Município

Rio Piracicaba

História

O arraial de São Miguel de Rio Piracicaba, hoje Rio Piracicaba, foi fundado pelo Paulista João dos Reis Cabral, casado com D. Maria Antunes de Camargos, homem aventureiro que, deixando em São Paulo esposa e numerosa família, veio a esta região à procura de ouro.

No dia 29 de setembro de 1713,assentou o seu barracamento às margens de um pequeno ribeirão, afluente do Rio Piracicaba, onde logo constatou a existência de grande quantidade de pepitas de ouro, lugar este que a partir desta data passou a chamar-se Córrego São Miguel, em homenagem ao Santo do dia.

São Miguel e Rio Piracicaba que, segundo a língua Tupi/Guarani, quer dizer rio sem peixe ou peixe lustroso e negro ou “monte em que para o peixe.”

Ex-arraial de São Miguel de Rio Piracicaba, foi elevado a sede do município pela lei estadual nº 556, de 30 de agosto de 1911.

 

Distritos

Conceição de Rio Piracicaba (Jorge) e Padre Pinto (Caxambu).

Site do município

Cultura

Sua principal festa é o Jubileu do Senhor Bom Jesus, que acontece nos dias 1 a 3 de maio reunindo milhares de fiéis que acompanham os cortejos com as imagens do Senhor Bom Jesus, Nossa Senhora dos Passos e de São Miguel.