Universidade Federal de Minas Gerais

Observatório da Web

A complexidade em compreender fenômenos na web sobre a formação de opinião e características de inserção de organizações nas mídias e espaços de relacionamento virtual requer cada vez mais ferramentas especializadas. Sobretudo para instituições públicas de ensino e pesquisa, a tarefa de visualizar a abrangência, avaliação e repercussão de seu trabalho encontram desafios extras de natureza metodológica, além de outros, decorrentes da variedade de temas e interesses a elas associados.

Usualmente, medições de profundidade sobre a percepção pública das organizações estão assentadas em métodos de sondagem ou pesquisas quantitativas e qualitativas. Tais recursos fornecem dados avaliativos relevantes sobre uma realidade a partir de fatos capturados e congelados em um determinado momento. Séries históricas dessas espécies de fotogramas consolidam, ao longo do tempo, conhecimentos relevantes sobre fenômenos.

No entanto, em um mundo em que a experiência coletiva de comunicação e informação e a expressão pública a ela relacionada sofreram profunda modificação, é necessário contar com recursos adicionais para obter conhecimento novo, em tempo real e fluxo contínuo, sobre fatos e opiniões relativos às organizações.

Sabe-se que, relativamente ao ambiente web - incluindo as redes sociais -, esses conhecimentos são "decifrados" por ferramentas diversas, pagas e gratuitas, disponíveis no mercado. Entretanto, as mesmas não são robustas, ou não adequadas para extrair informações estratégicas específicas para o setor público, e, mais de perto, para instituições de ensino e pesquisa. É possível afirmar que grande parte de suas métricas se destina a medir aspectos úteis para atividades competitivas ou sugerir ações de aumento de popularidade na rede, baseadas em estatísticas de cases, cujos perfis encontram-se distantes da natureza científica, pedagógica e pública da Universidade.

Nesse contexto, a Diretoria de Divulgação e Comunicação Social, por meio do setor Web, dispõe do Observatório da Web da UFMG. O objetivo da tecnologia é oferecer à instituição recurso capaz de balizar suas políticas, compreendendo e caracterizando sua extensa rede de relacionamentos e de influência na web, bem como o comportamento e repercussões de fatos produzidos em sua comunidade. Objetiva-se, ainda, identificar probabilidades de ocorrência e tendências de opinião pública, para atuar preditivamente sobre elas.

É provável que, no setor público nacional, nenhuma organização disponha de recursos dessa dimensão. Logo, além de oferecer vantagens para dirigentes e comunicadores (e para o próprio público), o Observatório poderá despontar como importante inovação e modelo de recurso gerencial no segmento público brasileiro.

O desenvolvimento do subprojeto é produto de parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web (InWeb). A gestão do serviço na DDCS prevê a geração de relatórios e análises sobre fatos da UFMG na web. O trabalho estará, ademais, associado a atividades de otimização em motores de busca na internet (SEO), com o objetivo de fechar um ciclo de monitoramento mais complexo em webmetria para conteúdos produzidos sobre a Universidade no ambiente virtual. A ação é relevante devido a periódicas atualizações de algoritmos dos motores de busca e outra gama de alterações em recursos SEO que afetam a posição de organizações nos resultados de pesquisas e rankings web.

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