Vestibular UFMG 2010

Cobertura da 1ª etapa do Vestibular

Número de ausentes do Vestibular UFMG 2010 é menor que o das últimas edições

domingo, 29 de novembro de 2009 - 19h43

Em entrevista coletiva concedida à imprensa no final da tarde, a coordenadora Geral da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UFMG, Vera Resende, informou que 9,27% dos inscritos não compareceram às provas, sendo desclassificados do concurso. O número de ausentes é menor que o totalizado no ano passado, quando a Copeve registrou 12,16%. Mais de 63 mil candidatos estavam inscritos para fazer as provas da 1ª Etapa do Vestibular 2010.

As provas tiveram início às 14h25 e o atraso de 25 minutos foi considerado normal pela coordenadora. “As provas têm de ter início simultâneo em 16 cidades. Vinte e cinco minutos é um período até pequeno se consideramos que o vestibular é um processo tão extenso e que a prioridade é a segurança”, explicou.

O período de sigilo, que compreende o início da prova até o momento em que se permite a saída dos primeiros estudantes, foi estendido para além do prazo mínimo de duas horas. De acordo com a Copeve, o motivo foi uma errata distribuída para todos os locais de provas. Uma das questões da prova de Geografia, em alguns cadernos, estava com a impressão ilegível. “Tínhamos de ter certeza de que essa comunicação foi passada para todos os candidatos antes do fim do período de sigilo”, detalhou.

Vera Resende considerou tranquila a 1ª Etapa do Vestibular 2010. Ela relatou também que, até o momento, apenas 15 eliminações foram identificadas pela Copeve. O motivo foi o porte de aparelhos eletrônicos.

O gabarito será divulgado no final da noite no site da universidade www.ufmg.br e será lido pela rádio UFMG Educativa 104,5. O candidato ainda pode ter acesso ao gabarito por meio do sistema WAP (Wireless Aplication Protocol), no endereço eletrônico wap.ufmg.br a partir de um celular com tecnologia GSM, palms, entre outras.

O resultado da 1ª etapa do Vestibular será divulgado até o dia 15 de dezembro.