Município

Alvinópolis

História

O seu povoamento teve início nas primeiras décadas do século XVII, quando o sertanista Paulo Moreira da Silva encontrou ouro no rio Gualaxo do Norte e a procura de novas terras encontrou as margens do Rio do Peixe solo de alta fertilidade.

A partir daí iniciou-se o povoamento do lugar e nesse período a economia era exclusivamente agrícola destinada ao abastecimento das cidades mineradoras de Mariana e Ouro Preto. Em 1745 uma capela foi erigida a pedido de Paulo Moreira em sua fazenda, em homenagem a Nossa Senhora do Rosário e curada por provisão de 20 de julho de 1754.

No inicio do século XX, o padre José Marciano de Aguiar Trouxe à paróquia o progresso, introduzindo a indústria de tecelagem, importando todo o maquinário da Europa. Esta indústria, fundada pelo padre, mais tarde formou-se a Companhia Fabril Mascarenhas.

Em 5 de fevereiro de 1891, fica elevada a categoria de vila e constituída em município, com a denominação de vila Alvinópolis, a frequesia de Nossa Senhora do Rosário de Paulo Moreira, desmembrada do município de Mariana. Em 24 de maio de 1892, é elevada à categoria de cidade.

O topônimo “Alvinópolis” foi uma homenagem ao ilustre mineiro, Cesário Alvim, ex-governador de Minas Gerais.

 

Distritos

Fonseca, Barretos de Alvinópolis e Major Ezequiel.

Conta ainda com mais de 20 comunidades rurais, dentre elas: Zamparina, Cata Preta, Mostarda, Mumbaça, dentre outros.