Voltar para o Início Ir para o rodapé
Evento Cultural

Quarta Cultural: Davidson Inácio leva tambores do congado e cantos afro-mineiros ao palco do Conservatório

Apresentação de Davidson Inácio é destaque do segundo dia da Mostra de Percussão da UFMG
Foto: Cissa Otoni

12 de nov

12h30

Evento presencial Ver informações

Evento gratuito

Compartilhe:

No dia 12 de novembro, às 12h30, o Quarta Cultural, projeto do Conservatório UFMG, apresenta uma performance conduzida por Davidson Inácio, em que propõe um diálogo entre tradição e criação, exibindo trechos de ritmos e cantos das raízes afro-mineiras que influenciaram sua trajetória. Membro da comunidade dos Arturos, Davidson vai falar sobre os tambores do congado com sensibilidade, respeito e profundo vínculo com sua origem.

Nascido e criado na Comunidade Quilombola dos Arturos,  ele participa, desde a infância, de festejos do Congado, Marujada, Candombe e outras expressões afro-mineiras ligadas à fé, à cultura e à resistência negra. Seu primeiro contato com a música foi por meio da família, em que também estavam presentes o samba e o forró. Com o tempo, Davidson passou a atuar em rodas de samba, bandas locais e com artistas reconhecidos nacionalmente. É membro do Babadan Banda de Rua e tem se apresentado com diversos artistas da cena do samba em Belo Horizonte.

Influenciado pela música de concerto, o músico se dedica à percussão erudita. Ele formou-se em percussão pelo Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) da Fundação Clóvis Salgado e cursa graduação em Percussão na UFMG. Além disso, atua em grupos afro-brasileiros, orquestras, bandas sinfônicas e grupos de percussão. Davidson Inácio também leciona em escolas de música, centros culturais e projetos de ensino artístico.

Escola de Música
Em continuidade à nona edição da Mostra de Percussão da UFMG, a Escola de Música da UFMG oferta outras atividades educativas e culturais. Às 15h15, Arthur Rezende ministrará o workshop de bateria Arquitetura do ritmo na sala 1015. Já às 17h20, como parte da série Viva música, ocorrerá a apresentação da palestra Solfejo rítmico, com o professor Fernando Rocha.

Em seguida, o auditório sedia um concerto com percussionistas da UFMG, incluindo obras de Hermeto Pascoal e Natália Mitre, e a apresentação de uma bateria de escola de samba formada por alunos da escola.

Data e Hora

12 de novembro, 12h30

Investimento

Evento gratuito

Evento presencial

Avenida Afonso Pena, 1.534 – Centro, Belo Horizonte