Voltar para o Início Ir para o rodapé
Acesso Livre

Quadros críticos: José Luiz Quadros de Magalhães analisa chacina no Rio de Janeiro

Na coluna Quadros Críticos do programa Acesso Livre desta segunda-feira, 3 de novembro de 2025, o professor de Direito da UFMG e da PUC Minas, José Luiz Quadros de Magalhães, comentou a chacina ocorrida na semana passada, nos Complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. O episódio é o mais letal da história do Brasil, superando o massacre do Carandiru, em que foram assassinadas 111 pessoas, em 1992.

O colunista defende que não é possível solucionar problemas de segurança pública, como a criminalidade associada ao tráfico de drogas, por meio de crimes e assassinatos cometidos como retaliação pelo Estado, que tem promovido segurança apenas para alguns, ao mesmo tempo em que promove a insegurança para as pessoas pobres.

O professor também aborda o conceito de narcoterrorismo, cunhado pelo governo de Donald Trump, para promover a desumanização de pessoas que cometem crimes e criar um conceito de guerra que justifique o ataque à soberania de outros países, como tem sido feito na Colômbia e na Venezuela. Segundo o colunista, o episódio da semana passada, no Rio de Janeiro, exige uma resposta contundente do governo federal.

Episódios

Programas e Especiais