Formandos do Cefart apresentam os espetáculos inspirados em Ospina Pizano e Gabriel García Márquez
Nesta segunda-feira, 01 de dezembro de 2025, o jornalista e apresentador do programa Expresso 104,5, Luiz Fernando Freitas, recebeu convidados para uma conversa sobre dois espetáculos de formatura do CEFART da Fundação Clóvis Salgado que é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo da arte. A escola é referência na formação artística como instituição pública, promovendo cursos de certificação e diplomação de competências profissionais, construindo itinerários formativos destinados a públicos de idades distintas. Hoje nós vamos conversar com os diretores e atores dos espetáculos ‘Talvez Eu tenha Aberto Meus Olhos no Escuro e Olhado’ e ‘Corpo D’Água’.
Para saber sobre os espetáculos de formatura, sobre a construção da jornada de estudos no CEFART, sobre o CEFART o apresentador recebeu nos estúdios da UFMG Educativa Danielle Sendin – assistente de direção do “Corpo d’água”; Rosilene Barbosa – atriz do “Corpo d’água”; e o Coordenador da Escola de Teatro, Bruno Maracia.
O espetáculo “Talvez Eu Tenha Aberto Meus Olhos no Escuro e Olhado” já está em cartaz e é um exercício que fabula um espaço/tempo comum onde o desafio de migrar coletivamente implica uma ética do junto que não desconsidera o desejo de silêncio, de distância e de permanência. A peça é apresentada no CICALT, que fica na Rua Santo Agostinho, 1441, no bairro Horto Florestal, sempre às sete e meia da noite, até o dia 06 de dezembro. O segundo, que chega em cartaz no dia 04, é “Corpo D’Água”. Onde a chegada de um morto pelo rio adormecido interrompe a rotina de um povoado suspenso no tempo. Sua presença convoca memórias, lutos e forças subterrâneas, convidando os moradores a escutar o que ainda pulsa sob a superfície e a tecer formas de reinventar o fim. A peça é apresentada no Teatro João Ceschiatti, que fica no Palácio das Artes, na Avenida Afonso Pena, 1537, no Centro. Para mais informações, acesse a página no Palácio das Artes.
Episódios
Fundador do Grupo Galpão, Eduardo Moreira apresenta o solo Danação
Montagem foi apresentada pela primeira vez em 2016
Inspirado em personagem lendária de Ouro Preto, Ângela Mourão apresenta o espetáculo Olympia
O espetáculo segue em cartaz até o dia 08 de fevereiro
Programa de incubação da UFMG para novos empreendimentos de base tecnológica recebe inscrições
O Ciclo 3 do InovaLab é promovido pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica e pela Inova UFMG