TRABALHOS APROVADOS (160 – EM ORDEM ALFABÉTICA) PARA A MOSTRA NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA DA 23ª UFMG JOVEM: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, ARTE E CULTURA NO EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Título dos Trabalhos Autores IES
A ABORDAGEM DO ENSINO DE IMUNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR WESLEY ANDRADE SILVA,DIRCE RIBEIRO DE OLIVEIRA UFJF-GV
A BIOQUÍMICA POR TRÁS DO IOGURTE: BACTÉRIAS A SERVIÇO DA BIOTECNOLOGIA POLLYANNA SOUTO FONSECA VIANA,ALFREDO HANNEMANN WIELOCH UFMG
A BIOQUÍMICA VAI AO SUPERMERCADO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO ANDREZA ALVES GIL DUARTE,RISOLETA MARQUES UFSC
A CIÊNCIA DOS ECOSSISTEMAS FECHADOS – O USO DO TERRÁRIO EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA TAMIRIS KREITLOW LEMPKE,DIOGINA BARATA UFES
A ECOLOGIA DE PAISAGEM COMO INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO DA INTERAÇÃO DE SERES VIVOS EM SEU ECOSSISTEMA GRASIELA PEREIRA MÁXIMO DOS SANTOS UFMG
A ECOLOGIA POR MEIO DE UM MANUAL DIDÁTICO INSTIGANDO O PROTAGONISMO JUVENIL NO ENSINO MÉDIO ANDREIA LEMES DE LIMA BUENO,ELISA AOYAMA UFES
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS: UM INSTRUMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO LUCIANE MARIA ALVES DE MOURA,EMILIA ORDONES LEMOS SALEH UESPI UESPI
A ESCOLHA CERTA: UM JOGO INVESTIGATIVO PARA ABORDAGEM DOS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS MARILETE APARECIDA WILLEMANN UFSC
A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO NA IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS LALINE RODRIGUES DE ARAÚJO TEIXEIRA,GLAECIR DIAS UFRJ UFRJ
A IMPORTÂNCIA DAS BACTÉRIAS JANIELE OLIVEIRA DOS SANTOS,GILBERTO COSTA JUSTINO,REGIANNE UMEKO KAMIYA UFAL
A MICROBIOLOGIA NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA NO CONTEXTO ESCOLAR CAMILA GOETTEN ALMEIDA DO VALLE UFSC
A ORIGEM DA VIDA NA TERRA À LUZ DO MÉTODO CIENTÍFICO: REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA DO ENSINO MÉDIO MARIA DE OLIVEIRA,REGIANNE UMEKO KAMIYA,GILBERTO COSTA JUSTINO UFAL
A QUÍMICA DA VIDA LÉA APARECIDA MARINHO DE OLIVEIRA MILITÃO,ELAINE BENELLI UFPR
A REALIDADE COMO TERRITÓRIO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA FANI RODRIGUES DE OLIVEIRA PATROCÍNIO UFJF-GV
A RELAÇÃO ENTRE FUNGOS E PLANTAS: UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA SAMUEL DUARTE SIEBRA,REGINA CÉLIA PEREIRA MARQUES,MIRTES MARA RODRIGUES ALENCAR UERN
A ROLETA DA VIDA: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA ABORDAR A ORIGEM DA VIDA NO ENSINO MÉDIO PRISCILA CAMPOS VENTURA DE MENDONÇA,ALYSSANDRA MARIA LIMA RODRIGUES MAIA UERN
A TAIOBA, PLANTA ALIMENTÍCIA NÃO CONVENCIONAL NUM JOGO DIGITAL ESCOLAR. MÁRCIA CALDEIRA DOS SANTOS LUCAS UnB
ABORDAGEM DA MICROBIOLOGIA POR MEIO DE PRÁTICAS LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO LUCIÂNGELO CRISPIM BARBOSA,PROF. DR. JOSÉ FERNANDO MOURÃO CAVALCANTE UECE
ABORDAGEM DE ENSINO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA TEMÁTICA DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA MICHEL FRANÇOIS DOS REIS FERREIRA PROMESTRE
ABORDAGEM INVESTIGATIVA DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA LAGOA DO CAJUEIRO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE ECOLOGIA CLEONICE BORGES LOPES,MAURA REJANE DE ARAÚJO MENDES UESPI UESPI
ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE AS PROTEÍNAS HENRIQUE DE SOUZA AZEVEDO UFAL
ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA A CONSERVAÇÃO DE PEÇAS BIOLÓGICAS E PRODUÇÃO DE MAQUETES: EQUIPANDO O LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS. JULIANA LEPSCH BULL MASSI LEÃO,DILZA DIAS FRÓES DE CASTRO,MARGARETE MACEDO UFRJ
AFINAL, DE QUE SOMOS FEITOS? VINÍCIUS APARECIDO BRAZ,RAFAEL PINTO VIEIRA UFMG
AGRICULTURA FAMILIAR, TEMA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTS. JAIR EMANUEL DOS ANJOS,LEANDRO DUSO UFSC
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA BIOQUÍMICA POR INVESTIGAÇÃO BRUNA JEJESKY DAZZI,KARINA CARVALHO MANCINI,PAOLA ROCHA GONÇALVES UFES
APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA ILANNA LIMA SOARES,BRUNO EDSON CHAVES UECE
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: POTENCIALIDADES EM TURMAS HETEROGÊNEAS PÂNDELA FIGUEIREDO SANTOS,NADIA SOMAVILLA UFJF
AS PLANTAS E SUAS HISTÓRIAS: DAS NAVEGAÇÕES ATÉ A CIDADE DE OEIRAS-PI. DANIELE SAVANA DA SILVA NASCIMENTO UESPI
ATIVIDADE DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA FUNGO: PRA QUE TE QUERO? SABRINA KAWABATA DE AQUINO,PATRICIA DALZOTO UFPR UFPR
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA FERNANDA GUIMARÃES SARAIVA,VIVIANA BORGES CORTE UFES
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DOS TEMAS DE BIOLOGIA: GENÉTICA, EVOLUÇÃO E ECOLOGIA FRANCIMEIRE GOMES DE PINHO,FÁBIO JOSÉ VIEIRA,FRANCISCA CARLA SILVA DE OLIVEIRA UESPI
BAGAÇO DE DENDÊ COMO FONTE ALTERNATIVA DE MATÉRIA PRIMA PARA MDF VERÔNICA GIULIANE MONTEIRO FERREIRA,JACKSON COSTA PINHEIRO UFPA UFPA
BIOLOGIA MARCANTE: UTILIZANDO A MÚSICA NO ENSINO INVESTIGATIVO SHEILA CRISTINA WOLFART RAMOS,LUIZ CARLOS PINHO UFSC
BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR MEIO DA PRODUÇÃO DE GAMES MARBYO JOSÉ DA SILVA,LETÍCIA RIBES DE LIMA,FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL UFAL
BLOG PROLIFERANDO CONHECIMENTO: ATIVIDADES INVESTIGATIVAS SOBRE AEDES AEGYPTI E AFINS TATIANA FEYH WAGNER,CARLOS JOSÉ DE CARVALHO PINTO UFSC UFSC
CARTILHA COM A CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E A QUALIDADE DE UMA MINA DE ÁGUA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA DE MINAS GERAIS ANA ELIZA ANDREAZZI,ANDREZA ELVIRA ROSA UFJF
CHIKUNGUNYA: UMA NOVA FORMA DE APRENDER SAMUEL BARBOSA DE LIMA UFPB
CIÊNCIA E CULTURA NA COMUNIDADE ESCOLAR DE VILA DO RIACHO WELIGTON JOSÉ PERUCH JUNIOR,VIVIANA BORGES CORTE,MICHELL PEDRUZZI MENDES ARAÚJO UFES
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS EM CINCO REINOS ATRAVÉS DE UMA PRÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO BOTÕES AMANDA DINIZ FRAGOSO,ALFREDO WIELOCH UFMG UFMG
CLUBE DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE DISCIPLINA ELETIVA PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PALOMA NAIR GOMES BATISTA,LIZIANE MARTINS UFES
COLEÇÃO DE PLANTAS VIVAS – PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA FERNANDA DE SOUSA PEREIRA,MAYARA KRASINSKI CADDAH UFSC
CONHECENDO OS VÍRUS ATRAVÉS DA ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM SANDRA VANESSA DA SILVA UFAL
CORDEL APLICADO À MICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO VITOR SANTOS DE SOUZA,MÁRCIA PERCÍLIA MOURA PATENTE UESPI
CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPOSTEIRA E HORTA COM A REUTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS CLAUDIO PAZ DA SILVA UFPB
DE ONDE VIEMOS? MICHELE MARGARETE BISPO DOS SANTOS,CELLY CRISTINA DO NASCIMENTO SABA,PATRICIA DOMINGOS,FLAVIA VENANCIO SILVA UERJ
DE ONDE VIEMOS? DIALOGANDO SOBRE A ORIGEM DA VIDA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EVELISE PEREIRA MULLER UFPR
DESAFIO DOS SISTEMAS: JOGO DIDÁTICO COOPERATIVO DE TABULEIRO PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO CAROLINA DE MELO MORAES,CLÁUDIO CHRYSÓSTOMO WERNECK UNICAMP
DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR LORENA HOFFMAM,FRANCISCO FILIPAK NETO UFPR
DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DA MERENDA ESCOLAR E ABORDAGEM DE DOENÇAS RELACIONADAS AOS HÁBITOS ALIMENTARES PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS ANDREZA ELVIRA ROSA,ANA ELIZA ANDREAZZI UFJF
DESMISTIFICANDO OS ATAQUES DE TUBARÕES ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE ZOOLOGIA JOSÉ ALDEMIR DA SILVA OLIVEIRA UFPB
DESVENDANDO OS VÍRUS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO TIC’S COMO RECURSO PEDAGÓGICO JOÃO PAULO ROLIN LIEVORE,KARINA SCHMIDT FURIERI UFES
DINAMIZANDO O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO CEJA ITABORAÍ : A SUSTENTABILIDADE COMO TEMA GERADOR DANIEL DE SOUZA SANTOS CANDIDO UFRJ
DIVERSIDADE ARBÓREA: UMA PRÁTICA INVESTIGATIVA NA ÁREA VERDE URBANA COMO FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO. MARISA MOREIRA ARAÚJO UFMG
DIVERSIDADE DE CORPOS E GÊNERO NO ENSINO DA BIOLOGIA CAIO CÉSAR SOUZA COELHO,MIGUEL LOPES UFMG,MARCO AURÉLIO MÁXIMO PRADO UFMG
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO COM CONSTRUÇÃO DE PODCAST MATHEUS WILHEN DE OLIVEIRA GLICÉRIO,ADLANE VILAS-BOAS FERREIRA UFMG
DOBRANDO CONHECIMENTO: AVES EM PAPER CRAFT PARA ENSINO DE ZOOLOGIA JARDEL PEDRO DE OLIVEIRA REZENDE,CAROLINA CAÑETE UFES
DOENÇAS, ANOMALIAS E SÍNDROMES CAUSADAS POR ERROS DURANTE A DIVISÃO CELULAR ROSIMERI SABIM BATISTA,FLAVIA SANT’ANNA RIOS UFPR
EDUCAÇÃO FARMACOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO JIMENA PEREIRA RODRIGUES KIRCHNER UFSC
ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM METODOLOGIAS ATIVAS: APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA CELULAR NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO CAMILA MUNIZ MELO ANTUNES,EVELISE MARIA NAZARI UFSC
ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDAR O SISTEMA ABO E FATOR RH KARINE MARIA DA SILVA WERNECK,IONE MARIA DE MATOS UFJF-GV
ELETIVA ABORDANDO BIOLOGIA ATRAVÉS DA ALIMENTAÇÃO, SAÚDE E BEM-ESTAR CRISTIANE SOARES DO NASCIMENTO,SILVANA DE ARRUDA UFPE UFPE
EMBRIOLOGIA AO ALCANCE DAS MÃOS KHRISTYANNE APARECIDA MOUTIM FERREIRA,TÂNIA MARA SEGATELLI UFMG
ENSINAR E APRENDER BIOLOGIA VALORIZANDO A FORMAÇÃO SOCIOEMOCIONAL ADRIANA CRISTINA CABRAL DA SILVA TEXEIRA,MARGARETE DE MONTEIRO MACEDO UFRJ
ENSINO DE BIOLOGIA: O USO DE PARÓDIAS NA APRENDIZAGEM DE MICROBIOLOGIA EPTACIO NECO DA SILVA,FRANCISCA LUCIA DE LIMA UESPI
ENSINO DE ECOLOGIA ASSOCIADO ÀS PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS E EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA JOÃO PAULO WAMSER,ROSANA MOREIRA DA ROCHA UFPR
ENSINO DE ZOOLOGIA DOS CORDADOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA VOLTADA PARA O ENSINO INVESTIGATIVO MARIELY DA SILVA E SILVA UFSC
ENSINO INVESTIGATIVO A PARTIR DAS MÍDIAS DIGITAIS VOLTADA AOS “MULTILETRAMENTOS” NO CONTEXTO DA BIOQUÍMICA NISLÂINE LIMA DA SILVA TAMANINI UFSC
ENSINO INVESTIGATIVO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO COM ROBÓTICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS LUCIANA MONTEIRO DA COSTA,JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS,LUCIANA PEREIRA XAVIER UFPA
ENSINO INVESTIGATIVO USANDO A ANALOGIA ‘FÁBRICA-CÉLULA’ SAMYRA CARDOZO SANTOS PERIM,KARINA CARVALHO MANCINI UFES
ENTENDENDO AS DIFERENÇAS ENTRE A PROBABILIDADE CALCULADA E A FREQUÊNCIA VERIFICADA: DESENVOLVIMENTO E USO DE UM SIMULADOR LUCIANA MARIA LUZIA SOBRAL ANDRADE,MONICA BUCCIARELLI RODRIGUEZ,CÉLIO ROBERTO MELILLO UFMG
ENXERGAR O INVISÍVEL: CONHECENDO AS ALGAS COM USO DE COLETA E ANÁLISE MICROSCÓPICA ALMELIANE ALVES DE SOUSA,ROSELIS RIBEIRO BARBOSA MACHADO UESPI
ESSE(A) SOU EU? HORMÔNIOS E DIVERSIDADE DE GÊNERO. ALFREDO CÉSAR DE RESENDE PAZ,CARLA LEDI KORNDÖRFER,LUCIANO SILVA FIGUEIRÊDO UESPI
ESTIMATIVA POPULACIONAL PARA COMPREENSÃO DO FENÔMENO DE EXTINÇÃO BRENO CARVALHO BRITO,ALFREDO WIELOCH UFMG UFMG
ESTUDANDO OS TIPOS DE OVOS E SUA RELAÇÃO COM A EVOLUÇÃO ANIMAL ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FRANCISCO GERALDO GOMES NAZÁRIO UERN
ESTUDO INVESTIGATIVO SOBRE MEIOSE E VARIABILIDADE GENÉTICA COM USO DE MODELOS DIDÁTICOS. RÔMULO FREIRE BARBOSA,FILIPE AUGUSTO GONÇALVES DE MELO UESPI
ETNOBOTÂNICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA DE PLANTAS: DIÁLOGO DE SABERES ENTRE ESTUDANTES JOÃO SANTOS DO NASCIMENTO NETO UESPI
EXPLORANDO A DIVERSIDADE CELULAR CAROLINA GONÇALVES DIAS,KARINA CARVALHO MANCINI UFES
FERMENTAÇÃO NO ENSINO VIRTUAL TENDO COMO ESTRATÉGIA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA MARCOS JOSUÉ DE MIRANDA UNICAMP
FUNGOS DO BEM: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MICOLOGIA LUCINÉIA VIEIRA DA SILVA UFAL
GAMIFICAÇÃO INVESTIGATIVA NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA ELIS REGINA DOS REIS ZOCCHE,HILTON MARCELO DE LIMA SOUZA UNEMAT UNEMAT
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE SISTEMÁTICA VEGETAL COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM MATHEUS MAGALHÃES DE ALMEIDA RODRIGUES,PABLO CASTRO SANTOS UERN
GRUPOS DE PLANTAS E SEUS PROCESSOS EVOLUTIVOS DANÚBIA VIEIRA DE MELO,TARCILA CORREIA DE LIMA NADIA UFPE
GUIA PARA PROFESSORES DE BIOLOGIA: APROXIMAÇÕES ÀS METODOLOGIAS ATIVAS SILVIO CÉSAR CARDOSO DE MORAES UFPA
GUIA PARA SAÍDA DE CAMPO PARA O PARQUE NATURAL MUNICIPAL DA CAIEIRA EM JOINVILLE MARISE PREIS,DANIELA CRISTINA DE TONI UFSC
HERBÁRIO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE AUXÍLIO PARA RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS DANIELE DE MÉLO E SOUSA UFPB
HORTA MEDICINAL AUTOMÁTICA: BIOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL KAYO CÉSAR ARAÚJO DA NÓBREGA,JÚLIO CÉSAR DA SILVA DANTAS UFPB
INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST): A PRÁTICA EDUCATIVA COMO PREVENÇÃO GIVALDO PAULO BARBOSA UFAL
INTERVENÇÃO DE SDIS NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MEIO AMBIENTE DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO HARRYSSON FRANÇA DIAS DA SILVA,DIOGINA BARATA UFES
INVESTIGAÇÃO DE MICROALGAS EM AMBIENTES DE ÁGUA DOCE MARIA MILENA FERNANDES DA SILVA,ISABEL CRISTINA HIGINO ISABEL HIGINO SANTANA UECE
INVESTIGANDO A ATIVIDADE ENZIMÁTICA CLEODON RONALDO REGO FERNANDES,DARLENE CAMATI PERSUHN UFPB
JOGO DIDÁTICO SOBRE CARACTERÍSTICAS-CHAVE DO PLANO CORPORAL BÁSICO DOS ANIMAIS PARA AUXILIAR O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO LEONARDO LUIS MARQUES ASSUMPÇÃO UFRJ
LEVANTAMENTO DAS INTERAÇÕES DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR COM O CÓRREGO TAMBORIL E OS FATORES ASSOCIADOS A EXISTÊNCIA DE VERMINOSES CELIANE VIEIRA DO NASCIMENTO LIRA UFMG
MANUAL DE ENSINO INVESTIGATIVO DA CAATINGA (MEICAA) CENIRA ALEXANDRE SANTIAGO,ANDRÉA PEREIRA SILVEIRA UECE UECE
MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA SOBRE A BACIA HIDROGRÁFICA DE JACAREPAGUÁ JENIFFER RIBEIRO DA CRUZ,PATRICIA DOMINGOS,ROSANE MOREIRA SILVA DE MEIRELLES,CELLY CRISTINA DO NASCIMENTO SABA UERJ
METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS PARA O ENSINO MÉDIO LORENA DE FREITAS CÂMARA,DANIEL CASSIANO LIMA UECE
MICOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: A CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES E A NECESSIDADE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES DELIANE DE ABREU LEHRBACH UFSC
MICRORGANISMOS NA DESPOLUIÇÃO DAS ÁGUAS: UMA PRÁTICA INVESTIGATIVA PARA EJA LUIS PHILLIPE CARVALHAIS LEAL,ALFREDO HANNEMANN WIELOCH UFMG
MITOSE E MEIOSE: QUAL A DIFERENÇA? TATIANA DA ROCHA MAIA CAMPOS UERN
MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DO SISTEMA ENDÓCRINO COM ÊNFASE EM SAÚDE EMOCIONAL ELIDIANE KARINA GUSTAVO FELIZARDO MONTEIRO UFPB
MODELO DIDÁTICO REORGANIZÁVEL NO ENSINO DA CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS RONTHIER CARDOSO DOS SANTOS,DIÓGINA BARATA UFES
MODELOS DIDÁTICOS 3D PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA WAGNER GALVES JUNIOR,CARLA WANDERER UFPR
MODELOS DIDÁTICOS COMO POTENCIAIS RECURSOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE ANATOMIA ANIMAL COMPARADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA BRUNO PINHEIRO GOMES,LUIZ FERNANDO DUBOC DA SILVA UFES
MONTAGEM E ANÁLISE DE UM CLADOGRAMA UTILIZANDO BONECOS DE BISCUIT. CELSO DE ALMEIDA RAMOS,FRANCISCA LUCIA DE LIMA UESPI
NUTRIÇÃO: APRENDENDO COM OS RÓTULOS ALIMENTÍCIOS SOBRE ALIMENTAÇÃO E NUTRIENTES. JULIANA TESSAROLO DE ALMEIDA,DÉBORA BARRETO TERESA GRADELLA,MARCO ANTÔNIO ANDRADE DE SOUZA UFES
O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES NO ENSINO DO TEMA VÍRUS COM USO DO APLICATIVO BIOVIRAL. SÉRGIO DA SILVA MATOS UFJF
O ENSINO DA GRANDEZA QUANTIDADE DE MATÉRIA E SUA UNIDADE, O MOL RAQUEL MALTA PINTO,NILMA SOARES DA SILVA PROMESTRE
O ENSINO DE BIOQUÍMICA UTILIZANDO APRENDIZAGEM COM TUTORIA CLÍVIO MARQUES DA ROCHA DIAS,REGINA CÉLIA PEREIRA MARQUES UERN UERN
O IMPACTO DAS FAKE NEWS NA VACINAÇÃO MICHELE CAMARGO,JAIME PABA UFPR UFPR
O LIXO NOSSO DE CADA DIA: CRIAÇAO DE PADLET COLABORATIVO DA RELAÇÃO ENTRE O LIXO E OS HÁBITOS DE RECICLAGEM FLAVIA RODRIGUES UFMG
O LÚDICO NO ENSINO DA TEORIA DA EVOLUÇÃO JORDAN CARLOS COUTINHO DA SILVA,REGINA CÉLIA PEREIRA MARQUES UERN UERN
O LÚDICO NO ENSINO DE GENÉTICA DE POPULAÇÃO JUAN ADELANJO FILGUEIRA DE MOURA,ANA BERNADETE LIMA FRAGOSO,REGINA CÉLIA PEREIRA MARQUES UERN UERN
O PAPEL DOS VÍRUS NA ÁRVORE DA VIDA DAIANY APARECIDA GASPARINI GASTALDI,CRISTIANE FERREIRA LOPES DE ARAÚJO UNEMAT UNEMAT
O PROCESSO DE FERMENTAÇÃO NA PRODUÇÃO DO IOGURTE FERNANDA MENESES GOMES,ADLEY BERGSON GONÇALVES DE ABREU,CRISTIANE FERREIRA LOPES DE ARAÚJO UNEMAT UNEMAT
O QUE É O QUE É…QUE TECIDO É ESSE? MILTON PEREIRA DA SILVA JUNIOR,MARIA GARDENIA SOUSA BATISTA UESPI
O REINO DOS BOTÕES: UMA ATIVIDADE DE CLASSIFICAÇÃO FERNANDA DE ALMEIDA STUART PERDIGÃO FONSECA,ALFREDO WIELOCH UFMG UFMG
O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MICROBIOLOGIA ANA CAROLINA C DA SILVA,RICARDO R. MAZZON UFSC
O USO DE MEME INSTRUTIVO PARA ENSINO DE EVOLUÇÃO HUMANA NO ENSINO MÉDIO JÚLIO CÉSAR DE PAULA,SIMONE MOREIRA DE MACEDO UFJF
O USO DO TBL NO ENSINO DE BOTÂNICA KAROLINE LESSA RAMOS GONÇALVES SOUSA UERN
OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FUNDAMENTOS DE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL QUE ARTICULA O ESPAÇO DA ESCOLA COM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL JULIANA SILVÉRIO ALVES,MARINA DE LIMA TAVARES PROMESTRE
ÓRGÃOS, HORMÔNIOS E CICLO MENSTRUAL: O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA GENITAL FEMININO HELLBER EMMANUEL LIMA DE SANTANA UFAL
ORIGEM DA VIDA: TEORIAS SOBRE A ORIGEM DA VIDA NA TERRA LEANDRO ALVES DE LIMA UERN
ORIGEM DA VIDA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM INVESTIGATIVA DOMINGO SÁVIO LEITE FERREIRA,SHIRLIANE DE ARAÚJO SOUSA UECE
ORIGEM DOS SERES VIVOS E EVOLUÇÃO: CONTEXTUALIZAR PARA COMPREENDER. NAIARA DO NASCIMENTO SANTIAGO ZANETTI,ERICH BIRELLI TAHARA UFMG
PANDEMIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA OPORTUNIDADE PARA RESSIGNIFICAR A BIOLOGIA CELULAR KELLY CRISTINA PAES,PITER VINICIUS MARQUES DA SILVA,KARINA CARVALHO MANCINI UFES
PODCAST PAPO PLANCK: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO MUNDO PÓS-VERDADE IÁRA BELINK HELL,FELIPE OLIVEIRA SOUZA UFES
PRODUÇÃO DE KITS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA JEFERSON GEISON DE ALMEIDA,FABIO ALESSANDRO PIERI UFJF-GV
PROJETO “MINAS NA PESQUISA” EDMAR DO NASCIMENTO SILVA UFPB
PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE SEXUAL COM ÊNFASE NOS MECANISMOS DE AÇÃO DOS CONTRACEPTIVOS HORMONAIS E NO USO NOCIVO DO CONTRACEPTIVO DE EMERGÊNCIA. LEANDRO AUGUSTO DE ASSIS FONSECA,TÂNIA MARA SEGATELLI UFMG
PROMOÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA PANDEMIA DE COVID-19 GUIDO DOMINGOS BENTO,GLAECIR DIAS UFRJ UFRJ
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTITULADA ORIGEM DA VIDA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA MARIA FLAVIA DE SOUZA RÊGO UERN
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO PLANTAS MEDICINAIS ANA PAULA NERCOLINI BEDIN UFSC
PROPOSTA DIDÁTICA PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO MEIOTICO E A VARIABILIDADE GENÉTICA IVONE CORDEIRO DOS SANTOS UNICAMP
QUEM COM QUEM? JAQUELINE ESCODELER RODRIGUES UNEMAT
QUÍMICA DA VIDA: ÁGUA E SUAS PROPRIEDADES ANDREZA GAMA DE MENEZES CARDOSO,MARIA DA CONCEICAO VIEIRA DE ALMEIDA MENEZES UERN
RELÓGIO DO CORPO HUMANO DAS PLANTAS MEDICINAIS: MEDICAMENTO OU REMÉDIO? JANDRA LUCIA DE SOUZA LIMA UFPB
REPRESENTAÇÕES E CONHECIMENTOS SOBRE O BIOMA MATA ATLÂNTICA NO ENSINO MÉDIO MATHEUS OLIVEIRA PÓVOAS,MARCOS DA CUNHA TEIXEIRA UFES
SEMELHANÇA ENTRE NETOS E AVÓS À LUZ DA SEGREGAÇÃO CROMOSSÔMICA DURANTE A MEIOSE ÉLIQUE DO CARMO ARCANJO,VANDER CALMON TOSTA UFES
SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO KELI ADRIANA CAMPOS GONÇALVES UFSC
SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO PARA A ABORDAGEM DO TEMA DE ESPECIAÇÃO POLLYANNA GONÇALVES DA COSTA BARBOSA,DALMO ALMEIDA DE AZEVEDO,MARIA DANIELLE ARAÚJO MOTA UFAL
SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO SOBRE A ÁRVORE DA VIDA . ANA FLÁVIA DE ARAÚJO UERN
SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO MÉTODO CIENTÍFICO PAULO EDUARDO ERNST GARCIA,JAIME PABA UFPR UFPR
SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO UM INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE A ÁRVORE DA VIDA VEGETAL MIRTES MARA RODRIGUES ALENCAR,SAMUEL DUARTE SIEBRA,ANA CLÁUDIA SALES ROCHA ALBUQUERQUE UERN
SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE ASSOREAMENTO E LIXIVIAÇÃO LANAIDE LOBATO VIANA,ROSEANE DO SOCORRO DA SILVA MATOS FERNANDES UFPA
SEQUENCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE A INATIVAÇÃO DO CROMOSSOMO X NO ENSINO MÉDIO THALITA VERGINIA BATISTA DOS SANTOS RETCHESKI,NINA AMALIA BRANCIA PAGNAN UFPR
SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE OS GRUPOS DE PLANTAS MAUREN MARTINI LOBO,PATRICIA SOFFIATTI UFPR
SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA, FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA: A MÁGICA DO PÃO NOSSO DE CADA DIA. PATRÍCIA BARRETO MEDRADO,CRISTIANE FERREIRA LOPES DE ARAÚJO UNEMAT UNEMAT
SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA: IMPLICAÇÕES DA MEIOSE NAS ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS DÉBORA SOUZA RIBEIRO UFPR
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS PARA O ESTUDO DOS VÍRUS ILDEBRANDO GOMES DE OLIVEIRA,CRISTIANE FERREIRA LOPES DE ARAÚJO UNEMAT UNEMAT
SISTEMA ABO E RH: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA E SOCIAL NO MUNICÍPIO DE INHUMA-PI OHANA RAFAELA MORAIS SÁ UESPI
SISTEMAS ORGÂNICOS INTEGRADOS: VIAGEM PELO CORPO HUMANO LUCIANA DE PINHO TAVARES SOUSA,IASMIN RABELO DE QUEIROZ,EDUARDA MARIA SILVA DE SOUZA UFMG
SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA: ÁRVORE FILOGENÉTICA DAS PLANTAS JAIRIS LIMA DEMONTIEZ SILVA UERN
STEAMULANDO O UNIVERSO: CONSTRUINDO UM TOUR ESPACIAL PAUTADO NA ABORDAGEM STEAM ANDRESSA ANTÔNIO DE OLIVEIRA UFES
TIPOS SANGUÍNEOS DO SISTEMA ABO: EXEMPLO PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DE HERANÇA DE ALELOS MÚLTIPLOS RODRIGO NASCIMENTO,MONICA BUCCIARELLI RODRIGUEZ UFMG
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE CORPO HUMANO INFORMADA PELA MULTIMODALIDADE HELLEN JÉSSICA NEVES QUEIROZ,MARINA DE LIMA TAVARES PROMESTRE
USO DE CHATBOT EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA LUCAS DE AQUINO MOREIRA,CLAUDIO CHRYSOSTOMO WERNECK UNICAMP
USO DO DESIGN THINKING (DT) COM APLICAÇÕES DA TECNOLOGIA DIGITAL PARA CONSTRUÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO EM MICROBIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE EMPATIA, COLABORAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO ANA PAULA CORREIA,REGIANNE UMEKO KAMIYA,GILBERTO COSTA JUSTINO UFAL
UTILIZAÇÃO DE BLOG COM CONTEÚDO DE BIOLOGIA COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM ROMUALDO RAMON MARTINS DE QUEIROZ,REGINA CÉLIA PEREIRA MARQUES UERN UERN
VALIDAÇÃO DO RECURSO DIDÁTIDO EM FORMA DE JOGO ENTITULADO “TRILHA DO KOCH” ANA BEATRIZ LIMA DA SILVA MOREIRA,ROSANE MOREIRA SILVA DE MEIRELLES UERJ
VAMOS FALAR DE EVOLUÇÃO DAS PLANTAS? A SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA NA CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS HALAINNE GARDENIA PINTO TORRES SOUZA UERN
VENDO O INVISÍVEL – ROTEIROS PARA AUXILIAR A PERCEPÇÃO DOS MICRORGANISMOS E SUA IMPORTÂNCIA NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES. JANYEDJA CARVALHO DE ANDRADE,ANA LÚCIA GIANNINI UFRJ