Fundações de Apoio
A UFMG conta com o suporte de fundações de apoio em projetos de ensino, pesquisa, extensão, de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e também no estímulo à inovação, inclusive na gestão administrativa e financeira necessárias à execução desses projetos, conforme previsto na Lei nº 8.958 de 1994, na Lei nº 10.973 de 2004 e nos termos do inciso XV do art. 75 da Lei 14.133 de 2021.
As fundações de apoio são credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), nos termos da Resolução nº 03 de 2025, de 25 de março de 2025 – que estabelece as normas gerais para o relacionamento institucional entre a UFMG e as Fundações de Apoio. Os acordos firmados entre as partes serão fiscalizados pela Auditoria Geral da UFMG.
Fundações de apoio da UFMG
Fundação Christiano Ottoni (FCO)
A Fundação Christiano Ottoni, criada em 1974, é uma entidade educacional de apoio à UFMG, em especial à Escola de Engenharia. Sua atuação está especialmente relacionada aos projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológicos de processos e produtos, consultoria, laudos, perícias e pareceres, estudos e prospecção tecnológica, como também na oferta de cursos de especialização e de curta duração.
Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fepe)
A Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fepe), constituída em 1973, é uma fundação de apoio à UFMG, em especial à Escola de Veterinária. A entidade realiza a gestão de projetos com o objetivo de promover o desenvolvimento institucional da Universidade e de outras entidades públicas e privadas. A Fundação também presta serviços à comunidade, além de promover a cooperação com outras instituições na área de sua competência, a captação de projetos junto à iniciativa privada ou agências financiadoras oficiais no Brasil e no exterior e a prestação de serviços de consultoria e promoção de eventos.
Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep)
A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), criada em 1975, realiza o gerenciamento administrativo e financeiro de projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional da UFMG e de diversos centros de pesquisa e ensino do país. Dentre os seus serviços de destaque constam: elaboração de propostas, captação de recursos, compras, importações, contratação de pessoal, assessoria jurídica, prestação de contas e gestão de concursos.
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead)
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), criada em 1948, presta apoio às atividades de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento institucional da Faculdade de Ciências Econômicas. A entidade também realiza pesquisas, cursos, estudos teóricos e aplicados, serviços de consultoria e assessoria, além de ministrar treinamentos especializados com objetivo científico ou profissional, relacionados às ciências econômicas, administrativas, contábeis, demográficas e afins.
Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA)
A Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) é uma fundação específica de apoio às atividades de desenvolvimento e promoção da área cultural em Tiradentes e em demais localidades do Estado. Em 2022 foi credenciada como fundação de apoio à cultura da UFMG, tornando-se apta a gerir projetos, cursos, eventos e iniciativas das mais diversas áreas do conhecimento, considerando sua transversalidade no ensino, na pesquisa e na extensão.
Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump)
Além das fundações de apoio, a UFMG conta também com o suporte da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), de caráter assistencial, que possui relação com a Universidade com amparo na Lei nº 13.019 de 2014. Trata-se de uma instituição controlada pela UFMG, cuja criação remonta a 1929, destinada a prestar assistência estudantil aos estudantes de baixa condição socioeconômica. A Fump desenvolve programas que visam facilitar o acesso à alimentação, saúde, moradia, transporte, aquisição de material escolar e outros projetos que auxiliam estudantes a terem bom desempenho acadêmico, reduzindo a evasão na UFMG.