Voltar para o Início Ir para o rodapé
Notícias Externas

Docentes da UFMG são homenageados por atuação nas áreas de educação, patrimônio e desenvolvimento

Condecorações foram outorgadas pelos governos federal e estadual e pela Prefeitura de Ouro Preto (MG)

Por: Assessoria de Imprensa UFMG

Professores, gestores e egressos da UFMG foram homenageados pelos governos federal, de Minas Gerais e pela Prefeitura de Ouro Preto por suas contribuições nas áreas de educação, desenvolvimento e preservação do patrimônio cultural.

Em cerimônia comemorativa dos 95 anos do Ministério da Educação (MEC), realizada em Brasília em 14 de novembro, foram entregues as condecorações da Ordem Nacional do Mérito Educativo referentes aos anos de 2024 e 2025. Vinculadas à UFMG, as professoras Maria Teresa Gonzaga, Nilma Lino Gomes e Dalila Andrade estão entre as contempladas.

Agraciada com o grau “Cavaleiro” Maria Teresa destacou o sentimento de felicidade em receber o reconhecimento, que se deve também à sua atuação na UFMG. Desde 2023, ela está cedida ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde aplica os conhecimentos das pesquisas realizadas na UFMG para as atividades desenvolvidas na Diretoria de Estudos Educacionais (Dired), da qual é titular. A Dired/Inep tem atribuições estratégicas para as políticas educacionais do Brasil.

Duas docentes receberam a distinção “Grande Oficial”. Pedagoga, professora da Faculdade de Letras (Fale) e ex-ministra da Igualdade Racial do Brasil, Nilma Lino Gomes foi a primeira mulher negra a dirigir uma universidade federal no Brasil, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no Ceará, entre 2013 e 2014. Também recebeu a honraria a professora emérita da UFMG Dalila Andrade, vinculada à Faculdade de Educação e bolsista de Produtividade do CNPq no nível 1A. Dalila é Diretora de Cooperação institucional do CNPq.

No dia 20 de novembro, o Governo de Minas Gerais condecorou, com a Medalha Santos Dumont, 130 instituições, autoridades, personalidades e profissionais de diversas áreas. A cerimônia na Villa Foncá, na Zona da Mata mineira, celebrou os 152 anos de nascimento do Pai da Aviação. Docentes e gestores da UFMG foram condecorados nos graus ouro, prata e bronze.

No nível mais alto, recebeu a honraria o professor Maurício Freire Garcia, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade. O docente é vinculado ao Departamento de Instrumentos e Canto da Escola de Música. Também foi condecorada com o grau ouro da medalha a FabNS (Fábrica de Nanossoluções), empresa criada por egressos da UFMG que desenvolveu o nanoscópio Porto, equipamento de espectroscopia óptica de campo próximo exportado para a Alemanha. A sede da empresa fica no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC).

A professora Thais Porlan de Oliveira, diretora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, recebeu a medalha no grau prata. No nível bronze, foram agraciados o professor Rui Rothe-Neves e a servidora técnico-administrativa Camila Lopes Malveira Catão, respectivamente, chefe e subchefe de gabinete da Reitoria da UFMG.

Em 18 de novembro, comemorou-se o Dia do Barroco Mineiro. A data foi escolhida para marcar a entrega da Medalha Aleijadinho, outorgada pela Prefeitura de Ouro Preto. Foram homenageadas personalidades com atuações relevantes para a preservação do patrimônio histórico, para a valorização das artes e para a promoção da cultura brasileira, entre eles os professores da Escola de Belas Artes da UFMG Yacy-Ara Froner e Luiz Souza.

Fonte

Assessoria de Imprensa da UFMG

assessoriadeimprensa@ufmg.br

https://ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa

Imagem de Divulgação

Maurício Freire, Camila Malveira e Rui Rothe-Neves foram agraciados com a Medalha Santos Dumont Foto: Arquivo Pessoal