Voltar para o Início Ir para o rodapé
Acesso Livre

Acesso Livre encerra o ano com transmissão especial da Casa de Referência da Mulher Tina Martins

Equipe da Rádio fez o debate com representantes da Casa, da Ocupação pelo Memorial dos Direitos Humanos e o professor José Luiz Quadros

Nesta segunda-feira, 15 de dezembro de 2025, Alessandra Dantas e Hugo Rafael apresentaram o último Acesso Livre do ano, uma edição especial transmitida ao vivo diretamente da Casa de Referência Tina Martins. A dupla recebeu a assistente social e uma das coordenadoras da Casa, Pedrina Gomes; o membro da Comissão Independente do Memorial Ocupado, professor de Língua Portuguesa e membro da UP, Unidade Popular, Renato Campos Amaral; a integrante da Comissão Interna do Memorial Ocupado e militante do movimento Correnteza Ana Clara; e o professor de Direito da UFMG e da PUC Minas José Luiz Quadros de Magalhães.

O debate foi sobre dois movimentos de resistência e promoção dos direitos humanos em Belo Horizonte que já passaram pelo programa em 2025. A Casa de Referência da Mulher Tina Martins oferece escuta ativa, encaminhamentos profissionais, orientação jurídica e atendimento psicológico a mulheres vítimas de agressão.

Outra ocupação importante é a do Memorial dos Humanos de Minas Gerais, localizado no prédio dos antigos Dops, Departamento de Ordem Política e Social, e DOI Codi, Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna, na Avenida Afonso Pena. A ocupação por movimentos populares começou no dia primeiro de abril, quando o golpe de 64 completou 61 anos, com a reivindicação de um posicionamento do governo de Minas em relação às obras e a inauguração do Memorial dos Direitos Humanos no prédio. A ação segue resistindo, abrindo esse espaço para a população e se mobilizando por justiça, memória e verdade. Já foram mais de 7 mil visitas mediadas, além palestras, debates e atividades culturais.

Episódios

Programas e Especiais