Universidade Federal de Minas Gerais

Felipe Zig
Aquaculturab.jpg
O diretor da Escola de Veterinária, Roberto Baracat, em discurso durante a solenidade de inauguração

Universidade inaugura complexo laboratorial de aquacultura

sexta-feira, 10 de março de 2006, às 11h48

A UFMG inaugurou, nesta quinta-feira, 9 de março, o Laboratório de Aquacultura (Laqua) da Escola de Veterinária, pioneiro na América Latina na cadeia produtiva da aqüicultura.

Participaram da solenidade a reitora, Ana Lúcia Gazzola, o vice-reitor, Marcos Borato, o diretor da Escola, Roberto Baracat de Araújo, o coordenador do Laboratório, Lincoln Pimentel Ribeiro e os pesquisadores do Laqua, Daniel Vieira Crepaldi e Edgar de Alencar Teixeira. Também foram convidados dirigentes da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca Regional (Seap-MG) e pesquisadores da área.

Três laboratórios do complexo já estão em funcionamento - limnologia, nutrição e bioclimatologia. Os recursos para finalização do setor de produção e reprodução de peixes do Laboratório estão liberados, mas aguardam a votação do Orçamento 2006. Esse setor será dotado de filtros que promovem a recirculação da água, reaproveitando todo o volume utilizado.

O complexo laboratorial é o único da América Latina a contemplar todas as fases de produção do peixe. O Laqua já recebeu cerca de R$ 2 milhões em investimentos, vindos do Fundo Verde-Amarelo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); da Seap, ligada à presidência da República; e recursos próprios da Escola de Veterinária.

Leia mais sobre o Laqua no Boletim da UFMG.