Voltar para o Início Ir para o rodapé
Pesquisa e Inovação

Aplicativo criado na UFMG une gamificação, IA e reabilitação masculina da incontinência pós-câncer de próstata

Por: Assessoria de Imprensa UFMG

Desenvolvido pela UFMG em parceria com o Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás, o aplicativo IUProst® combina ciência, tecnologia e cuidado humano para reabilitar a continência urinária e sexual de pacientes acometidos pelo câncer de próstata, promovendo autonomia, educação em saúde e reabilitação personalizada por meio de uma tecnologia 100% brasileira.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre homens no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Estima-se que mais de 65 mil novos casos sejam diagnosticados a cada ano e, após o tratamento cirúrgico, cerca de 60% dos pacientes enfrentam algum grau de incontinência urinária. A condição impacta a autoestima, a vida sexual, o desempenho profissional e o convívio social – temas que vêm ganhando destaque no Novembro Azul, mês de prevenção contra o câncer de próstata, mas ainda carecem de soluções acessíveis e integradas.

A coordenadora do projeto e professora da Escola de Enfermagem da UFMG, Luciana Regina Ferreira Pereira da Mata, enfatiza que a saúde do homem está passando por uma transformação digital silenciosa. “O IUProst®, disponível gratuitamente para os sistemas operacionais IOS (Apple Store) e Android (Google Play), é o primeiro aplicativo brasileiro de mHealth voltado à reabilitação da continência urinária e sexual de homens pós-prostatectomia [remoção parcial ou total da próstata], e já conta com mais de 5 mil downloads e 1,3 mil usuários ativos em cinco países”, diz.

O IUProst® se destaca por ser uma plataforma inteligente de cuidado digital: adota estratégias de gamificação – por meio de desafios, recompensas e níveis de progresso, o sistema estimula o engajamento dos usuários e facilita a adesão aos exercícios de reabilitação, transformando o cuidado em uma experiência motivadora.

Além disso, está em fase de desenvolvimento a IARA, um chatbot de IA que atuará como assistente virtual de saúde, oferecendo lembretes, apoio emocional e orientações personalizadas. O aplicativo conta também com módulos em desenvolvimento de recomendações clínicas personalizadas e dashboards preditivos, que permitirão mapear risco, engajamento e evolução funcional dos usuários.

A professora Luciana da Mata destaca que o IUProst® traduz 15 anos de pesquisa em uma tecnologia viva, que aprende com os usuários e devolve ciência em forma de cuidado. “Cada dado coletado vira conhecimento aplicado à reabilitação, e cada interação é uma oportunidade de humanizar a tecnologia”, afirma.

Prêmios

O projeto foi reconhecido com o Prêmio de Inovação em Engenharia Biomédica para o SUS e América Latina, Prêmio Veja Saúde Oncoclínicas de Inovação Médica, Prêmio de Telemedicina, da Telessaúde e da Saúde Digital 2025 pela Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde, Prêmio Pelve de Ouro 2025, na categoria Inovação e Tecnologia, e diversos outros prêmios nacionais e internacionais. Foi desenvolvido para atender às demandas de falta de assistência especializada do SUS e da saúde suplementar, e já desperta o interesse de centros de oncologia e hospitais universitários que buscam incorporar estratégias digitais à reabilitação oncológica.

Fonte

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG

comunicacao@enf.ufmg.br

https://www.enf.ufmg.br/