Município

João Monlevade

História

Em agosto de 1817, chega à região o engenheiro francês Jean-Antoine Félix Dissandes de Monlevade. Naquele local, localizado na então Província de Minas Gerais, Jean comandou um estudo mineralógico e geológico do solo do lugar, pesquisa a qual resultou na descoberta de vastas forjas propícias para a produção de ferro. Jean Dissandes montou a primeira forjaria de Minas movida a força da água.

Ao chegar às terras do antigo Arraial de São Miguel, Jean Antoine deu início, por volta de 1818 à construção de sua residência, que teria o nome de Solar da Fazenda Monlevade.

Em 27 de dezembro de 1948, com a promulgação da Lei Estadual nº 336, criou-se o Distrito de João Monlevade.

João Monlevade foi emancipado em 29 de abril de 1964, tendo como principal fator de seu desenvolvimento a instalação da ArcelorMittal Aços Longos (antiga Belgo-Mineira), em 1921. Atualmente é formada por quase sessenta bairros, contando com diversos atrativos naturais, históricos e culturais, como a Matriz São José do Operário, construída na década de 1940 e a Forja Catalã, que foi feita para abrigar o engenheiro francês Jean-Antoine Félix Dissandes de Monlevade, homem que desbravou a região e a quem o atual nome do município homenageia.

Site do município