Vestibular UFMG 2010

Cobertura da 1ª etapa do Vestibular

Prova de redação divide opiniões

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010 - 19h05

Foca Lisboa
vestibular_2010_tamiris.jpg
Tamires: "texto mais solto"

A prova de redação, comum a todos os candidatos que concorrem a uma vaga na segunda etapa do Vestibular UFMG 2010, foi analisada de forma diferente por alguns vestibulandos. Marina Victal Faria, 17 anos, que tenta uma vaga no curso de Física, saiu confiante. “Não achei difícil, dava para fazer as questões e o texto de apoio ajudou muito”, diz.

Marina e os mais de 17 mil vestibulados dissertaram sobre a importância da educação a distância e criaram um depoimento encarnando o personagem Demétrio, do livro Crônica da Casa Assassinada, de Lúcio Cardoso, uma das obras literárias indicadas para o concurso.

Tamires Mandacaru, de 22 anos, que concorre a uma vaga para o curso de Gestão Pública acredita que se desincumbiu bem da tarefa. “Foi uma prova tranquila, que, de certo modo, mediu o conhecimento crítico do aluno. Acredito que meu texto ficou mais solto”, diz a candidata.

Dificuldades

Para Renato Brandão, de 19 anos, que, pela segunda vez, disputa uma vaga para o curso de Arquitetura, a redação do Vestibular 2010 exigiu mais do que a do ano passado: “A questão sobre o livro estava no mesmo nível, já o tema da redação, educação a distância, foi mais difícil. A gente precisou pensar mais”.

Já as estudantes Raíssa Zanardo, de 17 anos, candidata ao curso de Arquitetura, e Fernanda Gouvêa, da mesma idade, que busca uma vaga em Engenharia Ambiental, foram surpreendidas pela questão que pedia a criação de um depoimento relacionado à obra de Lúcio Cardoso. “Não é muito usual”, estranhou Raíssa. As duas vieram de Viçosa para prestar vestibular na UFMG. Mas Fernanda já estava preocupada com as provas de amanhã. “Vou descansar um pouco, mas preciso revisar algumas fórmulas de física”, antecipou.