Arquivo/Editora UFMG
LAIS_pagina_1.jpg
A poetisa Laís Corrêa de Araújo, em 1950

Morre a poeta Laís Corrêa de Araújo

terça-feira, 19 de dezembro de 2006, às 16h40

Faleceu em Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira, aos 78 anos, a poetisa, escritora e jornalista Laís Corrêa de Araújo Ávila. Ela estava internada há cinco meses no hospital Life Center, com problemas renais. O corpo está sendo velado no cemitério Parque da Colina, onde será sepultado nesta quarta-feira, às 11h.

Laís deixa viúvo o poeta Affonso Ávila e os filhos Paulo, Miriam - professora da Faculdade de Letras da UFMG, casada com o professor de filosofia, Rodrigo Duarte -, Cristina, que é historiadora, o também poeta e jornalista Carlos Ávila e Mônica, residente em São Paulo.

Junto com seu marido, o poeta Affonso Ávila, Laís Corrêa de Araújo exerceu larga influência no meio literário de Minas Gerais, como poeta, ensaísta, editora do Suplemento Literário de Minas Gerais e titular da coluna Roda gigante, publicada regularmente durante muitos anos no jornal Estado de Minas.

Além de artigos de crítica literária, publicou um livro de ensaios sobre o poeta Murilo Mendes, com quem manteve intesa correspondência. Sua obra mais recente, Inventário, que reúne poemas publicados em livro entre 1951 e 2002, saiu em dezembro de 2004, pela Editora UFMG, com ensaio crítico de Maria Esther Maciel. (Clique para ler na íntegra)


Opiniões
"Considero Laís uma das poetas mais importantes do país, mas destaco também sua militância literária na imprensa, onde contribuiu de maneira decisiva para a formação e a atualização do público leitor de Minas Gerais", disse o professor da Faculdade de Letras e diretor da Editora UFMG, Wander Melo Miranda.

Segundo ele, "com Inventário, a Editora UFMG teve a honra de publicar a antologia da obra de Laís Corrêa de Araújo, que sem dúvida será lembrada especialmente pela excelência de sua poesia",

Já o diretor da Faculdade de Letras da UFMG, Jacyntho Lins Brandão, diz considerar Laís Corrêa de Araújo "uma das personalidades literárias mais importantes da segunda metade do século 20 em nosso país".

Depois de mencionar sua atividade como poeta e ensaísta, ele completou: "Entre os trabalhos que realizou, destaco sua passagem pela Biblioteca Pública do Estado, como diretora. Em recente pesquisa que fiz, percebi que a mão de Laís estava lá, em vários lugares".

Dados biográficos
Filha de família de origem pernambucana, Laís Corrêa de Araújo Ávila nasceu em Campo Belo (MG) em 1928. Formou-se, por volta de 1950, bacharel em Línguas Neolatinas pela Faculdade de Filosofia da UFMG. Em 1951 publicou Caderno de Poesia, sua primeira obra poética. Em 1954, esteve no Congresso Internacional de Escritores, seção de Poesia, em São Paulo, onde teve contato com João Cabral de Melo Neto. No ano seguinte, publicou O Signo e Outros Poemas.

Em 1959 criou a coluna Roda gigante no jornal O Estado de Minas; em 1960, colaborou no jornal O Estado de S. Paulo. Participou no Segundo Congresso Brasileiro de Crítica e História Literária, em 1961, onde travou contato com Haroldo de Campos.

Participou, ainda, na Semana Nacional de Poesia de Vanguarda, realizada na Reitoria da UFMG, em 1963. Em 1992 ocorreu, em Ouro Preto, a publicação de seu livro Caderno de Traduções, com textos de poesia e prosa de André Breton, Enrique Anderson Imbert, Javier Villafãne, entre outros.

Também fazem parte de sua obra poética os livros Cantochão (1967), Maria e companhia (1983), Decurso de prazo (1988) e Pé de página (1995).

A poesia de Laís Corrêa de Araújo filia-se à terceira geração do Modernismo. Sobre ela, escreveu o crítico Fábio Lucas: "o estilo vivo e até mesmo arrojado de Laís Corrêa é dotado de uma impulsiva força de expressão. Os seus sonetos refletem os grandes momentos do gênero, de tal modo a comunicar a sensação perfeita dos sonetos mais bem estruturados, mesmo quando a poeta não se dá a acompanhar os moldes clássicos e abole, por exemplo, a rima ou a rígida metrificação". (Leia aqui um poema de Laís Corrêa de Araújo)

09/fev, 7h10 - Conferência internacional sobre 'corpora' e fala terá viés interdisciplinar

09/fev, 7h06 - Seminário apresenta pesquisa de núcleo da UFMG sobre comunidades afro-brasileiras de BH

09/fev, 7h01 - Especialização a distância em Ensino de Artes Visuais recebe inscrições até final de fevereiro

09/fev, 7h01 - Funarte oferece espaço em BH para montagem de espetáculos

09/fev, 7h00 - Programa da Fump facilita acesso a material acadêmico

08/fev, 16h42 - Anunciados novos secretários do MEC e o presidente do Inep

08/fev, 12h21 - Pós-graduação da UFMG treina alunos brasileiros que vão competir na Olimpíada Internacional de Química

08/fev, 7h06 - Cultura livre e memória da web serão temas de debate de pesquisadora da Fafich no Campus Party

08/fev, 7h05 - Especialização em Estatística mantém inscrições abertas para preenchimento de 80 vagas

08/fev, 7h03 - Coletânea apresenta diferentes análises sobre a educação de jovens e adultos

08/fev, 7h02 - Turmas de ensino fundamental para jovens e adultos recebem inscrições

08/fev, 7h01 - Faculdade de Letras inscreve para cursos de idiomas

08/fev, 7h01 - Consulta pública vai definir novas regras para medicamentos de referência

08/fev, 7h00 - Pesquisador francês Jean Peytard será homenageado em colóquio internacional

07/fev, 9h49 - Boletim UFMG volta a circular

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Destaques
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Libras
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Reuni
Semana do Conhecimento
Vestibular

Arquivos mensais:
fevereiro de 2012 (63)
janeiro de 2012 (153)
dezembro de 2011 (168)
novembro de 2011 (222)
outubro de 2011 (266)
setembro de 2011 (273)
agosto de 2011 (277)
julho de 2011 (236)
junho de 2011 (262)
maio de 2011 (254)
abril de 2011 (210)
março de 2011 (184)
fevereiro de 2011 (185)
janeiro de 2011 (179)
dezembro de 2010 (160)
novembro de 2010 (176)
outubro de 2010 (195)
setembro de 2010 (196)
agosto de 2010 (196)
julho de 2010 (181)
junho de 2010 (226)
maio de 2010 (229)
abril de 2010 (203)
março de 2010 (224)