Com ‘Peróla negra’, Gagadiy homenageia grandes nomes da MPB no palco do Conservatório
Como parte da 8ª edição do Novembro Negro UFMG, o projeto Quarta Cultural, do Conservatório, apresenta, no dia 19 de novembro, às 12h30, o show Pérola negra com o cantor e compositor Gagadiy. O músico presta homenagem a grandes nomes da MPB como Luiz Melodia, Milton Nascimento, Djavan e Gilberto Gil, além de apresentar artistas mais recentes que dialogam com a negritude na música brasileira como Jota.pê, Liniker, Gilsons e Iza Sabino. No palco do Conservatório UFMG, Gagadiy será acompanhado pela pianista e compositora Glaw Nader, pela percussionista Gal Duvalle e pela contrabaixista Débora Kper.
“A música brasileira é, em sua essência, preta”, afirma-se no texto de divulgação. Nesta apresentação, Gagadiy propõe uma estética musical que reafirma essa realidade afro-brasileira, inspirando-se no legado de Luiz Melodia para celebrar a força e a sensibilidade dos protagonistas da canção nacional. As canções escolhidas para o repertório revelam um fragmento dessa herança viva, reconhecendo as “pérolas negras” que inspiram e constroem a trajetória do artista.
O músico
Natural de Betim (Minas Gerais), o cantor e compositor Gagadiy é graduando em Música Popular pela UFMG. Desde 2023, integra o naipe de vozes instrumentais da Jazz Band Trama, projeto idealizado pela artista Glaw Nader, que reúne musicistas dissidentes e propõe novas perspectivas para a cena instrumental. Em 2024, estreou o show Gagadiy canta Luiz Melodia, um tributo ao artista carioca, com o qual venceu o sarau do Minas Tênis Clube no mesmo ano.
19 de novembro, 12h30
Evento gratuito
Avenida Afonso Pena, 1.534 – Centro, Belo Horizonte