Vestibular UFMG 2010

Cobertura da 1ª etapa do Vestibular

Candidatas buscam mais do que a técnica no curso de Dança da UFMG

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010 - 19h00

Diogo Domingues
naiana.JPG
Naiana em ação: "quero ser uma professora completa"

Patrícia Soares, de 27 anos, e Nayana Horta Campos, de 18, praticam dança desde que eram crianças. Mas, para as duas estudantes, as aulas práticas em cursos e escolas especializadas não foram suficientes - por isso, alimentam o sonho de estudar a dança em uma universidade. Elas participaram na tarde de hoje das provas de atuação e audição didática coletiva na busca por uma vaga no curso de graduação em Dança da UFMG, oferecido pela primeira vez neste vestibular.

Patrícia dança desde os quatro anos de idade, mas vê no curso da UFMG a oportunidade de ir além. “Espero que o curso venha somar. O trabalho dos professores parece ser sério, o que influencia muito na qualidade do curso. A maioria das pessoas só pratica a dança, sem preocupação com o estudo, eu quero muito estudar”, diz.

Diogo Domingues
patriciadanca-thumb.JPG
Patrícia quer aliar a dança aos estudos

Nayana quer ser professora de dança. Para ela, o curso da UFMG, que é de licenciatura, caiu como luva. “Acredito que dança não é só técnica, só corpo. Na graduação vou ter a oportunidade de estudar e aprender a didática. Quero ser uma professora completa e vou correr atrás disso, apesar das dificuldades”, afirma.

As duas estudantes saíram tranquilas da prova de hoje. “Já tinha participado de oficinas de atuação e conhecia os exercícios. Ocorreu o que eu esperava. Não foi uma prova muito técnica, a exigência maior foi em relação à velocidade de resposta e agilidade”, conta Patrícia.

“Acho que contou mais a questão da improvisação. Gostei muito quando os avaliadores pediram que criássemos uma sequência. Acho que foi uma boa prova, apesar de ser a primeira vez que ela é aplicada para candidatos desse curso. Só senti falta de cobrarem um pouquinho mais de coisas específicas da dança”, avalia Nayana.