Busca no site da UFMG




Nº 1428 - Ano 30 - 04.3.2004


 


Juízo estético

A Editora UFMG acaba de lançar o livro Fragmentos das preleções sobre estética, de Friedrich Schiller, que integra a Coleção Travessias. Com tradução e introdução de Ricardo Barbosa, o livro traz escritos de Schiller na Universidade de Jena, durante o semestre de inverno de 1792-93, recolhidos e publicados pelo ouvinte Christian Friedrich Michaelis.

Nos textos, figuram alguns dos principais autores e problemas aos quais Schiller se dedicou, como Kant e a crítica do juízo estético. Os fragmentos servem de introdução aos escritos de Schiller para Kallias ou sobre a beleza, a seus ensaios sobre o sublime e à sua obra mais conhecida: as cartas sobre a educação estética. A Coleção Travessias tem por finalidade possibilitar aos leitores de língua portuguesa o acesso a pequenas obras de grandes pensadores, por meio de traduções fidedignas, sempre precedidas por breve introdução e acompanhadas de notas de esclarecimento. O livro pode ser encontrado na Livraria UFMG, na Praça de Serviços, ao preço de R$15. Mais informações pelo telefone 3499-4642.

Quarta Doze e Trinta

A peça teatral Nossa pequena Mahagonny é a atração de estréia do projeto Quarta Doze e Trinta em 2004. Montado pelo Grupo de Pesquisa-Prática em Atuação (Grupa) e dirigido por Lenine Martins, o espetáculo será encenado no dia 17 de março, às 12h30,
na Praça de Serviços do campus Pampulha.

Criado em 1980, o Quarta Doze e Trinta oferece, às quartas-feiras, um espetáculo cultural, gratuito, com duração de uma hora. As atividades são realizadas no auditório da Reitoria ou na Praça de Serviços. Em seu 24º ano, o projeto segue com programação variada, que inclui teatro, cinema, dança, música de todos os gêneros e contação de histórias. "Estamos muito satisfeitos com a boa recepção ao programa", diz Sérgio Diniz, programador cultural da Universidade. O projeto é realizado pela Diretoria de Ação Cultural e pela Coordenadoria de Assuntos Comunitários, e conta com patrocínio da Nossacoop.

Confira a programação para os meses de março e abril:

17 de março - Nossa Pequena Mahagonny - Grupo de Pesquisa-Prática em Atuação (Grupa). Local: Praça de Serviços.

24 de março - O Amor no Grande Sertão (do livro Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa). Adaptação: Ana Leonel Queiroz. Local: Auditório da Reitoria.

31 de março - Vander Lee (show acústico). Local: Praça de Serviços.

07 de abril - A Marvada Carne, filme de André Klotzel (1985). Local: Auditório da Reitoria.

14 de abril - Mar de Montanhas, show de Péricles Garcia e Banda. Local: Praça de Serviços.

28 de abril - A barrigada - Formandos de 2003 da Escola de Teatro da Fundação Clóvis Salgado. Direção: Ângela Mourão. Local: Praça de Serviços.

Ergonomia no trabalho

Estão abertas as inscrições para o curso Especialização em Ergonomia, realizado pelo departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina, em conjunto com o departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia, ambos da UFMG. A pós-graduação, em nível lato sensu, é aberta a profissionais da saúde, engenheiros, arquitetos e outros
interessados.

A ergonomia é um conjunto de conhecimentos sobre o homem no trabalho, que busca influenciar a concepção dos instrumentos, máquinas e sistemas técnico-organizacionais, segundo critérios de saúde e eficiência. O curso da UFMG pretende discutir qualidade, produtividade e saúde dos trabalhadores, através da apresentação de princípios e conceitos básicos do tema. A iniciativa é coordenada pelos professores Francisco de Paula Antunes Lima e Ada Ávila Assunção.

Mais informações pelo telefone 3248-9112 ou pelo e-mail ergonomia@medicina.ufmg.br.

Chica da Silva

O livro Chica da Silva e o contratador dos diamantes - o outro lado do mito, de autoria da professora Júnia Furtado, do departamento de História da Fafich, recebeu menção honrosa no Prêmio Casa de las Américas 2004, que reconhece obras produzidas por pesquisadores das Américas Latina e Central. Chica da Silva foi premiado na categoria Literatura Brasileira, em cerimônia ocorrida em Cuba, no dia 30 de janeiro.

Publicado pela Companhia das Letras, o livro de Júnia Furtado questiona o mito construído em torno da ex- escrava Chica da Silva, que viveu em Diamantina no período colonial. A historiadora desfaz a imagem atribuída a Chica de mulher exuberante, sensual e revolucionária e revela uma mulher forra que tinha uma vida muito parecida com a de outras ex-escravas que viveram na sua época.


Erramos

Incubadora

O fundador da empresa iVision, incubada pela UFMG, é Luiz Fernando Etrusco e não Luiz Felipe Etrusco como informou a matéria Incubadora abre espaço para novos empreendedores, publicada na edição 1.426 (12 de fevereiro). Ele cursou mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica e não em Engenharia Mecânica, como também foi informado.

Calendário 2004

No encarte da edição 1.427, que publicou a íntegra do calendário acadêmico de 2004, foi informado que o período de 7 a 9 de junho está reservado ao protocolo de requerimentos de reopção e rematrícula. Na verdade, além dessas duas modalidades, também serão aceitos, nas mesmas datas, pedidos de obtenção de novo título e transferência. A data do encarte também saiu errada: a correta é 19 de fevereiro de 2004 e não 18 de dezembro de 2003, como foi veiculado no rodapé da publicação.