Voltar para o Início Ir para o rodapé
Universidade Pluriepistêmica

Ieat inaugura Cátedra Saberes Tradicionais

Na sexta-feira, 5 de dezembro, cerimônia reunirá lideranças indígenas e afrodescendentes; mulheres bordadeiras do Vale do Jequitinhonha vão entoar seus cantos

Por Redação

Com Assessoria de Comunicação do Ieat/UFMG

Iniciativa promove o diálogo com saberes indígenas, afrodescendentes e quilombolas
Foto: reprodução | Ieat

O auditório da Reitoria sediará, na próxima sexta-feira, dia 5 de dezembro, a cerimônia de inauguração da Cátedra Saberes Tradicionais do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat). A iniciativa dá continuidade ao diálogo de mais de três décadas que a UFMG desenvolve com povos indígenas, afrodescendentes e demais populações tradicionais brasileiras.

A cátedra dedica-se a reconhecer os saberes indígenas, afrodescendentes, quilombolas e das demais populações tradicionais brasileiras, acolhendo seus mestres e mestras como pesquisadores que contribuem para a criação de uma universidade pluriepistêmica, ou seja, que adota uma abordagem descolonizadora e antirracista do conhecimento.

Programação terá lugar no prédio da Reitoria no campus Pampulha
Foto: divulgação | Ieat

Programação
A programação terá início às 9h, com um café de boas-vindas preparado pela Cozinha das Tradições, coletivo que reúne e valoriza mestras das cozinhas tradicionais quilombolas, caiçaras e indígenas. Às 10h, serão apresentados os cantos de abertura, com as participações de Kanatyo Pataxó, cacique e professor da aldeia Muã Mimatxi, e Pai Ricardo de Moura, zelador da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente e ativista cultural afrodescendente em Belo Horizonte.

Na sequência, será realizada a mesa de abertura, com a participação da reitora Sandra Goulart Almeida e da patrona da cátedra, a deputada federal Célia Xakriabá. Também estarão presentes a diretora do Ieat, Patrícia Kauark, e as líderes da aldeia Muã Mimatxi, Dona Liça Pataxó, e do quilombo Manzo Ngunzo Kaiango, Makota Kidoialê, ambas integrantes da Comissão Gestora da Cátedra. Após a mesa de abertura, haverá a apresentação de cantos com as Mulheres Bordadeiras do Vale do Jequitinhonha. O evento é aberto ao público amplo e não exige inscrição.

Categoria: Institucional

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Institucional