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Nº 1434 - Ano 30 - 15.4.2004


Vocação para a Ciência

ICB desenvolve projeto de educação científica em
escolas do ensino médio

Ana Rita Araújo

escobrir que a Ciência possui mais dúvidas do que certezas. Essa talvez seja a grande novidade para os alunos do ensino médio e fundamental de escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que, desde julho do ano passado, freqüentam laboratórios do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Eles participam do projeto UFMG e escolas _ educando para a Ciência.

A iniciativa, desenvolvida por professores do ICB com o apoio da Fundação Vitae, procura levar a alunos e professores aquilo que é mais característico do modo de pensar científico: a curiosidade investigativa. "Não pretendemos reciclar conteúdo nem ensinar os professores a lecionar. O objetivo é levar uma postura mais científica para a sala de aula", diz o coordenador do projeto, professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão.

Beirão diz que, em algumas das escolas participantes, já é possível perceber uma mudança de atitude do professor, pois não há mais tanta preocupação em chegar a resultados previsíveis com os experimentos. Assim, a aula torna-se um espaço para elaboração de perguntas.

O projeto também começa a render outros frutos, ao estimular nos participantes o interesse pela carreira científica. A estudante Rúbia de Oliveira Mourão, aluna do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Flávio dos Santos, diz que as experiências nos laboratórios da Universidade ajudaram-na a se decidir pelo vestibular para Ciências Biológicas. Já Adriana Reis Santos Cardoso, professora de Ciências da Escola Estadual Afrânio de Melo Franco, também participante do projeto, prepara-se para ingressar no mestrado na mesma área.

Aberto a professores e estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas, o projeto consta de três atividades: curso de férias, visitas dos professores da UFMG às escolas onde estudam alunos que participam do projeto, e estágio em laboratórios da Universidade.

Voltado prioritariamente para professores e estudantes das redes públicas, o curso de férias acontece nos meses de janeiro e julho, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no campus Pampulha. A divulgação é feita pela Secretaria de Estado de Educação e, no caso do município, por contato direto com as escolas.

Dentro de temas propostos pelo grupo organizador do curso, os participantes elaboram perguntas e buscam as próprias respostas, em uma semana de aulas práticas nos laboratórios do departamento de Bioquímica do ICB.

Congresso científico

Os resultados obtidos com os experimentos são apresentados em forma de peça teatral e, no caso dos professores, também em uma simulação de congresso científico. Os professores têm uma semana a mais de atividades _ palestras, aulas de informática e visitas a outros laboratórios do ICB e ao Museu de Ciências Morfológicas.

Após o curso, professores do projeto visitam as escolas envolvidas, para conhecer as condições locais de realização de trabalhos experimentais e avaliar o tipo de apoio que a Universidade pode dar às escolas. Um estágio nos laboratórios do ICB, exclusivo para estudantes e professores da rede pública selecionados entre os participantes, é a terceira atividade do projeto.

UFMG e escolas _ educando para a Ciência no ensino médio e fundamental funciona desde o ano passado e baseia-se na experiência pioneira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), seguida recentemente pela Universidade de Campinas (Unicamp). Financiado pela Fundação Vitae, o projeto se expandiu em 2003, incorporando, além da UFMG, as universidades federais do Ceará (UFC), do Rio Grande do Sul (UFRS) e de Santa Maria (UFSM). Este ano, outras quatro universidades federais se juntaram às demais: Pernambuco (UFPE), Rio Grande do Norte (UFRN), Pará (UFPA) e Santa Catarina (UFSC). "Em todas, o projeto envolve programas de pós-graduação com grande reconhecimento nacional e grupos de pesquisa já consolidados", explica Beirão.

Projeto: UFMG e escolas - educando para a Ciência no ensino médio e fundamental

Equipe: professores Paulo Sérgio Lacerda Beirão, Angela Ribeiro, Marcelo Bemquerer, Andrea Mara Macedo, Santuza Teixeira e Maria de Fátima Horta

Períodos: em janeiro e julho ocorre o curso de férias, a partir do qual são selecionados os alunos que freqüentam laboratórios do ICB durante os semestres seguintes