Ações Afirmativas
A UFMG, uma instituição pública, democrática e ética, busca constantemente ser uma universidade de qualidade e inclusiva, justa e equânime, aberta a acolher a diversidade. As Ações Afirmativas são políticas desenvolvidas com o objetivo de promover grupos socialmente discriminados. Nesse aspecto elas não se limitam a iniciativas de reservas de vagas; pois possuem objetivos mais amplos de caráter compensatório, restitutivos e de promoção dessas populações.
Na UFMG, a política de ações afirmativas assume particular importância propondo o desenvolvimento de um conjunto articulado de práticas acadêmicas de acolhimento, atenção e apoio aos estudantes em suas necessidades, em seu aproveitamento acadêmico e no enriquecimento de sua permanência na UFMG. Além disso, a Universidade estimula a multiplicidade de perspectivas na produção de conhecimento e na interação com outros saberes.
A política de ações afirmativas ajudou a diversificar o perfil dos graduandos da Instituição, dos quais mais de 50% são oriundos de escola pública. Sua parceria com os programas de assistência estudantil dão suporte à permanência dos discentes em situação de vulnerabilidade econômica e social em todo o percurso acadêmico, contribuindo para a redução de desigualdades e a equalização de oportunidades no que se refere ao acesso à educação superior.
A UFMG tem avançado na democratização do acesso ao ensino superior. Uma comunidade acadêmica que seja diversa e respeite a diversidade implica em produção científica, iniciativas de extensão e ensino, igualmente diversas e respeitosas, nesse sentido, defender as ações afirmativas é um compromisso da comunidade, em consonância com os princípios éticos que regem nossa Universidade.
Saiba mais
Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão (CPAAI)
Composta de docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes, a comissão avalia, discute e apresenta propostas para as políticas de acesso à graduação, à pós-graduação e aos cargos públicos.
Contato: cpaai@gabinete.ufmg.br
Diretoria de Ações Afirmativas
A Diretoria de Ações Afirmativas, da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), acompanha a experiência universitária de estudantes destinatários das políticas de ações afirmativas, elaborando ações e projetos para permanência desses estudantes na Universidade com equidade de condições e reconhecimento de suas identidades.
Programa Ações Afirmativas na UFMG
O Ações Afirmativas na UFMG, desde o ano de 2002, vem criando e implementando políticas de ações afirmativas destinadas às pessoas negras, indígenas e quilombolas na UFMG. Trata-se de uma proposta de Ação Afirmativa que busca articular atividades de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização, em torno de temas como educação, cultura, políticas públicas, formação de professores e relações raciais, entre outros.