Michael Apple participa de simpósio na UFMG sobre condições do trabalho docente
Emérito da University of Wisconsin–Madison (EUA), professor é referência internacional nos campos da política educacional crítica
Por: Assessoria de Imprensa UFMG
A Faculdade de Educação (Fae) da UFMG sediará, no dia 5 de dezembro, das 9h às 17h, no auditório Neidson Rodrigues, o Simpósio Condições do Trabalho Docente. O evento reunirá pesquisadores, docentes e representantes de entidades educacionais para debater os desafios atuais da profissão a partir de investigações recentes desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT-Gestrado) e pelo Projeto de Pesquisa sobre a Profissão Docente (Prodoc), ambos vinculados à Fae. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela plataforma Even3. Haverá tradução simultânea.
O encontro contará com a presença do professor Michael Apple, titular da Cátedra Fundep Magda Soares de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG. Apple é professor emérito da University of Wisconsin–Madison (EUA) e uma das mais influentes referências internacionais nos campos do currículo, da política educacional crítica e dos estudos sobre trabalho docente. Sua obra, traduzida e estudada mundialmente, discute a relação entre educação, desigualdades sociais e processos de privatização, destacando o papel político da escola na defesa da democracia. Como catedrático, Apple tem atuado em diálogo com pesquisadores brasileiros, contribuindo para a formação de professores, a análise das políticas educacionais e o fortalecimento da pesquisa crítica em educação.
Representantes dos principais sindicatos de trabalhadoras e trabalhadores da educação de Minas Gerais e de Belo Horizonte também participarão da programação, ampliando o diálogo entre universidade, redes de ensino e movimentos sociais.
INCT-Gestrado e Prodoc
O INCT-Gestrado (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) é uma rede de pesquisa de abrangência nacional, sediada na Fae UFMG, que estuda políticas educacionais, gestão escolar e condições de trabalho docente. Já o Prodoc (Grupo de Pesquisas sobre a Profissão Docente) é um coletivo de pesquisadoras e pesquisadores que analisam a situação da docência no Brasil, considerando os contextos de formação, carreira, valorização, condições materiais e dimensões simbólicas da profissão.
Fonte
Assessoria de Comunicação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat)
divulga@ieat.ufmg.br