Município

Santa Bárbara

História

O bandeirante paulista Antônio Silva Bueno, explorando as margens do ribeirão existente nas fraldas da Serra do Caraça, encontrou ali ricas minas de ouro. A este ribeirão ele chamou de Santa Bárbara , pois chegara no dia 04 de dezembro de 1704, dia da santa deste nome, conforme calendário litúrgico.

A riqueza das minas descobertas por Bueno despertou a cobiça de outros aventureiros mineradores. Na esperança de se enriquecerem, fixaram-se nesta promissora região. Assim, desponta o arraial de Santo Antônio do Ribeirão de Santa Bárbara.

Segundo registros históricos, a construção da Igreja Matriz de Santo Antônio foi iniciada em 1713.

A partir da segunda metade do século XVIII, as reservas de ouro de aluvião começam a se esgotar devido a um processo de super exploração. Veio um período de decadência. As alternativas de vida eram as culturas de subsistência e a criação de gado.

Devido à privilegiada localização geográfica, o arraial foi adquirindo forças suficientes para se transformar em Vila. Foi elevada à condição de Vila em 16 de março de 1839, e em 1858 à condição de Município com o nome de “Santa Bárbara do Mato Dentro”. Em 1878, é feita sede de Comarca, desmembrando-se de Caeté.

 

Distritos

Barra Feliz, Brumal, Florária e Conceição do Rio Acima.

Outros subdistritos e comunidades rurais: Sumidouro, Santana do Morro, Galego, Vigário da Vara, Cruz dos Peixotos, Andre do Mato Dentro, Barro Branco, Cachoeira de Florária, Mutuca e Costa Lacerda.

Site do município