Vestibular UFMG 2010

Cobertura da 1ª etapa do Vestibular

Praça de Serviços é palco da ansiedade dos pais

terça-feira, 5 de janeiro de 2010 - 19h15

mariadefatima_5.01.jpg
Maria de Fátima enaltece o esforço de Tâmara

Durante o Vestibular 2010, a Praça de Serviços do campus Pampulha foi tomada por pais que aguardavam confiantes e ansiosos a saída dos filhos. É o caso da enfermeira Maria José de Fátima, que veio de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, para acompanhar Tâmara Julia Saturnino, de 20 anos, que concorre a uma vaga no curso de Geologia da UFMG.

“É a primeira vez que ela tenta vestibular aqui. Escolheu a UFMG por ser uma das melhores universidades do país”, diz ela. A mãe conta que está confiante na aprovação da garota, mas lembra que, caso realmente ocorra, é resultado de muito esforço e dedicação. “Durante este ano, ela estudava mais de 10 horas por dia e ainda levava marmita para o cursinho. Só ia em casa para dormir”, relata. Neste momento, de acordo com ela, é preciso ter calma e tranquilidade para enfrentar a maratona de provas. “É a hora mais importante na vida dela”, observa.

casalfabriciano_05.01.jpg
Nelson e Sônia: escolha do filho João Paulo ocorreu durante a Mostra de Profissões

O metalúrgico Nelson Pires também veio de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, para acompanhar o filho, João Paulo Pereira Gonçalves, de 17 anos, candidato a uma vaga no curso de Medicina. “É a primeira vez que ele tenta. Por isso, a expectativa da família é muito grande”, diz ele.

Acompanhado da esposa, a aposentada Sônia Maria Pereira Rocha, ele diz que a escolha da carreira foi feita em abril do ano passado, quando o filho participou da Mostra das Profissões na UFMG. “Assim que tomou a decisão, conversei com ele. Disse que não tinha condição de custear os estudos em uma faculdade particular. Além disso, a Medicina da UFMG é referência no mundo inteiro”, destaca.

casaluberlandia_05.01.jpg
Marconi e Renata esperam a aprovação da filha no curso de Arquitetura

O agropecuarista Marconi Andrade veio de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, junto com a esposa, a empresária Renata Resende de Freitas. A filha do casal, a estudante Maria Constança, de 18 anos, tenta uma vaga na faculdade de Arquitetura. “Ela acabou de sair do 3º ano e se preparou o ano inteiro para estar aqui”, diz a mãe. “Agora é torcer (e muito) para que dê tudo certo”.

sandraemarido_05.01.jpg
Sandra e Reginaldo: confiança no sucesso de Maira

“É um processo cansativo, mas que no final vale a pena”, avalia a professora Sandra Maria de Jesus Soares, mãe da estudante Maira Cristina de Jesus Soares, que tenta pela segunda vez o curso de Gestão Pública.

“Ano passado não deu, pois ela tinha acabado de deixar o terceiro ano. Mas, este ano, além de ir às aulas, ela estudava em casa mais de cinco horas por dia”, relata Sandra Maria, ao lado do marido, o motorista Reginaldo Soares.