO TBL NO ENSINO DE BOTÂNICA |
KAROLINE LESSA RAMOS GONÇALVES SOUSA |
UERN |
OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FUNDAMENTOS DE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL QUE ARTICULA O ESPAÇO DA ESCOLA COM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL |
JULIANA SILVÉRIO ALVES,MARINA DE LIMA TAVARES |
PROMESTRE |
ÓRGÃOS, HORMÔNIOS E CICLO MENSTRUAL: O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA GENITAL FEMININO |
HELLBER EMMANUEL LIMA DE SANTANA |
UFAL |
ORIGEM DA VIDA: TEORIAS SOBRE A ORIGEM DA VIDA NA TERRA |
LEANDRO ALVES DE LIMA |
UERN |
ORIGEM DA VIDA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM INVESTIGATIVA |
DOMINGO SÁVIO LEITE FERREIRA,SHIRLIANE DE ARAÚJO SOUSA |
UECE |
ORIGEM DOS SERES VIVOS E EVOLUÇÃO: CONTEXTUALIZAR PARA COMPREENDER. |
NAIARA DO NASCIMENTO SANTIAGO ZANETTI,ERICH BIRELLI TAHARA |
UFMG |
PANDEMIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA OPORTUNIDADE PARA RESSIGNIFICAR A BIOLOGIA CELULAR |
KELLY CRISTINA PAES,PITER VINICIUS MARQUES DA SILVA,KARINA CARVALHO MANCINI |
UFES |
PODCAST PAPO PLANCK: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO MUNDO PÓS-VERDADE |
IÁRA BELINK HELL,FELIPE OLIVEIRA SOUZA |
UFES |
PRODUÇÃO DE KITS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA |
JEFERSON GEISON DE ALMEIDA,FABIO ALESSANDRO PIERI |
UFJF-GV |
PROJETO “MINAS NA PESQUISA” |
EDMAR DO NASCIMENTO SILVA |
UFPB |
PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE SEXUAL COM ÊNFASE NOS MECANISMOS DE AÇÃO DOS CONTRACEPTIVOS HORMONAIS E NO USO NOCIVO DO CONTRACEPTIVO DE EMERGÊNCIA. |
LEANDRO AUGUSTO DE ASSIS FONSECA,TÂNIA MARA SEGATELLI |
UFMG |
PROMOÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA PANDEMIA DE COVID-19 |
GUIDO DOMINGOS BENTO,GLAECIR DIAS UFRJ |
UFRJ |
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTITULADA ORIGEM DA VIDA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA |
MARIA FLAVIA DE SOUZA RÊGO |
UERN |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO PLANTAS MEDICINAIS |
ANA PAULA NERCOLINI BEDIN |
UFSC |
PROPOSTA DIDÁTICA PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO MEIOTICO E A VARIABILIDADE GENÉTICA |
IVONE CORDEIRO DOS SANTOS |
UNICAMP |
QUEM COM QUEM? |
JAQUELINE ESCODELER RODRIGUES |
UNEMAT |
QUÍMICA DA VIDA: ÁGUA E SUAS PROPRIEDADES |
ANDREZA GAMA DE MENEZES CARDOSO,MARIA DA CONCEICAO VIEIRA DE ALMEIDA MENEZES |
UERN |
RELÓGIO DO CORPO HUMANO DAS PLANTAS MEDICINAIS: MEDICAMENTO OU REMÉDIO? |
JANDRA LUCIA DE SOUZA LIMA |
UFPB |
REPRESENTAÇÕES E CONHECIMENTOS SOBRE O BIOMA MATA ATLÂNTICA NO ENSINO MÉDIO |
MATHEUS OLIVEIRA PÓVOAS,MARCOS DA CUNHA TEIXEIRA |
UFES |
SEMELHANÇA ENTRE NETOS E AVÓS À LUZ DA SEGREGAÇÃO CROMOSSÔMICA DURANTE A MEIOSE |
ÉLIQUE DO CARMO ARCANJO,VANDER CALMON TOSTA |
UFES |
SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO |
KELI ADRIANA CAMPOS GONÇALVES |
UFSC |
SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO PARA A ABORDAGEM DO TEMA DE ESPECIAÇÃO |
POLLYANNA GONÇALVES DA COSTA BARBOSA,DALMO ALMEIDA DE AZEVEDO,MARIA DANIELLE ARAÚJO MOTA |
UFAL |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO SOBRE A ÁRVORE DA VIDA . |
ANA FLÁVIA DE ARAÚJO |
UERN |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO MÉTODO CIENTÍFICO |
PAULO EDUARDO ERNST GARCIA,JAIME PABA UFPR |
UFPR |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO UM INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE A ÁRVORE DA VIDA VEGETAL |
MIRTES MARA RODRIGUES ALENCAR,SAMUEL DUARTE SIEBRA,ANA CLÁUDIA SALES ROCHA ALBUQUERQUE |
UERN |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE ASSOREAMENTO E LIXIVIAÇÃO |
LANAIDE LOBATO VIANA,ROSEANE DO SOCORRO DA SILVA MATOS FERNANDES |
UFPA |
SEQUENCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE A INATIVAÇÃO DO CROMOSSOMO X NO ENSINO MÉDIO |
THALITA VERGINIA BATISTA DOS SANTOS RETCHESKI,NINA AMALIA BRANCIA PAGNAN |
UFPR |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE OS GRUPOS DE PLANTAS |
MAUREN MARTINI LOBO,PATRICIA SOFFIATTI |
UFPR |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA, FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA: A MÁGICA DO PÃO NOSSO DE CADA DIA. |
PATRÍCIA BARRETO MEDRADO,CRISTIANE FERREIRA LOPES DE ARAÚJO UNEMAT |
UNEMAT |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA: IMPLICAÇÕES DA MEIOSE NAS ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS |
DÉBORA SOUZA RIBEIRO |
UFPR |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS PARA O ESTUDO DOS VÍRUS |
ILDEBRANDO GOMES DE OLIVEIRA,CRISTIANE FERREIRA LOPES DE ARAÚJO UNEMAT |
UNEMAT |
SISTEMA ABO E RH: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA E SOCIAL NO MUNICÍPIO DE INHUMA-PI |
OHANA RAFAELA MORAIS SÁ |
UESPI |
SISTEMAS ORGÂNICOS INTEGRADOS: VIAGEM PELO CORPO HUMANO |
LUCIANA DE PINHO TAVARES SOUSA,IASMIN RABELO DE QUEIROZ,EDUARDA MARIA SILVA DE SOUZA |
UFMG |
SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA: ÁRVORE FILOGENÉTICA DAS PLANTAS |
JAIRIS LIMA DEMONTIEZ SILVA |
UERN |
STEAMULANDO O UNIVERSO: CONSTRUINDO UM TOUR ESPACIAL PAUTADO NA ABORDAGEM STEAM |
ANDRESSA ANTÔNIO DE OLIVEIRA |
UFES |
TIPOS SANGUÍNEOS DO SISTEMA ABO: EXEMPLO PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DE HERANÇA DE ALELOS MÚLTIPLOS |
RODRIGO NASCIMENTO,MONICA BUCCIARELLI RODRIGUEZ |
UFMG |
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE CORPO HUMANO INFORMADA PELA MULTIMODALIDADE |
HELLEN JÉSSICA NEVES QUEIROZ,MARINA DE LIMA TAVARES |
PROMESTRE |
USO DE CHATBOT EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA |
LUCAS DE AQUINO MOREIRA,CLAUDIO CHRYSOSTOMO WERNECK |
UNICAMP |
USO DO DESIGN THINKING (DT) COM APLICAÇÕES DA TECNOLOGIA DIGITAL PARA CONSTRUÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO EM MICROBIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE EMPATIA, COLABORAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO |
ANA PAULA CORREIA,REGIANNE UMEKO KAMIYA,GILBERTO COSTA JUSTINO |
UFAL |
UTILIZAÇÃO DE BLOG COM CONTEÚDO DE BIOLOGIA COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM |
ROMUALDO RAMON MARTINS DE QUEIROZ,REGINA CÉLIA PEREIRA MARQUES UERN |
UERN |
VALIDAÇÃO DO RECURSO DIDÁTIDO EM FORMA DE JOGO ENTITULADO “TRILHA DO KOCH” |
ANA BEATRIZ LIMA DA SILVA MOREIRA,ROSANE MOREIRA SILVA DE MEIRELLES |
UERJ |
VAMOS FALAR DE EVOLUÇÃO DAS PLANTAS? A SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA NA CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS |
HALAINNE GARDENIA PINTO TORRES SOUZA |
UERN |
VENDO O INVISÍVEL – ROTEIROS PARA AUXILIAR A PERCEPÇÃO DOS MICRORGANISMOS E SUA IMPORTÂNCIA NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES. |
JANYEDJA CARVALHO DE ANDRADE,ANA LÚCIA GIANNINI |
UFRJ |