Vestibular UFMG 2010

terça-feira, 5 de janeiro de 2010 - 17h24

Diogo Domingues
fila na Face.JPG
Candidatos na entrada do prédio da Face, um dos locais de prova da segunda etapa do Vestibular da UFMG

No segundo dia da segunda etapa do Vestibular UFMG 2010, 1.272 candidatos, 8,07% dos cerca de 15 mil vestibulandos, não fizeram as provas específicas. Já entre os candidatos das modalidades de transferência e obtenção de novo título, o índice de desistência foi de 27,48%. A Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) informou que nenhum candidato foi desclassificado nesta terça-feira.

Hoje, foram aplicadas provas de Biologia, Física, Geografia, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Percepção Musical, esta para os concorrentes ao curso de Música. Os candidatos ao curso de Medicina fizeram prova única com questões de Biologia e Química.

Ontem, segunda-feira, segundo a Copeve, 1.550 candidatos não compareceram ao exame de Redação. Outros 500 desistiram de fazer a prova nas modalidades transferência e obtenção de novo título.

Os portões foram fechados simultaneamente ao horário de início das provas, às 14h08. O período mínimo de sigilo terminou às 16h08, quando os candidatos puderam deixar os locais. A prova foi encerrada às 17h08.

As provas do segundo dia do Vestibular UFMG estarão disponíveis ainda hoje na página da Copeve. Amanhã, dia 6, cerca de 14 mil candidatos farão provas de Química e História. As provas começam às 14h e terão duração de três horas.

Repercussão

A estudante Ludmila Fausto, de 20 anos, tenta uma vaga em Medicina pela quarta vez e achou a prova com questões de biologia e química bem tranquila. “Estava bem elaborada, apresentando os conteúdos de forma interdisciplinar. Agora quero saber logo o resultado. Em Medicina ir bem nem sempre é suficiente, é preciso arrebentar”, ressalta.

Para quem tenta uma vaga em Jornalismo a prova foi de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. “Tive facilidade com a matéria de hoje. Ontem acho que não fui muito bem. Diria que até agora tenho 50 por cento de chance de passar”, avalia o candidato Rodrigo Miranda, de 18 anos.

Já para Luís Fernando Cabreira Cunha, de 19 anos, candidato ao curso de Engenharia Elétrica, a terça-feira foi de prova de Física. O estudante veio de Bauru, em São Paulo, para concorrer a uma vaga na UFMG e saiu do campus preocupado com a aprovação. “Estava bem difícil a prova. A única coisa que me anima é que parece que todo mundo também achou difícil. Pelo menos não deixei nenhuma questão em branco”, conta.

Além dos candidatos, 734 treineiros participam da 2ª etapa do Vestibular UFMG 2010. Um deles é Ana Luiza Fausto, de 16 anos, treineira do curso Ciência do Estado e Governança Social. Hoje ela fez a prova de Geografia. “Só vi os conteúdos até o segundo ano, então não tinha como saber tudo que caiu. Mas aproveitei para conhecer a prova, saber como é o vestibular quando for tentar para valer ano que vem”, diz.