Voltar para o Início Ir para o rodapé
Educação

Mostra na UFMG reunirá experiências inspiradoras de gestão e projetos pedagógicos de todo o país

Iniciativa do MEC, evento também prevê conferências e atividades culturais nesta quarta e quinta-feira

Vista do Bosque da Música, no campus Pampulha, que abrigará parte das atividades do evento
Foto: Lucas Braga | UFMG

Com o objetivo promover trocas, reflexões e colaboração entre escolas e secretarias de Educação das cinco regiões do país, a Mostra Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral será sediada no campus Pampulha, nos dias 1° e 2 de outubro. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC).

A conferência de abertura será ministrada pelas professoras Nilma Lino Gomes e Lucinha Alvarez, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. A programação do evento inclui conferências, mesas temáticas, rodas de conversa, exposições fotográficas e orais sobre experiências inspiradoras, além de saraus e outras apresentações de arte e cultura no Bosque da Escola de Música, onde também estarão instaladas tendas temáticas.

Veja o Guia da Mostra.

Em tempo integral
A mostra nacional é uma das ações de difusão previstas pelo edital Educação integral – experiências inspiradoras, lançado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, em 16 de abril deste ano, para identificar, mapear e divulgar projetos pedagógicos e políticas públicas de educação em tempo integral desenvolvidas por redes públicas de ensino.

O edital do MEC faz parte do Programa Escola em Tempo Integral, criado para ampliar as matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, contribuindo para a concretização da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que propõe “oferecer educação em tempo integral (ETI) em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender pelo menos 25% dos alunos da educação básica”.

Seleção e divulgação
O edital selecionou 739 experiências inspiradoras entre as 893 inscrições elegíveis. A seleção contemplou todas as regiões do país e as diferentes etapas e modalidades de ensino, expressando a diversidade regional, socioeconômica, socioterritorial e cultural do Brasil.

Além da mostra nacional, serão realizadas mais quatro ações de difusão ao longo de 2025 e 2026: lançamento de mapa virtual interativo, publicação de livro com narrativas textuais e visuais, intercâmbio entre escolas e secretarias de educação e uma produção audiovisual que documentará desafios e transformações das experiências selecionadas. As ações de difusão foram criadas para impulsionar e aprimorar o desenvolvimento de políticas de oferta de educação em tempo integral em todo o país.

Tópicos:
Categoria: Ensino

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Ensino