Município

São Domingos do Prata

História

O território do atual município de São Domingos do Prata era constituído de densas florestas habitadas pelos índios botocudos. O primeiro desbravador foi Domingos Marques Afonso que obteve sesmaria de terra fértil e convidativa para a atividade agrícola. Após a ocupação e iniciada a exploração do terreno, o desbravador se viu perdido em plena floresta, onde permaneceu vários dias, alimentando-se de frutas e raízes. Pelo seu esforço e ajudado pela fé, conseguiu chegar são e salvo a sua casa.

Em 1760, Domingos Marques Afonso e Antônio Alves Passos deram início a construção da capela dedicada a São Domingos Gusmão, onde hoje se ergue a Igreja Matriz de São Domingos do Prata, topônimo formado pelo Santo Padroeiro e completado pela alusão ao Rio da Prata que banha a cidade. Assim, quem nasce em São Domingos do Prata, denomina-se “Prateano”.

 

Formação Administrativa

O distrito foi criado em 20 de julho de 1843, pela Lei Provincial nº 247, sendo o arraial elevado a categoria de vila, já com o nome atual de São Domingos do Prata. Em março de 1890, pelo Decreto 23, a vila foi elevada à categoria de cidade, criando-se o município.

Pelo Decreto nº 126 de 29 de setembro de 1890, voltou o distrito de São Miguel de Piracicaba a incorporar-se ao município de Santa Bárbara.

A sede municipal foi instalada em 1891 pela Lei nº 45 de 02 de março do mesmo ano.

 

Distritos

Cônego João Pio, Juiraçú, Santana do Alfié, Ilhéus do Prata e Vargem Linda.

 

Site do município