Vestibular UFMG 2010

Cobertura da 1ª etapa do Vestibular

Vestibular 2010 da UFMG recebe inscrições de candidatos até 8 de setembro

sexta-feira, 21 de agosto de 2009 - 17h20

A UFMG recebe até 8 de setembro inscrições ao concurso Vestibular 2010. O procedimento deve ser feito exclusivamente pela internet, no site www.ufmg.br/vestibular2010. O valor da taxa de inscrição é R$ 130. No mesmo endereço, por meio do edital, estão disponíveis informações sobre como efetuar a inscrição.

Serão oferecidas 6,6 mil vagas, distribuídas em 75 cursos – o que representa aumento de 650 vagas em relação às oferecidas no concurso anterior. Do total de vagas, 240 serão para o campus de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, e as demais 6.360, para Belo Horizonte. As provas da primeira etapa serão aplicadas em 29 de novembro. A segunda etapa ocorrerá de 4 a 11 de janeiro de 2010.

Só poderá concorrer a uma das vagas o candidato que tiver concluído ou se encontrar regularmente matriculado na 3ª série do ensino médio, ou de curso equivalente. Quem não se enquadrar nesse critério, mas desejar, mesmo assim, participar do concurso poderá se inscrever como treineiro. Nessa categoria, o candidato não concorre a uma das vagas oferecidas pela Universidade.

Cursos novos

Para a edição 2010 do Vestibular, a UFMG oferece dez novos cursos: antropologia; biomedicina; ciências socioambientais; controladoria e finanças; dança; engenharia de sistemas; museologia; relações econômicas internacionais; tecnologia em radiologia e diagnóstico por imagem; e química tecnológica.

Em alguns cursos já existentes, o número de vagas foi ampliado, em relação ao concurso 2009. O de comunicação social ampliou a oferta de 100 para 120 vagas. O curso de farmácia passou de 132 para 212 vagas e filosofia de 45 para 85. O curso de geografia também teve aumento: 40 vagas, totalizando oferta de 120 no Vestibular UFMG 2010.

Bônus

Ao se inscrever, o candidato que comprovar haver cursado e ter sido aprovado nas quatro últimas séries do ensino fundamental e todo o ensino médio em qualquer escola pública do país poderá optar por concorrer ao Programa de Bônus de 10% em sua nota final, em cada uma das etapas do concurso. Isso significa que, à nota final do candidato, em cada etapa, será aplicado um multiplicador de 1,10 (um vírgula dez).

Além disso, o aluno de escola pública que se autodeclarar pardo ou negro também poderá optar por concorrer pelo Programa de Bônus de 15%, em sua nota final, em cada uma das etapas do concurso. Nesse caso, à nota final de cada etapa será aplicado um multiplicador de 1,15 (um vírgula quinze). O sistema de bônus no processo seletivo da UFMG foi adotado, pela primeira vez, no Vestibular 2009.

Período de Inscrição: de 12 de agosto a 8 de setembro de 2009
1° Etapa do Vestibular UFMG 2010: 29 de novembro de 2009