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Vocação para a Ciência
ICB desenvolve projeto de educação científica
em
escolas do ensino médio
Ana Rita Araújo
escobrir
que a Ciência possui mais dúvidas do que certezas. Essa
talvez seja a grande novidade para os alunos do ensino médio e fundamental
de escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que, desde
julho do ano passado, freqüentam laboratórios do Instituto de
Ciências Biológicas (ICB). Eles participam do projeto UFMG
e escolas _ educando para a Ciência.
A iniciativa, desenvolvida por professores do ICB com o apoio da Fundação
Vitae, procura levar a alunos e professores aquilo que é mais característico
do modo de pensar científico: a curiosidade investigativa. "Não
pretendemos reciclar conteúdo nem ensinar os professores a lecionar.
O objetivo é levar uma postura mais científica para a sala
de aula", diz o coordenador do projeto, professor Paulo Sérgio
Lacerda Beirão.
Beirão diz que, em algumas das escolas participantes, já é possível perceber uma mudança de atitude do professor, pois não há mais tanta preocupação em chegar a resultados previsíveis com os experimentos. Assim, a aula torna-se um espaço para elaboração de perguntas.
O projeto também começa a render outros frutos, ao estimular nos participantes o interesse pela carreira científica. A estudante Rúbia de Oliveira Mourão, aluna do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Flávio dos Santos, diz que as experiências nos laboratórios da Universidade ajudaram-na a se decidir pelo vestibular para Ciências Biológicas. Já Adriana Reis Santos Cardoso, professora de Ciências da Escola Estadual Afrânio de Melo Franco, também participante do projeto, prepara-se para ingressar no mestrado na mesma área.
Aberto a professores e estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas, o projeto consta de três atividades: curso de férias, visitas dos professores da UFMG às escolas onde estudam alunos que participam do projeto, e estágio em laboratórios da Universidade.
Voltado prioritariamente para professores e estudantes das redes públicas, o curso de férias acontece nos meses de janeiro e julho, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no campus Pampulha. A divulgação é feita pela Secretaria de Estado de Educação e, no caso do município, por contato direto com as escolas.
Dentro de temas propostos pelo grupo organizador do curso,
os participantes elaboram perguntas e buscam as próprias respostas,
em uma semana de aulas práticas nos laboratórios do departamento
de Bioquímica do ICB.
Congresso científico
Os resultados obtidos com os experimentos são apresentados em forma
de peça teatral e, no caso dos professores, também em uma
simulação de congresso científico. Os professores têm
uma semana a mais de atividades _ palestras, aulas de informática
e visitas a outros laboratórios do ICB e ao Museu de Ciências
Morfológicas.
Após o curso, professores do projeto visitam as escolas envolvidas, para conhecer as condições locais de realização de trabalhos experimentais e avaliar o tipo de apoio que a Universidade pode dar às escolas. Um estágio nos laboratórios do ICB, exclusivo para estudantes e professores da rede pública selecionados entre os participantes, é a terceira atividade do projeto.
UFMG e escolas _ educando para a Ciência no ensino
médio e fundamental funciona desde o ano passado e baseia-se na experiência
pioneira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), seguida recentemente
pela Universidade de Campinas (Unicamp). Financiado pela Fundação
Vitae, o projeto se expandiu em 2003, incorporando, além da UFMG,
as universidades federais do Ceará (UFC), do Rio Grande do Sul (UFRS)
e de Santa Maria (UFSM). Este ano, outras quatro universidades federais
se juntaram às demais: Pernambuco (UFPE), Rio Grande do Norte (UFRN),
Pará (UFPA) e Santa Catarina (UFSC). "Em todas, o projeto envolve
programas de pós-graduação com grande reconhecimento
nacional e grupos de pesquisa já consolidados", explica Beirão.
Projeto: UFMG e escolas - educando para a Ciência no ensino médio e fundamental
Equipe: professores Paulo Sérgio Lacerda Beirão, Angela Ribeiro, Marcelo Bemquerer, Andrea Mara Macedo, Santuza Teixeira e Maria de Fátima Horta
Períodos: em janeiro e julho ocorre
o curso de férias, a partir do qual são selecionados os alunos
que freqüentam laboratórios do ICB durante os semestres seguintes