• A documentação será analisada por um dos conferentes e, caso necessário, ele entrará em contato pelo email e/ou telefone cadastrados no registro online.
  • Os candidatos da deverão aguardar a publicação do resultado no site de acordo com cada chamada e cronograma publicado na instrução. Os candidatos que tiverem o registro deferido deverão aguardar o envio do comprovante de registro e matrícula, via email, de acordo com o cronograma estabelecido na instrução. Caso o candidato seja indeferido, será necessário verificar os prazos e as instruções para protocolar o recurso.
  • OBS: O envio do comprovante de registro e matrícula ocorre durante todo o dia de acordo com o cronograma da instrução, por isso, aguardar até o final do dia para recebimento. Caso não receba, o candidato deverá enviar um e-mail para duvidaregistro@drca.ufmg.br

  • A documentação dos candidatos com ingresso no segundo semestre letivo de 2021 será analisada apenas quando estiverem concluídos os procedimentos de convocação do primeiro semestre letivo. Dessa forma, solicitamos aos candidatos que aguardem a divulgação do cronograma na página ufmg.br/sisu
  • ATENÇÃO: Na hipótese de o candidato classificado para ocupar vaga prevista para o segundo período letivo de 2021 ser convocado para antecipar seu ingresso na UFMG para o primeiro período letivo de 2021, ele deverá, obrigatoriamente, realizar todos os procedimentos previstos para registro acadêmico e matrícula para o primeiro período letivo de 2021. Esse procedimento observará, rigorosamente, a ordem de classificação dos candidatos. As informações sobre antecipação de entrada serão publicadas, exclusivamente, na página eletrônica ufmg.br/sisu. O candidato convocado para antecipar seu ingresso na UFMG para o primeiro período letivo de 2021 que não efetuar os procedimentos decorrentes da alteração do período letivo de ingresso na UFMG, na data determinada para esse procedimento, perderá o direito à vaga e será considerado formalmente desistente.

  • O Candidato/Aluno deverá encaminhar um email para o duvidaregistro@drca.ufmg.br.
  • Colocar no assunto: Pendência de documento
  • No corpo do texo: Número de matrícula, CPF e nome completo
  • Em anexo o documento pendente digitalizado.

  • A lista para realização de procedimentos presenciais é somente para candidatos que deverão passar pela BANCA DE VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO DA CONDIÇÃO DA DEFICIÊNCIA E/OU BANCA DE HETEROIDENTIFICAÇÃO. Ou seja, não há procedimentos presenciais para os demais candidatos.

  • O candidato que ainda possuir dúvidas após a leitura do EDITAL, deverá encaminhar um email para reservadevaga@drca.ufmg.br

  • A documentação para anexo deverá ocupar um espaço máximo de 2MB e estar em formato pdf. Caso o documento seja maior, orientamos compactar e tentar anexar novamente.

  • Favor acessar o link abaixo e seguir todas as orientações. Caso não consiga ter acesso, favor entrar em contato com o suporte técnico do DTI/UFMG. Os contatos encontram-se no final da página.
  • https://www.ufmg.br/dti/blog/calouros-grad/

  • Não é possível mudar o semestre de entrada.
  • Exceto para:
  • O candidato que, em virtude da pandemia de Covid-19, não puder comparecer a qualquer ato presencial dos procedimentos de registro acadêmico e matrícula inicial poderá optar pela não entrada no semestre para o qual foi classificado para ocupar vaga tendo, no entanto, que se submeter a estes procedimentos em data futura o que ensejará o seu registro acadêmico e matrícula inicial em semestre letivo imediatamente subsequente.

 

  • Candidatos aprovados em curso cuja entrada ocorra apenas no primeiro semestre terão seu ingresso no primeiro semestre de 2022, caso optem por se submeter aos procedimentos presenciais de registro acadêmico e matrícula inicial em semestre posterior para o qual foi classificado.

 

  • Candidatos aprovados em curso cuja entrada ocorra apenas no segundo semestre terão seu ingresso no segundo semestre de 2022, caso optem por se submeter aos procedimentos presenciais de registro acadêmico e matrícula inicial em semestre posterior para o qual foi classificado.

 

  • O período para opção de ano/semestre de entrada deverá ser realizado de acordo com o cronograma divulgado na instrução. O candidato deverá enviar o formulário preenchido e assinado para o e-mail dra@drca.ufmg.br. Formulário:

(https://www.ufmg.br/sisu/wp-content/uploads/2021/04/Formul%C3%A1rio-de-Requerimento-de-Semestre.pdf)

 

  • Obs: O candidato que optar pela não entrada no semestre para o qual foi classificado também deverá efetuar o registro acadêmico, via internet, bem como o upload da documentação obrigatória.

  • O candidato deverá ver as regras do Prouni

  • Caso seja aprovado, será necessário optar pela matrícula em um só curso. De acordo com a Lei nº 12.089/2009, é proibido uma mesma pessoa ocupar duas vagas em instituição pública de ensino superior. O estudante deve também estar atento às situações previstas no edital da UFMG.

 

  • Os sistemas de registro de cada universidade são diferentes, ou seja, se você tiver vínculo com outra instituição pública de ensino na graduação não impedirá de fazer o registro na UFMG. Porém, no momento do registro online, o candidato preenche com um sim declarando estar ciente que é proibida a ocupação de duas vagas em curso de graduação em instituições públicas de ensino. A partir daí, o candidato está ciente da lei e deve fazer o cancelamento. Não orientamos quando esse cancelamento deva ser feito.

  • Caso o candidato não seja convocado na chamada regular e ainda queira continuar participando do processo será necessário manifestar interesse em continuar participando da Lista de Espera por curso na página sisu.mec.gov.br. O período para este procedimento é estipulado a cada edição do Sisu.

 

  • Se ainda, não foi convocado pela lista de espera do MEC, os candidatos deverão realizar nova manifestação no Sistema da UFMG. O período e as instruções para este procedimento é estabelecido em edital e regulamentado pelo edital de Lista de Espera do Sisu na UFMG. É importante que o candidato imprima o comprovante de confirmação de interesse.

O candidato que já ocupar vaga na pós-graduação em qualquer que seja seu nível não tem direito ao registro acadêmico e matrícula em curso de graduação na UFMG. Esta situação fere o disposto nas normas vigentes que regulamentam a ocupação de vagas em instituição pública (Lei 12.089 de 11 de novembro de 2009) e no artigo 30 do Regimento Geral da UFMG.

  • O candidato que não efetuar o registro online no prazo determinado, perderá o direito à vaga (Item 8.18 do Edital UFMG/SiSU).

  • O envio do comprovante de registro e ou matrícula ocorre durante todo o dia de acordo com o cronograma da instrução, por isso, aguardar até o final do dia para recebimento. Caso não receba, o candidato deverá enviar um e-mail para duvidaregistro@drca.ufmg.br

Caso seja aprovado, será necessário optar pela matrícula em um só curso. De acordo com a Lei nº 12.089/2009 é proibido uma mesma pessoa ocupar duas vagas em instituição pública de ensino superior. O responsável pela conferência da documentação entrará em contato pelo email e/ou telefone cadastrados, durante o registro online, para resolução.

O motivo do indeferimento é encaminhado para o e-mail do candidato logo após a divulgação da lista dos indeferidos. Caso o candidato não receba até o segundo dia útil, ele poderá solicitar o comunicado por meio do seguinte endereço eletrônico recurso@drca.ufmg.br.