Município

Dom Silvério

História

Dom Silvério, cujo nome outrora era Saúde, surgiu de um breve comunicado, datado de 1761, enviado ao Bispo de Mariana, Dom Frei Manuel da Cruz, pelo padre José Ferreira de Souza, responsável pela capela então existente no mesmo lugar onde hoje está construída a sua Matriz. O padre comunicava ao bispo que a capela teria a partir de então, o nome de “Nossa Senhora da Saúde”. Era a certidão de nascimento e batismo. Era o começo da existência de um povoação que até então, não existia. Era uma simples capela em torno da qual uma aldeia ia nascendo.

A criação do distrito de Saúde foi confirmada pela Lei Estadual Nº 02 de 14 de setembro de 1891, (objeto de Lei Nº 2.941 de 01 de dezembro de 1873) e em 07 de setembro de 1927, pela Lei Nº 843, Saúde passa a estar sob a jurisdição de Alvinópolis.

Finalmente, em 17 de dezembro de 1938, através do Decreto Estadual nº 148, o Distrito foi desmembrado de Alvinópolis e elevado a município, sendo determinado que Saúde passaria a se chamar Dom Silvério, em homenagem ao membro da Academia Brasileira de Letras e primeiro Arcebispo de Mariana e do Brasil, Dom Silvério Gomes Pimenta. O primeiro prefeito foi Antônio Nunes Pinheiro, que administrou a cidade de 1939 a 1943.

 

Distritos

 São tomé e Melos.

Site do município