Voltar para o Início Ir para o rodapé

Normas Gerais da Graduação

As Normas Gerais da Graduação (NGG) da UFMG regulamentam e fornecem diretrizes para questões relacionadas ao regime didático-científico dos cursos de graduação da Universidade.

Em 2018, o Boletim Informativo da UFMG publicou as Normas Gerais da Graduação atualizadas, aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e regulamentadas pela Resolução Complementar 01/2018, de 20 de fevereiro de 2018. A atualização das NGG consolidou novos conceitos de formação e apresentou diferentes percursos universitários aos estudantes de graduação da UFMG.

Normas Gerais da Graduação

Confira o documento principal e as resoluções publicadas posteriormente.

Acesse aqui

A UFMG divulgou uma série de vídeos relacionados a questões importantes das Normas Gerais da Graduação, confira:

Direitos Humanos

Em busca do fortalecimento da política institucional de direitos humanos, a UFMG estabelece diversas medidas que oferecem à sua comunidade a perspectiva de diversidade, igualdade, inclusão e cidadania. Confira instrumentos legais estabelecidos pela Universidade em cumprimento à agenda de direitos humanos:

Erradicação de Atos Discriminatórios

Estabelecida pelo Conselho Universitário, a Resolução 09/2016, de 31 de maio de 2016 é baseada no compromisso da Universidade com a formação acadêmica e cidadã, e com a erradicação de todas as formas de intolerância, discriminação e violação dos direitos humanos.

Para conferir a Resolução na íntegra, clique aqui.

Proibição de Trote

A Resolução 06/2014, de 27 de maio 2014 dispõe sobre a proibição de trotes estudantis no âmbito da Universidade. Dessa forma, atividades que envolvem o incentivo ou a prática a agressões físicas e/ou morais entre os membros da comunidade universitária não são permitidos na UFMG.

Para conferir a Resolução na íntegra, clique aqui.

Para conferir um manual sobre o tema produzido pela UFMG, confira aqui.

Nome Social

Nome social é o prenome que pessoas travestis e transexuais se identificam e são reconhecidas em suas relações sociais.

A Resolução 09/2015, de 07 de julho de 2015 assegura a servidores, estudantes e aos demais membros da instituição, em casos que o nome de registro civil não reflita a sua identidade de gênero, o direito de uso e de inclusão do seu nome social nos registros, documentos e atos da vida funcional e acadêmica.

Para conferir a Resolução na íntegra, clique aqui.

Para conferir um manual sobre o tema produzido pela UFMG, clique aqui.