Percepção musical e improviso com imagens: projeto ‘Performare’ recebe duas apresentações nesta semana
O Conservatório UFMG recebe as apresentações Percepsons 2025, na quinta-feira, 4, às 18h30, e CarKanTak – Improvisando com imagens, na sexta-feira, 5, às 19h30, ambas gratuitas. As performances integram o projeto Performare, que abriga recitais e concertos de alunos e professores da Escola de Música da UFMG e de outras instituições de ensino superior de Belo Horizonte.
Na quinta-feira, alunos das turmas de Percepção Musical da Escola de Música da UFMG vão apresentar o concerto Percepsons 2025, projeto criado pela professora Patrícia Valadão e realizado, neste ano, pelos professores Sérgio Canedo e Marcelo Ramos. O recital tem como finalidade o desenvolvimento da criatividade por meio da criação de arranjos originais e a performance de palco.
Na sexta-feira, o Grupo de Improvisação Livre da UFMG (Gilu), coletivo formado em 2017 a partir do encontro de estudantes da Escola de Música da UFMG sob a coordenação do professor e percussionista Fernando Rocha, apresenta o CarKanTak – Improvisando com imagens. A atuação exibe o resultado das interações entre imagem e som, experimentando modos de improvisar, provocados pelo olhar, e “permeia a improvisação musical e a interdisciplinaridade, interagindo com vídeos, videopartituras, performance, programação criativa e, mais recentemente, a partir do contexto pandêmico, a improvisação remota em interação com outras mídias”, destaca-se no texto de divulgação.
04 a 05 de dezembro
Evento gratuito
Avenida Afonso Pena, 1.534 – Centro, Belo Horizonte