Voltar para o Início Ir para o rodapé
Pesquisa e Inovação

CTNano/UFMG: 15 anos de inovações e impactos na indústria brasileira

Referência nacional em nanotubos de carbono, grafeno e nanomateriais, centro alia excelência acadêmica à entrega de soluções reais para o mercado

Por: Assessoria de Imprensa UFMG

O Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno da UFMG (CTNano/UFMG), unidade Embrapii de Materiais Avançados e Nanotecnologia, completa 15 anos em dezembro consolidado como referência nacional em nanotubos de carbono, grafeno e outros nanomateriais. Instalado no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec), o centro alia pesquisa de ponta à aplicação prática, transformando conhecimento científico em soluções para a indústria.

Com mais de 3.000 m² e dez laboratórios, o CTNano/UFMG desenvolve projetos de pesquisa, inovação e prestação de serviços em escala piloto, atendendo a demandas de setores como mineração, petróleo, construção civil, saúde, meio ambiente e energia. Na prática, transforma conhecimento de laboratório em soluções que chegam ao mercado: inovação tecnológica aplicada, aceleração de produtos e processos, formação de mão de obra qualificada, disponibilização de infraestrutura de ponta, transferência de tecnologia e competitividade industrial. 

“Esses 15 anos são um marco de uma trajetória na ciência, inovação e no impacto para a sociedade e para a indústria brasileira. Desde sua fundação, o Centro se consolidou como referência nacional, unindo excelência acadêmica à capacidade de transformar conhecimento em soluções reais”, afirma Rodrigo Gribel Lacerda, professor titular de Física da UFMG e coordenador do CTNano.

O centro já depositou mais de 40 patentes, publicou centenas de artigos e mantém parcerias com empresas como Petrobrás, Vale, Gerdau, Suzano e Intercement, além de projetos apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Também gerou quatro startups (Nanoview Nanotecnologia, IPol Nanotecnologia, EcoCarbono e Neotec), que ampliaram a aplicação das tecnologias desenvolvidas.

Essas ações consolidaram o CTNano/UFMG como referência nacional na aplicação de nanomateriais em desafios industriais reais, combinando ciência, inovação e impacto econômico. “Mais do que um centro de pesquisa, o CTNano tornou-se um ambiente de formação, colaboração e inovação aberta, conectando universidade e indústria e ampliando a presença de Minas e do Brasil no cenário internacional da nanotecnologia”, destaca Glaura Goulart Silva, professora de Química da UFMG e vice-coordenadora do Centro.

Fonte

Assessoria de Imprensa da UFMG

assessoriadeimprensa@ufmg.br

https://ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa