Graduação em Teatro da UFMG apresenta espetáculos abertos ao público
Por: Assessoria de Imprensa UFMG
A cada final de semestre, a UFMG, por meio do curso de bacharelado em Teatro da Escola de Belas Artes (EBA), oferece ao público de Belo Horizonte vários espetáculos teatrais, a maioria gratuitos. Entre novembro e dezembro, haverá encenações em vários locais da cidade, com diversos estilos estéticos e temas variados.
As apresentações integram mostras de formaturas da graduação em Teatro da UFMG. Para se formar, cada estudante precisa realizar um espetáculo e também um trabalho teórico sobre a pesquisa cênica que dá base ao processo criativo desenvolvido. Com 27 anos de existência, o curso se mantém com uma produção teatral intensa e instigante, apresentando outros modos de inovação na Universidade.
Neste semestre, os espetáculos envolvem os mistérios de Agatha Christie; uma burleta espevitada divertida, mas que não deixa de denunciar a violência contra a mulher; um musical sobre uma disputa de sementes nativas; um teatro itinerante sobre uma casa e suas memórias; o despertar dos griôs e histórias contadas; e o amor por meio de mitologias.
Acompanhe a programação pelo site www.eba.ufmg.br e pelo Instagram: @teatroufmg
25 de novembro – 19h30
Cine Theatro Brasil (Avenida Amazonas, 315, Centro – Belo Horizonte)
Título: Os Mistérios de Agatha Christie
Luisa Leão
Sinopse: Inspirado nas obras da renomada escritora britânica Agatha Christie, o espetáculo convida o público a mergulhar em uma trama repleta de enigmas, segredos e reviravoltas. Entre suspeitas e revelações, os personagens se veem diante de dilemas morais e mistérios que desafiam a lógica. Os Mistérios de Agatha Christie propõe uma investigação cênica sobre o crime, o suspense e a natureza humana.
Classificação etária: 12 anos
Orientadora do trabalho teórico de TCC: Heloisa Marin
26, 27 e 28 de novembro – 19h
Centro Cultural UFMG (Avenida Santos Dumont, 174 – Centro – Belo Horizonte)
Título: Mistérios gozosos em burleta espivitada
Letícia Araújo
Sinopse: Mistérios Gozosos em Burleta Espivitada é um solo com atuação e dramaturgia de Letícia Ojúara e direção de Lucílio Gomes. Uma peça que atravessa o corpo feminino em suas contradições, delírios e descobertas. Entre o riso e o sagrado, o erotismo e a denúncia, a cena revela as camadas invisíveis que moldam a mulher na sociedade — seus silêncios, suas máscaras e suas potências.
Direção: Lucílio Gomes
Classificação etária: 18 anos
Orientadora do trabalho teórico de TCC: Bya Braga
28, 29 e 30 de novembro – 19h30
Espaço Comum Luiz Estrela (Rua Manaus, 348, São Lucas – Belo Horizonte)
Título: Maria – Ensaio para Permanência
Fernanda Lara
Sinopse: Entre. Sinta-se em casa. Aceite um brinde ao encontro. O que começa com uma café e música, se transforma em uma travessia pelos cômodos, onde cada memória compartilhada confidencia um propósito muito mais profundo para aquela noite.
Direção: Isabela Arvelos
Classificação etária: 14 anos
Orientadora do trabalho teórico de TCC: Lívia Espírito Santo
3 e 4 de dezembro – 19h
Espaço Preto – Prédio do Teatro da EBA (campus Pampulha da UFMG)
Título: Ínterim: ou como despertam os griôs
Ray Ariana
Sinopse: Ínterim: ou como despertam os griôs é um giro anti-horário na árvore do esquecimento. Rasurando o tempo, uma trisavó e uma trineta se encontram e, juntas, trançam o desejo encarnado de transformarem-se de invisíveis e indizíveis a cantadoras e contadoras de histórias.
Direção: Adriana Chaves
Classificação etária: livre
Orientador do trabalho teórico de TCC: Lucas Fabrício
6 e 7 de dezembro – 18h
Auditório da EBA (campus Pampulha da UFMG)
Título: Ladino
Mandu Jacob
Sinopse: O espetáculo musicado acompanha o nascimento e a narrativa de Ladino junto a sua família interiorana e a trama se desenvolve a partir de duas organizações opostas: os Donos dos Nossos Destinos, a mão invisível que detém o poder; e a A.M.O.R, a Associação Moral de Origem e Reflorestamento. As duas organizações disputam a posse de sementes nativas, capazes de reflorestar uma vasta área ao plantar apenas uma delas.
Direção: Mandú Jacob
Classificação etária: livre
Orientadora do trabalho teórico de TCC: Mariana Muniz
5 e 6 de dezembro – 19h
7 de dezembro – 18h
Funarte (Rua Januária, 68, Centro, Belo Horizonte)
Título: Emaranhado
Amanda Fuchs e Tereza Castro
Sinopse: Inspirada em arquétipos mitológicos gregos, a peça explora as faces do amor em diferentes frentes. Em um espaço abstrato que é tanto refúgio quanto arena de conflitos, duas mulheres confrontam seus infernos particulares, cada uma presa em seu próprio mito.
Direção: Greicielle Souza
Classificação etária: 16 anos
Orientador do trabalho téorico de TCC: Eduardo dos Santos Andrade