Diamantina recebe quarto fórum de cultura e memória gráfica com participação de especialistas da UFMG
Com nove atividades, o Fórum Patrimônio Gráfico em Movimento, em sua quarta edição, será realizado em Diamantina nos dias 8 e 9 de dezembro, com abertura às 9h de segunda-feira. O evento, que terá lugar no Teatro Santa Izabel (Praça Dom Joaquim, 166) e no Museu Tipografia (Praça Professor José Augusto Neves, 171), sediado na Associação do Pão de Santo Antônio, reafirma o compromisso de reunir profissionais, pesquisas e experiências sobre a cultura gráfica brasileira.
A quarta edição do Fórum celebra o aniversário de uma década de atividades do Museu. O encontro reunirá diversos convidados em programação com conferências, mesas de debate, exibições e ações práticas voltadas à preservação, experimentação e difusão da cultura gráfica. Assim, o público terá a oportunidade de “refletir sobre o passado e o presente da cultura gráfica no Brasil e celebrar a materialidade dos impressos e ofícios que moldaram nosso patrimônio gráfico”, destaca-se no texto de divulgação.
O evento nasceu do desejo de compreender e valorizar as várias faces dos modos de produção de impressos do passado, de modo a aproximar instituições, projetos e profissionais dedicados à preservação e à reinvenção desses saberes.
Com trajetória associada ao projeto Memória do Pão de Santo Antônio, que deu origem ao Museu Tipografia Pão de Santo Antônio, inaugurado em 2015, com apoio da UFMG, o Fórum consolidou-se, desde então, como espaço de partilha e reflexão sobre o patrimônio gráfico.
Programação
Dia 8 de dezembro – Teatro Santa Izabel
9h: Abertura
Ana Utsch (UFMG), Emerson Eller (UFMG), Walter Luiz da Silva (Assoc. Pão de Santo Antônio), Sônia Queiroz (UFMG)
9h30: Exibição do Documentário – Patrimônio Gráfico em ação: 10 anos de Museu Tipografia Pão de Santo Antônio, de Vitória Azevedo da Fonseca (UFVJM)
10h–12h: Patrimônio Gráfico em Questão: 10 anos de Museu Tipografia Pão de Santo Antônio
James William Goodwin Júnior (Cefet-MG), Emanoel Ricardo Maria (MTPStoA), Márcia Betânia Oliveira Horta (Instituto Bateia/Gestora Cultural), Alice Almeida Gontijo (IEB/USP), Nathália Vieira Serrano (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), Diná Marques (UFMG), Flávio Vignoli (Tipografia do Zé/Memória Gráfica Mercado Novo), Ana Utsch (UFMG)
14h–15h30: Conferência com Marisa Midori Deaecto (USP)
A Coleção Memória Tipográfica da Com-Arte: matrizes de um saber registrado nos manuais
16h–18h: Fontes para a Cultura Gráfica
Fabio Mariano Cruz Pereira (Unifei), Emerson Eller (UFMG), Ana Utsch (UFMG), Camila Zyngier (UFMG), Camila Borges (UFMG), Enrico Nolasco (UFMG) e Sônia Queiroz (UFMG)
Dia 9 de dezembro – Museu Tipografia Pão de Santo Antônio
9h–10h: Abertura da Exposição Itacolomi: uma letra mineira, curadoria de Emerson Eller (UFMG)
10h–12h: Memória Gráfica em Questão
Germana Gonçalves de Araújo (UFS), Ágatha de Araújo Andrade (Uemg), Gabriel Gurgel Dimas (PPGArtes/UFMG), Flávio Vignoli (Tipografia do Zé/Memória Gráfica Mercado Novo)
14h–18h: Cultura Gráfica em Ação – Mordida Gráfica
Ágatha de Araújo Andrade, Ana Letícia Rodrigues e Rachel Rossi
14h–18h: Cultura Gráfica em Ação – Litografia de Cozinha
Marina Romagnoli Bethonico (UFMG) e Ricardo Miranda Burgarelli (UFMG)
08 a 09 de dezembro, 9h às 18h
Evento gratuito
Diamantina