Vestibular UFMG 2010

Cobertura da 1ª etapa do Vestibular

Candidatos aos cursos de Música e Teatro fazem provas específicas

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010 - 13h03

Durante toda a manhã e tarde de hoje candidatos aos cursos de Música e Teatro fazem provas de habilidades específicas na segunda etapa do Vestibular UFMG 2010. Para Teatro, as provas são de atuação e audição didática coletiva e, para Música, prova prática de música.

Kenedy Monteiro Neves, 19 anos, tenta uma vaga no bacharelado em Música para violão e fez sua última prova na manhã de hoje. “É uma pressão psicológica fazer essa prova, mas, tendo estudado, acho que dá. Eu me dedico à música mais de cinco horas por dia. Espero ter me saído bem. É um alívio acabar as provas”, diz.

Foca Lisboa
DSC_3829.JPG
Kenedy Monteiro conta que se dedica à música mais de cinco horas por dia

O instrumento de Iberê Carvalho, 19 anos, é a viola. Ele veio de João Pessoa, na Paraíba, e tem grande expectativa em relação a estudar na UFMG. “Vim por causa de um professor, o Carlos Aleixo, ele é excepcional”, destaca. Iberê também relata que tem uma estratégia para driblar a ansiedade antes da prova. “Gosto de tocar de brincadeira, com meus amigos, ajuda a relaxar”, conta.

Foca Lisboa
DSC_3833.JPG
Iberê Carvalho, 19 anos, toca viola e veio da Paraíba tentar uma vaga na UFMG

Para o trompetista Felipe de Carvalho Nascimento, 20 anos, a prova de música foi difícil. “Foi a primeira vez que tive contato com a peça sobre a qual tive que trabalhar. De zero a dez, me daria quatro”, avalia. Outra trompetista, a estudante Sâmara Almeida, 23 anos, acha que seu desempenho foi razoável e sonha com uma vaga na UFMG. “Foi um maestro da minha cidade, Lafaiete, que me apresentou ao trompete. Então, comecei a tocar o instrumento e acabei gostando muito. Estudar música é um sonho e estou muito ansiosa com o resultado”, afirma.

Foca LisboaDSC_3845.JPG
Felipe achou a prova de música difícil e Sâmara avalia seu desempenho como razoável

Teatro
Alexander Lisboa, 29 anos, também fez prova específica hoje, mas para o curso de Teatro. “A prova exigiu criatividade, improvisação e preparo físico. Muita gente acha que teatro é uma brincadeira, mas não é”, ressalta. O exame desta manhã também foi marcado pelas atividades em grupo, segundo Anatália Silva Pedro, 19 anos. “Foi bom porque conheci novas pessoas. Não tinha clima de concorrência, um ajudou o outro”, conta. Ariana Moreira, 22 anos, compartilha da opinião de Anatália. “Todos estavam bem entrosados”, diz.

Foca LisboaDSC_3866.JPG
Alexander Lisboa diz que a prova exigiu criatividade, improvisação e preparo físico

Para André Avellar, 28 anos, a sequência de alongamentos foi a parte mais difícil do exame. “Era para seguir uma ordem de exercícios e a memorização tinha que ser feita na hora”, explica. Os estudantes também tiveram outra dificuldade. “Estar em contato direto com o avaliador é assustador, dá muita incerteza”, revela o candidato Adriano Basílio, 24 anos. “Queria ser uma formiguinha para ler o que eles escrevem enquanto fazemos as atividades”, brinca Andréa Rodrigues, 17 anos.

Foca Lisboa
DSC_3874.JPG
O exame para o curso de Teatro foi marcado pelas atividades em grupo

Últimas notícias do Vestibular 2010

Todas as notícias do Vestibular 2010

Cobertura realizada pelo Centro de Comunicação da UFMG.
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Cedecom.