Considerando a excepcionalidade do momento que vivemos por causa da pandemia, o planejamento para o retorno das atividades acadêmicas curriculares em regime presencial na UFMG se dá de maneira responsável, gradual, coletiva e dialógica, considerando os princípios de segurança, equidade e qualidade do ensino ofertado. Adotam-se cuidados necessários para que essas interações ocorram com segurança e qualidade, dada as condições sanitárias e as necessidades de aprendizagem próprias da formação acadêmica.

A partir do segundo período letivo de 2021, entra em vigor o Ensino Híbrido Emergencial (EHE), em substituição ao Ensino Remoto Emergencial (ERE), que estava em vigor desde agosto de 2020. O EHE é um regime de ensino de caráter temporário e emergencial, que mescla atividades acadêmicas remotas (em ambientes virtuais de aprendizagem) e presenciais (espaços físicos como sala de aula convencional, laboratório, campo, etc). Foi regulamentada na Resolução do Cepe Nº 05/2021, em 19 de agosto de 2021.

Nessa mesma Resolução há orientações da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) sobre atribuição de encargos didáticos e uma delas sugere que as atividades acadêmicas curriculares de natureza obrigatória para os ingressantes do segundo período letivo de 2021 deverão ser ofertadas no formato integralmente remoto, sendo recomendada, quando possível, a realização de atividades presenciais de participação facultativa aos ingressantes.

As diretrizes para aferição de assiduidade dos estudantes e para definição dos processos avaliativos no regime de Ensino Híbrido Emergencial (EHE) estão definidas pela Resolução 09/2021, de 2 de setembro, da Câmara de Graduação (CG) do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). O EHE será implementado pela UFMG a partir do segundo período letivo deste ano, que terá início em 13 de outubro e contará com os seguintes formatos: remoto assíncrono, remoto síncrono e presencial.

O retorno gradual se dá em consonância com o que dispõem o Plano para o retorno presencial na UFMG, o Protocolo de Biossegurança e Adequação do Espaço Físico e Monitoramento da UFMG, entre outras normas que tratam do retorno. Informações referentes ao contexto da pandemia são disponibilizados no site Coronavírus da UFMG.

ATENÇÃO! Antes de se encaminhar para a atividade presencial, acesse o MonitoraCovid UFMG e preencha o questionário de autoverificação de sintomas.