No Conservatório, Marcos Tinti apresenta recital de mestrado dedicado à obra do baterista Laércio Vilar
Nesta segunda, dia 10 de novembro, o baterista e percussionista Marcos Tinti sobe ao palco do Conservatório UFMG para apresentar o recital Parte!, de sua conclusão de mestrado em performance musical. O concerto é resultado de pesquisa dedicada à obra e à singularidade artística do músico Laércio Vilar, considerado o primeiro baterista de free-jazz de Belo Horizonte. O evento terá início às 19h30 e oferece entrada gratuita.
Formado em Licenciatura em Música pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Tinti vem se destacando por sua atuação em grupos de música instrumental e projetos de pesquisa ligados à percussão. Em sua pesquisa, ele investigou a história musical e a personalidade artística de Vilar, associando esses elementos à análise detalhada de sua performance, o que lhe permitiu identificar gestos, movimentos, frases e levadas característicos, revelando uma abordagem singular da bateria e um estilo de tocar marcado pela liberdade e pela expressividade.
“O título do recital faz referência a uma expressão criada por Vilar para indicar o momento de ‘partir’ para a improvisação livre, símbolo de liberdade e criação coletiva”, informa o texto de divulgação.
Programa
A abertura contará com a participação do grupo Wontanara, coletivo de pesquisa da música da Guiné, que executará ritmos africanos para acompanhar a dança. Trata-se de uma homenagem ao continente africano e às origens da música popular, cuja base rítmica se ancora na relação entre percussão e movimento. Em seguida, o grupo Vibrafino — trio de música instrumental brasileira — se junta a Tinti em interpretações de temas nacionais e norte-americanos, como Chovendo na roseira (Tom Jobim) e Stella by starlight (Victor Young), evidenciando a intersecção entre diferentes tradições musicais.
Encerrando a apresentação, sobe ao palco o Mambo Jazz, grupo fundado por Tinti, com arranjos de música instrumental latina, interpretando composições de Milton Nascimento, como Cravo e canela e Lilia. O ponto alto do recital será um improviso de bateria dedicado Laércio Vilar. Tinti vai reunir elementos estudados ao longo da pesquisa, transformando análise em gesto, reflexão em som e homenagem em performance.
10 de novembro, 19h30
Evento gratuito
Avenida Afonso Pena, 1.534 – Centro, Belo Horizonte