Voltar para o Início Ir para o rodapé
Projeto Ekobé

‘Ainda há pássaros’: um olhar delicado sobre o que resiste nas cidades

Documentário da TV UFMG, que estreia em sete canais universitários, estimula o público a escutar a vida presente nas paisagens urbanas

Por Ana Fatorelli

Ao caminhar à beira da lagoa, o mundo parece ganhar outra dimensão. O vento leva o som da água, e, antes mesmo de serem vistas, as aves anunciam sua presença. Elas nos lembram que, apesar do concreto e do ruído constante, ainda há vida e resistência nas paisagens urbanas. É nesse cenário que nasce o documentário Ainda há pássaros, realizado pela TV UFMG, que estreia nesta sexta-feira, dia 12, em sete TVs Universitárias brasileiras. O filme convida o espectador a uma contemplação sensível: um olhar com atenção para as aves que persistem em meio aos desafios da urbanização, da poluição e das mudanças climáticas.

O curta acompanha caminhada conduzida pelo professor Marcos Rodrigues, do Departamento de Zoologia da UFMG. O passeio é apresentado como método de observação, mas também como experiência de encontro com o ambiente. Em Ybapuçu: vida nas lagoas, Rodrigues ressalta que

“(…) a caminhada é um encontro. Um encontro consigo mesmo, com o silêncio interior, e um encontro com a natureza. À medida que caminhamos, independentemente de qualquer barulho que nos cerca, encontramo-nos pouco a pouco com o nosso silêncio, único dentro de cada um de nós. Ele nos desperta para o inusitado. Para sentirmos, como nunca, o meio que nos cerca. Pode parecer paradoxal que o silêncio interior nos desperte para fora de nós mesmos. O ponto central é que nós mesmos pertencemos a um todo, a um único sistema. É contemplando a natureza ao nosso redor que chegamos a conhecer essa unidade.”[1]

[1] RODRIGUES, Marcos. Ybapuçu: vida nas lagoas. Unicamp: Meio ambiente, 2022.

Com um binóculo e alguns minutos de atenção, a diversidade de aves que ainda vivem no entorno da lagoa se revela. Biguás, garças e quero-queros se destacam não apenas pela frequência, mas pela complexidade de seus comportamentos. São presenças que também funcionam como indicadores ambientais, mostrando o que resiste, o que se transforma e o que já desapareceu. Marcos Rodrigues lembra que muitas espécies respondem rapidamente ao avanço da urbanização, ao aumento da temperatura e às secas cada vez mais intensas no Sudeste. Belo Horizonte perdeu várias das espécies florestais que marcavam a transição entre Mata Atlântica e Cerrado, como a araponga e o trinca-ferro. A diversidade, outrora ampla, hoje é fragmentada e depende de remanescentes isolados.

Paisagem sonora
Com pouco mais de 17 minutos, o documentário utiliza a potência da expressividade sonora. O professor Jalver Bethônico, da Escola de Belas Artes da UFMG, realizou uma captação contínua de áudio no Marco Zero da Lagoa da Pampulha, criando uma paisagem sonora em vez de uma trilha tradicional. Água, vento, ruídos urbanos, o pedalar de bicicletas, conversas distantes e o canto das aves formam uma camada instigante que acompanha toda a narrativa. Em muitos momentos, é pela escuta que a vida, os movimentos, os ruídos e as espécies se anunciam antes de serem vistas.

Ainda há pássaros registra o que persiste. Em contexto de emergência climática, escutar as aves que permanecem nas cidades é um modo de reconhecer o presente, lutar pelo cuidado com o meio ambiente e imaginar futuros possíveis.

Produzido em colaboração com TVs universitárias de várias regiões do país, o projeto Ekobé tem como eixo central a reflexão sobre modos de ocupação humana e seus impactos ambientais. A série estreou neste ano nas telas do Fica 2025, Festival Internacional de Cinema Ambiental, realizado em junho na cidade de Goiás, e reforça o compromisso da TV UFMG com a divulgação científica, a educação ambiental e a valorização da arte como instrumento de transformação.

Ficha Técnica “ainda há pássaros”
Direção e Roteiro: Ana Fatorelli
Produção: Ana Fatorelli e Amanda Fuchs
Imagens: Lucas Tunes e Samuel do Vale
Captação de som: Lucas Tunes e Samuel do Vale
Design sonoro: Jalver Bethônico
Captação de som 4D: Jalver Bethônico
Imagens de arquivo: Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH)
Edição de imagens: Marcelo Duarte e Katharinne Honorata
Finalização: Marcelo Duarte
Revisão de texto: Josiane Pádua
Transporte: Pedro Campos
Tecnologia e suporte: Adilson Ferreira
Coordenação de pessoal: Sandra Antunes
Coordenação Técnica: Ravik Gomes e Lucas Tunes
Coordenação da TV UFMG: Heloísa Marina
Vice-direção do Cedecom: Flávio Almeida
Direção do Cedecom: Fábia Lima
Participação: Marcos Rodrigues (Prof. Zoologia – UFMG)

Projeto Ekobé
Emissoras participantes: TV UFG, TV UFMA, TV UFMG, TV UFMS, TV Unifor, UnBTV e UEG TV.

Categoria: Meio Ambiente

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Meio Ambiente